Parece que o velho, o ultrapassado, aquilo que não tem mais serventia a gente deixa de lado, " já deu o que tinha que dar", o que importa é o novo, chega de de coisa velha".
É muito triste , revoltante o descompromisso com a coisa pública, a preocupação com nosso patrimônio público, com a história daqueles que deveriam zelar, não o fazem.
Sei que muitas vezes ou quase sempre, nós também como sociedade ou isoladamente , carregamos esse desleixo, e parece que não é nada com a gente.
Nesse contexto abordo, a Estação Ferroviária de Santa Maria, no mais completo abandono e descaso, "atirada as traças" pro tempo consumir sua história e também, a nossa Associação dos Empregados da Viação Férrea, ali na Vila Belga, a nossa "SOSSA", como muitos de nós chamávamos. .." vamos lá na SOSSA".
Eu muito frequentei, muitos carnavais participei, reuniões de greve, eventos sociais e esportivos.
Hoje, nossa "AEVFRGS" virou um monstrengo, um esqueleto que o descaso deixou encravada no coração da Vila Belga, tão cara a família Ferroviária.
Sei, uns dizem..." Bah...tem que demolir tudo, tá tudo um caco velho, não serve para nada".
Somos assim, imediatistas, para muitos a história não conta, a importância de nossa cultura, história, aquilo que se viveu, tantos eventos registrados ao longo de sua existência que ali se viveu.
Mas vivemos em uma sociedade que descarta nossos velhos, nossos idosos, que para muitos são estorvos, e o caminho é o asilo, casas de repouso, porque não temos tempo de cuidar, , é melhor para eles, muitos dizem .
Ou é melhor para nós.
A história de uma sociedade passa também pela nossa arquitetura que marca a sua época da história, aquilo que está em nossas cidades, aqui e ali, é só a gente ter esse olhar e observar.
Nossa "SOSSA", pede um olhar, um cuidado, um carinho, pede vida, um conserto ...um remédio. .uma oportunidade para renascer novamente antes que o tempo acabe com a sua linda e bela história que muitos de nós vivemos juntos.
Seria muito bom, que a "AEVFRGS"recebesse uma revitalização, a história da cidade, da memória ferroviária, agradeceria muito.
Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.
Bom dia guri. 👏👏👏❤
ResponderExcluirBom diaaaaa 🌹
ResponderExcluirConcordo plenamente 👌