Um céu azul ainda se observa nesse cair de tarde nessa centenária cidade ferroviária, "a cidade dos ferrinhos" está em nossa lembrança nostálgica que muitas vezes nos aperta o coração.
Hoje os tempos são outros, a ferrovia que movia a vida
em muitas de nossas cidades, em muitos lugares dessas imensidão de terras, como Vila Clara, Umbu, Guassu-boi, Itaqui, Unistalda, Boca do Monte, Cacequi, Plano Alto,esses lugares como tantos outros, tinha muita vida, eram os trens de passageiros, os trens de cargas que movimentava a economia de muitas comunidades e cidades.
Mas hoje, trocamos o trem pelos caminhões, a ferrovia ficou para trás, tudo o que tínhamos ficam em nossas lembranças, retinas, saudades daquilo que muitos de nós passamos, vivemos.
O "progresso" a nova realidade do mundo chegou, lembro disso quando já havia a certeza que era questão de tempo pra ficar a ferrovia em segundo plano, os "interesses" eram outros.
Nesse entendimento perdemos todos, é sabido que o transporte ferroviário, em um País como o nosso, ou um estado como o Rio Grande do Sul, perdemos muito e isso é palpável em qualquer discussão sobre o tema.
Poxa, já visualizo estrelas no céu, e a cidade vai adormecendo, já não escuto mais, o apito do trem.
Aonde está o nosso trem?
Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário