quinta-feira, 18 de março de 2021

O ADORMECER DA TARDE

Vem pro final do dia a tardinha chegando como a começar a entardecer porque daqui a pouco a noite vem chegando.
Um céu azul ainda se observa nesse cair de tarde nessa centenária cidade ferroviária, "a cidade dos ferrinhos" está em nossa lembrança nostálgica que muitas vezes nos aperta o coração.
Hoje os tempos são outros, a ferrovia que movia a vida
em muitas de nossas cidades, em muitos lugares dessas imensidão de terras, como Vila Clara, Umbu, Guassu-boi, Itaqui, Unistalda, Boca do Monte, Cacequi, Plano Alto,esses lugares como tantos outros, tinha muita vida, eram os trens de passageiros, os trens de cargas que movimentava a economia de muitas comunidades e cidades.
Mas hoje, trocamos o trem pelos caminhões, a ferrovia ficou para trás, tudo o que tínhamos ficam em nossas lembranças, retinas, saudades daquilo que muitos de nós passamos, vivemos.
O "progresso" a nova realidade do mundo chegou, lembro disso quando já havia a certeza que era questão de tempo pra ficar a ferrovia em segundo plano, os "interesses" eram outros.
Nesse entendimento perdemos todos, é sabido que o transporte ferroviário, em um País como o nosso, ou um estado como o Rio Grande do Sul, perdemos muito e isso é palpável em qualquer discussão sobre o tema.
Poxa, já visualizo estrelas no céu, e a cidade vai adormecendo, já não escuto mais, o apito do trem. 
Aonde está o nosso trem?



Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...