quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

A POSSE DO NOVO GOVERNO, AGORA É LULA !

Estamos perto de um novo ciclo de governo presidencial, agora é LULA, no dia 1 de janeiro de 2023, que começará seu terceiro mandato.
O governo de Jair Bolsonaro que na realidade nunca existiu de fato, acabou e de uma forma melancólica, sem nada, deixando o País à deriva, sem uma transição democrática, civilizada, mas o que esperar de atitudes não-democráticas de um desgoverno que só "governou"
pros seus compadrios?
Há em muitos, medo de irem a Brasília para a festa da democracia e posse de LULA, devido aos acontecimentos nesses últimos dias, e desde o fim da eleição com possibilidades de haver baderna por parte de bandidos arruaceiros de extrema-direita adeptos ao bolsonarismo que não querem entregar a mamata e que mamata!!
Digo que, esse pessoal que estavam em barracas junto aos quartéis, não são pessoas democráticas e sim gente que quer a desordem, o quanto pior melhor.
LULA, ganhou a eleição, venceu não apenas o Bolsonaro, venceu também a máquina pública e todas as maracutaias feitas por Jair Bolsonaro para ganhar a eleição.
O povo disse " não" a Bolsonaro e ao seu não governo por não ser democrático, e pasmem, está fugindo do Brasil junto com seus comparsas. Que papelão ! Que  incivilidade de um presidente que nunca existiu e honrou a cadeira presidencial. 
Se percorrermos cada dia desse desgoverno, estará explicitado as barbatidades que Bolsonaro fez em seu mandato. Um presidente que nunca teve tamanho, um verdadeiro bravateiro para ser presidente e mostrou o que muitos sabiam, um despreparado.
Agora, ele como um fujão,  foge para os EUA, irá para os braços de um outro fascista, Trump, é o medo de ir para as grades.
Pergunto, ele pedirá licença para o Congresso Nacional para viajar? Se não pedir e não for autorizado cometerá crime, assim como tantos outros cometidos.
Enquanto isdo, Lula, junto com o povo tomará posse, aos olhos do mundo,e de outros tantos chefes de Estado que virão para assistir a cerimônia de posse.
Que trajetória maravilhosa de vida, esse pernambucano arretado tem !
De tudo o que fizeram, injustiças, prisão, mentiras tantas, tirando de uma eleição praticamente ganha,  e tantas outras bandalheiras, não foram suficientes para ele, Lula, voltar para ser pela terceira vez, o nosso presidente . 
Eu sei que a tarefa desse governo que daqui a poucas horas começa, não será fácil, e a razão é muito simples, " o BRASIL ESTÁ DESMANTELADO". O povo deve estar consciente dessa realidade, até pelas agruras que esse povo passou, no inferno desses 4 anos longos. O Brasil junto com o seu povo, empobreceu, e o Brasil terá que ir de novo para os trilhos.
Sucesso ao novo governo e que Deus nos abençoe a todos nós.
SUCESSO PRESIDENTE LULA!

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

sábado, 24 de dezembro de 2022

ENTÃO É NATAL !!

Chegando o natal, então é natal. É a celebração do nascimento de Jesus Cristo. O incrível é que muitos não sabem o  que é realmente o natal e o que aconteceu no dia 25 de dezembro.
Então é Natal. Há uma pandemia ainda a nos amedrontar que está presente em nosso cotidiano e isso não só em nosso lugar aonde vivemos, no mundo.

Há guerras nas bocas de fumo escancaradas nessas arruelas de ruas aonde as mais diversas drogas são comercializadas a qualquer hora do dia.
Então é natal, tem muito desemprego e desalento dos escluidos dos banquetes dos afortunados.
Então é natal, não tem saúde, não tem moradia.Chegando o natal, então é natal. É a celebração do nascimento de Jesus Cristo. O incrível é que muitos não sabem o  que é realmente o natal e o que aconteceu no dia 25 de dezembro.

Então é natal,  tem guerra no mundo essa insensatez do homem.
Tem fome ...há milhões de bocas famintas implorando um prato de comida no mundo.

Então é natal aonde balas perdidas matam inocentes todos os dias.
Então é natal aonde jovens desorientados e orientados nas apologias do crime invadem escolas matando inocentes com uniformes nazistas.


Então é natal, tem muito desemprego e desalento dos escluidos.
Então é natal, não tem saúde, não tem moradia digna para dar aos excluídos um pouco de dignidade.
Então é natal, tem ódio aqui e no mundo...falta solidariedade , um olhar de amor ao próximo.
Então é natal,há falta de amor nas relações humanas,o combustível essencial para nossas convivências em uma sociedade mais humana.
Então é natal, há falta de solidariedade no mundo...a ganância vil, solta e impeduosa que destrói os sonhos nossos por seus interesses escusos.
Então é natal, a destruição das florestas, da Amazônia patrimônio mundial que é o equilíbrio climático do mundo, sendo devastada pela insanidade doentia e criminosa do homem.
Então é natal, a esperança que brota nos corações porque um ser humano sem a esperança no coração simplesmente ele sucumbe, enterrando seus sonhos e dos seus.
Então é natal, há homens, mulheres , crianças nas ruas , vivendo cada dia como zumbis, em suas casas de papelão, no relento do dia e da noite com seus sonhos mortos dentro de si e esperando o renascer de um novo tempo...a ressurreição de seus sonhos e dignidade.
Então é Natal, crianças sem creches, sem escolas, meninos e meninas...adultos catando aqui e ali um pouco de comida para uma tentativa  de sobrevivência" são os descartáveis pela sociedade.
Então é natal, e nesse momento de reflexão precisamos acreditar que que podemos a cada passo vencer nossas dificuldades.
Então é Natal e nesse natal quero amor...solidariedade ....fraternidade ....o abraço aguardado para fortalecer a alma, e que os corações se conectem no amor...é como um peregrino que em suas andanças vai levando no coração, a boa nova..o amor a cada coração para os homens...mulheres...crianças que se espalhe como o vento em todos os cantos do mundo.
Então é natal, esses últimos tempos foram e são difíceis, amargos, duros..perdemos muitos laços..nossas perdas...familiar..pessoal..amizades, sofremos no mental, no físico....a solidão presente ..e aliado a isso perdemos a capacidade de nos indignar e muitos serviram de massa de manobra para fanáticos ....falsos profetas...messias...bandidos da hora.
Então é natal..tem gente que maltrata o ser humano...os animais...uma falta de amor nos corações..banalizando a vida o bem maior  que Deus nos presenteou.
Então é natal, brilha uma Estrela nos céus de Belém que anuncia o Salvador da vida...Jesus Cristo trazendo ao mundo amor para ser compartilhado, repartido,  em cada coração.
Então é natal e sendo assim vamos agradecer a Jesus seus ensinamentos...à vida!
Penso logo..que muitos de nós nesse dia esquecemos do Nazareno, queremos apenas ganhar presentes..um IPhone , um carro, uma viagem dos sonhos, uma roupa da moda...um tênis..ah...tanta coisa que a superficialidade nos faz imaginar e querer ganhar do "velhinho papai noel".
Então é natal...a mesa está posta" em muitos lugares, haverá uma cadeira vazia, um vazio...uma saudade...faltará aquela presença eterna ..aquele sorriso...aquele jeitinho que a gente nunca esquecerá.
Então é natal, é hora do abraço..das batidas dos corações se encontrarem  e dizermos.." obrigado Deus por estarmos aqui e homenagear a chegada do seu filho Jesus".
Então é natal...as árvores de natal das mais lindas ...e as das mais simples seja em que lugar estejam,numa mansão ou num barraco ou em qualquer lugar brilhará em cada coração para acender em cada um de nós a chama do amor...gratidão...solidariedade em cada um de nós.
Então é natal...natal é amor!!!
Feliz  natal aos guris e gurias ..muita luz...Deus abençoe a todos.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.






   


  

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

AMOR E GRATIDÃO

A vida é um sopro...assim como tem a luz tem a escuridão.É uma sensação que nos deixa pensando no depois. Mas antes do depois a vida que foi plena..serelepe..fagueira voando pelos campos verdes  da fazenda do meu avô Hildebrando lá atrás.
Estar em São Gabriel, num momento difícil nos faz sim, pensar o quanto somos frágeis..pequeninos diante da dificuldade do ocaso.
Hoje com minha tia Malvina, passou um filme longo que transcorria célere, sobre meus pensamentos...e minhas retinas . Meus tempos de guri que montado numa taquara fazia desta, o meu cavalo de meus sonhos, sonhos solto das patas que atravessava as coxilhas dos meus tempos de guri.
Percorria uma energia no meu corpo e uma sensação estranha vendo ao meu lado a minha tia...frágil...pequenina...com voz fraquinha...com lampejos de lucidez devido a doença de Alzheimer, minha inconformidade com essa realidade me machucava forte...me dilacerava o meu eu. Quando o som de sua voz fraquinho saia de sua boca, muitas vezes não entendia mas eu sabia o esforço dela para tentar dizer coisas.
Coisas de vida..até do meu doce de figo prometido a mim...até de suas lembranças que estavam com ela, ouvia ela pronunciar o nome de minha mãe Cely, Julinho. Uma emoção muito forte abateu em mim.
Nesse instante meu coração perguntava : - Por que a vida nos impõem esse trajeto?
O meu eu, chora por dentro lágrimas de uma saudade que lá atrás vivemos...e hoje a beira de sua cama uma emoção toma conta de mim.
Uma mulher frágil...pequenina mas gigante..guerreira na sua vida, pelos seus e exemplos de amor .
Tenho gratidão eterna a minha tia Malvina amada, por mais que eu dissesse a ela seria muito pouco o muito que devo a ela por tudo. 
Muitas coisas em mim se passou nesse 17/12/22, ali naquele momento eu queria ter poderes de um Deus...apenas por um instante mágico, ou de um super-homem mas não tenho...apenas um ser humano comum...com seus erros e acertos, queria sim, ela bem.
Aos 88 anos de sua idade ver minha tia, exemplo de dedicação, e exemplo de carinho a todos que a conhecem..me deixou muito triste e  pergunto: Ah a vida! São tantos sentimentos.. que não sei definir.
Sinto-me com o coração doido...apertado.
Por dentro tento discarçar meu choro lágrimas que começam a pingar em mim e me lambuzar.
Pensando mil coisas e não me conformando. Por que?
Ao sair do quarto indo em direção ao pátio vejo a figueira tomada de figo e não me contendo digo a Miele que levarei alguns para Santa Maria.
Minha tia sempre fazia doces pra mim quando eu ia a São Gabriel.
Obrigado a todos os corações de bondade e amor que cuidam com carinho e dedicação de minha tia.
Aqui timbrando palavras...um agradecimento que preciso fazer e externar.
A Miele..neta, iincansável..um coração enorme de dedicação e amor cuidando muito bem de minha tia..seu esposo Douglas sempre apoiando em tudo, Paulinho, seu neto...amoroso e também sempre ajudando a cuidar da tia que sempre chama de mãe, assim como a Mara Lídia sempre presente..perto.. ajudando nossa tia Malvina.
Digo, há pessoas diferenciadas que tem no amor ao próximo, carinho..respeito que nos fazem pensar..o mundo com essas pessoas fazem a gente acreditar num mundo melhor. Amor e gratidão é tudo.
Obrigado  a vocês..por cuidarem e cuidam de minha tia com esmerado carinho.Essa doação de pleno amor enfrentando dificuldades tantas de toda a hora, dando o seu melhor não tem preço.
O nome disso é amor ! Amor pleno ao próximo que cada coração entrega a minha tia. 
A gente sempre tem que ter fé, pois 
 a fé remove montanhas e espero que ela, minha tia, possa melhorar sua saúde.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.



terça-feira, 29 de novembro de 2022

VISITANDO O MAR !!!

Vejo o mar nos meus olhos, as ondas saltitantes como um moleque faceiro quando um doce recebe.
De repente, outras ondas pulam mais forte mas dentro de mim.
As ondas batem nos rochedos como a cutucar insensantemente em mim , me beliscando em mim, o tempo.
Há o tempo ! Vem numa miragem que às vezes. adoça o meu eu é outras vezes nem tanto.
Mas o açucar e  o sal sei que fazem parte do nosso teatro real , vivo de nossas vidas.
Me animo a colocar meus pés na água, essa água bendita cheia de vida...me lambendo parte do meu corpo .
É uma sensação gostosa ritimada com o barulho do mar multiplicando meus sentimentos, como sem querer, me penitenciando junto a obra do Criador de Tudo.
De repente me dou conta que o sol começa a ir embora de mansinho.
Mas eu como um moleque nesses momentos, faceiro, não quero saber, pois, quero sentir , quero ter essa sensação , esse sentir das lambidas do mar em mim.
Ao longe vislumbro uma garça branca como as espumas das ondas desse mar que vai se acalmando num vôo leve, fazendo sua acrobacia como um dançar de uma bailarina nos céus; é uma sensação incrível que me aquieta.
Sei que esse coração é intenso..bate forte, como tambores teimosos.
E nesse momento... um vento vem e as areias da praia salpicam em meu rosto...é hora de ir embora, levando lembranças cristalizadas em mim.
Ah...o tempo...lembranças!!

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

terça-feira, 15 de novembro de 2022

DOE UM LIVRO NESTE NATAL

Roberto R. Martins Autor de Liberdade para os Brasileiros – anistia ontem e hoje.
Doe um livro neste Natal! 
O livro foi particularmente atingido por ser o maior depositário do saber. 14 de novembro de 2022 BRASIL 247 Estamos vivendo os últimos dias da mais longa e tenebrosa noite onde imperou o obscurantismo desde que o Brasil se tornou uma Nação independente. Nem no império apesar do monopólio do poder, agiram as autoridades centrais de forma tão odiosa contra a arte, a cultura, a educação brasileiras. Tudo foi feito pelo desgoverno federal e seus prepostos em estados e municípios, para que a arte, a cultura e a educação não tivessem vez, apoio, incentivo.
 A perseguição e a censura ao livro, ao teatro, ao cinema, à música, à criatividade de nosso povo nos sertões, nas periferias urbanas e nas matas amazônicas e pantaneiras, foram precedidas das campanhas de ódio, de intolerância religiosa e da difusão de todos os tipos de fobias, acompanhados da precarização das universidades e do ensino públicos. O livro foi particularmente atingido por ser o maior depositário do saber. Abaixo a inteligência, viva a ignorância! é a palavra de ordem ainda dominante nesse tempo de ódio. A resistência popular e muitas decisões da justiça impediram algumas das mais criminosas iniciativas, como a censura homofónica do prefeito Crivella à Bienal do Livro do Rio em 2019, e a tentativa de fazer fogueiras de nossa mais expressiva literatura, pela secretaria de “Educação” do governo de Rondônia. Mas não conseguimos impedir que teatros fossem vítimas de atentados terroristas, religiões de matriz africana sofressem de intolerância, dezenas de bibliotecas públicas fossem fechadas, enquanto centenas de clubes de tiro eram abertos. E a universidade pública chegasse à beira do desaparecimento.
Bem disse o presidente Lula em seu primeiro discurso após eleito: “O povo brasileiro quer livros em vez de armas”. Esta é a consigna que se coloca a partir desse ano novo e desta Nova Era que se anuncia. Precisamos recuperar o tempo perdido em que a arte, a cultura e a educação têm sido perseguidas. Precisamos deixar florir mil flores, se entre elas desabrochar alguma erva daninha, cada um saberá como combater seis efeitos maléficos, sem medo de ser feliz!
 Estamos próximos ao Natal e ao fim do tempo da barbárie. Por sinal será o primeiro Natal pós-pandemia do Coronavírus que nos isolou a todos e foi tratada pelo desgoverno com descaso e zombaria das centenas de milhares de mortes. A pandemia está chegando ao fim, embora não se extinguiu de todo, mal tratada, insiste em permanecer, mas já possuímos um pouco mais de liberdade, em duplo sentido, para confraternizar a nova era.  O Natal e o Ano Novo simbolizam momentos de confraternização universal e os povos criaram o costumes de presentear seus amigos, seus entes queridos nessas datas. Então é o momento para nós, de realçar a cultura em seus múltiplos aspectos, e nada melhor que o livro, instrumento de todas as artes, ferramenta de formação, da informação e do lazer. O livro alcança a criança começando a lhe formar, ajudando a criar os primeiros sonhos. Passa pelos jovens e adultos a ensiná-los e permitir suas viagens por todo o imenso universo, permite aos que já viveram muito renovar suas esperanças e seus sonhos. O livro é universal, seja ele o físico de papel – não mais os blocos de barro da escrita cuneiforme –, seja em sua nova forma digital: é sempre um livro! Sabemos que muitos, tristemente milhões, precisam de alimento para mitigar a fome. Essa é uma outra e bela campanha do saudoso Betinho, o irmão de Henfil, NATAL SEM FOME. Mas que nunca precisa atuar, nestes temos sombrios em que o Brasil voltou ao mapa da fome. Mas as campanhas não se excluem, se complementam. Uma campanha DOE UM LIVRO NESTE NATAL tem um profundo significado político, é como a voz dos brasileiros ecoando: o obscurantismo dominante não obscureceu nossas mentes; continuamos a amar a educação, o saber, a ciência, a tecnologia, o livro, este depositário do saber universal. A campanha deve abranger a todos, em especial aqueles que trabalham a cadeia produtiva da educação, da cultura, do livro. Os professores em suas cátedras, os jornalistas em seus jornais, revistas, sites, blogs. Os escritores, poetas, ensaístas, cronistas, em suas redes sociais. As academias e associações de livros e letras, incentivando seus pares à ação. As editoras em suas campanhas de marketing, e as livrarias e sites especializados nas suas prateleiras e suas páginas virtuais. Todos juntos: vamos nos armar de livros, para nos livrar das armas! Cabe mil e uma inciativas nesta campanha, desde selos e marcas decorativas, a promoções com descontos nos preços do livro. E cada um deve indicar os livros de sua preferência, sugerir um título, ou uma lista deles. Começo por mim. Poderia indicar dezenas de livros que me formaram e me enlevaram em sonhos. Mas fico num pequena lista, apenas cinco títulos: dois livros de amor ao livro; dois que simbolizam nossa rica literatura latino-americana atual; um que relembra episódios marcantes da resistência à barbárie: O infinito em um junco: a invenção dos livros no mundo antigo - Irene Vallejo - Intrínseca O mercador de livros - Roberto R Martins - Archimedes Edições Longa pétala de mar - Isabel Allende - Bertrand Brasil Como poeira ao vento - Leonardo Padura - Boitempo A política contra o vírus: bastidores da CPI da Covid - Randolfe Rodrigues e Humberto Costa - Companhia das Letras 

 Não vamos afrouxar o garrão a luta continua

domingo, 13 de novembro de 2022

UMA ESPERANÇA DE UM NOVO TEMPO

A eleição terminou, mas ainda há cidadãos inconformados com o resultado das eleições e pasmem, muitos creem que as urnas foram fraudadas, outros absurdamente pedem intervenção militar, um golpe, outros impeachment de membros do STF, mais precisamente , o do ministro Alexandre de Moraes.Somado a tudo isso e a outros que tais, até o momento o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro não reconheceu sua derrota, andando como um fantasma recluso no Planalto, basta lembrar que ainda o atual chefe do executivo brasileiro tem até o dia 31/12/22 as rédeas constitucionais para exercer seu mandato, algo que não o fez até o momento.
É necessário pontuar que os aloprados que exigem Golpe Militar(isso é crime) e não reconhecem o candidato vencedor, Luiz Inácio Lula da Silva não precisam ficar fazendo esse papel ridículo e golpista em frente aos quartéis, pois, Lula, ganhou a eleição, essa é a realidade posta e real.
Agora é, assimilar a derrota e o Brasil tomar o rumo da normalidade.
Um novo governo já começa a tomar pé da situação com sua equipe de transição.
O Brasil tem um novo caminho a seguir em 2023, uma esperança nova se avizinha, novos ares e com certeza sem a toxidade diária que se viveu nesses 4 anos que levou o Brasil a esse escombro que se formou.
A esperança voltou!

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

CAI A CHUVA

Os pingos da chuva parecem um rio de lágrimas que caem molhando o meu rosto.
Vem uma lembrança caborteira  que cala ..que os sentimentos se agitam no meu coração. A saudade dos nossos ficam em nós como uma raiz eterna,perene, que nossa saudade. . lembrança revive em nós um sorriso meigo ..um carinho...um abraço que faz falta....uma palavra  sábia..serena, aquele trejeito que não esquecemos.
A tarde lentamente vai escoando como  as águas de um rio, com as nuvens  escondendo o sol...nuvens cinzentas  sem brilho..sem cor é a aquarela que vislumbro.
Corre no meu corpo uma nostalgia, acompanhada pelo chimarrão companheiro das horas de solidão que os ponteiros do relógio marcam.
Há nesses momentos em que a chuva e nossos sentimentos... lembranças, fazem um reboliço dentro da gente. Mas a chuva não pára como querendo nos banhar..nos energizar...nos abençoar.
Esses momentos carregados de pura saudade e as lágrimas teimosas escorregam no meu rosto.
De repente um sorriso de canto da boca sai tímido e misturado com certa tristeza dentro de mim.
No meu colo..Marceline...dormindo ..a minha pretinha emprestada. Acaricio ela.. companheirinha das horas de nossas fragilidades que está ali juntinha a mim como querendo prestar sua solidariedade e carinho. 
Agora a chuva fica um pouco mais forte. O silêncio só é quebrado com um tímido miadinho da minha pretinha emprestada. Me recomponho disfarçando minha tristeza  nesse domingo que chove...uma chuva abençoada que molha a cidade e o campo gaúcho.
Miauuu.....miauuuu é a Marceline que acorda sei que ela quer brincar e eu junto com ela me torno uma criança brincando com minha pretinha Marceline.
Nesse momento quero esquecer de tudo . .sonhar......e fazer de conta ...agora só quero brincar...! Vem Marceline ..vamos brincar!!
Miauuuuu!!!!! Miauuuuu!

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

sábado, 12 de novembro de 2022

ACABOU ! O QUE ESSES GOLPISTAS QUEREM? O LULA É O PRESIDENTE !

Faz quase duas semana que a eleição para presidente aqui no Brasil terminou mas assim que o novo presidente foi eleito numa eleição muito disputada muitos inconformados e grande parte desses começaram uma onda de protestos, de todo o tipo, inconformados com o resultado.
Diante disso fizeram fechamentos de estradas em quase todas regiões brasileiras usando os caminhoneiros, uma parte significativa deles, foram os inconformados para frente do e quartéis pedir a volta da ditadura, e anular as eleições.
O caos se transformou em atos violentos, prejudicando a economia, a vida das pessoas, no seu direito de ir e vir.
O presidente ainda, Jair Bolsonaro ficou mais de 48 horas em silêncio, sem um ato de reconher a vitória do seu oponente Lula, insuflou, contribuiu  para que a turba reacionária continuasse os protestos, indiferentes ao que a justiça determinava para acabar com esses movimentos golpistas.
Até o momento o presidente Jair Bolsonaro não parabenizou Lula por sua vitória no pleito, mostrando nesse ato, o seu ato anti-democratico.
Acabou! Lula é o presidente! Agora é esperará posse, e os novos ventos democráticos para o nosso Brasil .
Cabe agora, a justiça tomar as medidas cabíveis e punir os responsáveis por esses atos puramente golpistas.
Quem conspirou seja quem for, devem baseado na lei, serem devidamente punidos.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.


terça-feira, 1 de novembro de 2022

O NORDESTE DEU EXEMPLO DE CIDADANIA !!

Foi um domingo de redenção, esse dia 30 de outubro de 2022,Lula eleito, presidente do Brasil, esse sim é o verdadeiro triplex desse grande, enorme, majestoso, o estadista, 2003, 2010 e 2022. Não é para qualquer um, mas Lula com sua fé, grandeza, tenacidade chegou ao poder pela terceira vez, o povo tem de volta a alegria, a esperança, a fé de que outros ventos estão chegando.
Já deu para notar nessa renhida disputa, que o clima ficou mais leve. Ver em todas as partes do Brasil a alegria do povo, levando nos corações muita esperança, despertando esse gigante Brasil renascendo das trevas,que estava preso, contagiou não só cada brasileiro mas o mundo todo, os países democráticos, dando boas vindas e reconhecendo, Lula , o presidente do Brasil.
Foi um domingo sofrido, foi uma baita vitória do bem, contra as forças do obscurantismo, do negacionismo, do ódio,da misogenia, do racismo, intolerância geral, da truculência, da falta de respeito contra o povo, da falta de cuidar do povo, na pandemia e outras tantas como a fome, a miséria, o desemprego, a violência de todo o tipo, apologia a armas que matam...e tantos outros exemplos...e motivos.
Mas um homem cheio de amor pelo seu povo voltou, não calaram sua têmpera,se libertou de uma prisão injusta e uma perseguição implacável da imprensa corporativa familiar, mas Lula não morreu,não esmoreceu, veio forte...altivo, sem rancor, com a alma lavada e muita energia para lutar pelo povo.
Foi uma vitória maiúscula de Lula,  nao apenas contra  o candidato Jair Bolsonaro mas contra a máquina do poder a disposição do ocupante do Palácio do Planalto.
Diante do colocado foi uma vitória retumbante!
É necessário dizer, colocar que devemos sim, agradecer a uma região brasileira que nos deu uma aula de perseverança, de cidadania e com certeza, muito talvez Lula não ganharia esse embate, mas o porreta Nordestino não deixou fugir de nossas mãos, a nossa jovem ainda democracia e foi fundamental na vitória de Lula e da democracia.
O nordeste foi muito criticado por esse governo, foi espincinhado, pelo próprio presidente da República mas a força do nordestino foi mostrada na urna, deu ao seu conterrâneo esse "cabra da peste" Lula a vitória.
Nordestinos, Nordestinas, de todo lugar, quero através desse Blog, agradecer....parabenizar a todos e todas a aula cívica que deram e demonstraram ao restante do Brasil e outras regiões o que é ser cidadão consciente dentro da realidade posta. Aqui nesse espaço o meu " MUITO OBRIGADO POR ESSA AULA CIVICA DE CIDADANIA NESSAS ELEIÇÕES"!


Agora começa a soprar uma energia nova, junto uma esperança que estava se apagando mas ela volta firme e forte.
A luta não será fácil temos que estarmos atentos e defendermos esse novo tempo que está chegando.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.




quinta-feira, 20 de outubro de 2022

O ABRAÇO DAS NOITES

A noite chegou...veio me visitar como tantas outras vezes faz. E cada noite vou me abrir com ela. A gente tem nossos segredos. Aquele papo em que o coração se abre como um botão de rosa vermelha. Desabrochando os medos, incertezas, as nossas saudades que ficam em nós..aonde o coração faz tantas perguntas . Os porquês, muitas vezes não tem respostas e ficam no limbo...ficam perdidos...talvez esquecidos . Mas o coração teima em querer saber.
A noite é sábia, trás seus silêncios escondidos na sua garupa . E assim vamos entreverando conversas...confesso meus medos ...erros...estradas que não pude trilhar . Passa uma  nuvem bordando a noite com o clarão da lua. E um vento galopando trazendo na garupa novamente saudades que acampa no meu coração. 
Ela fica ali naquele cantinho e se aquieta...eu deixo. Também é companheira das horas vazias...solitárias, como uma biblioteca sem livros...e desse silêncio que a noite trás. Uma música toca próxima a mim e a noite encabulada pergunta: - Eu sei essa música fala tanto de você! Eu sei...!  respondo.
Ficamos por instantes a curtir aquela melodia, pois a música falar por si. Nos olhamos com aquele olhar de cumplicidade que diz tudo. Por instantes, saio de mim e me vejo dançando com a saudade. Com o tempo que ficou lá atrás.
Vem de repente uma sensação que perdi....escapou...fugiu do meu radar . Não encontro mais é como uma bateria de um celular que se vai apagando lentamente. Não encontro mais! A noite pergunta : Vamos tomar um café...? Meu olhar responde que sim. Preparo duas xícaras...um café que desliza na minha garganta. De repente procuro a noite ....aquela companhia, mas ela foi embora.
Percebo que as luzes das estrelas vão apagando o seu lume. E o sol mostra suavemente aquele calor que me abraça. E pergunto: - Noite, porque foste embora?  A resposta não recebi.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua. 

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

UM DESRESPEITO DO PRESIDENTE DO BRASIL AO POVO NORDESTINO

Estamos presenciando a cada dia muitos desatinos de um presidente brasileiro, tresloucado, Jair Bolsonaro, a cada dia uma ofensa, um soco na cara do povo, a um determinado segmento da sociedade brasileira.
Ataca com agressividade, desrespeito, negros, pobres, mulheres, índios, gays, é racista, não tem compaixão alguma com o outro ser humano, um homem sem alma, gelado, ele Bolsonaro, não compactua com o cidadão que não compactua com seu modo de governar, suas posturas, sua grosseria e verborragia chula que agride de modo geral todos os cidadãos. Na real Jair Bolsonaro, não tem nenhum preparo, postura, tamanho, nenhuma condição para ser presidente, ele é o que não é. É só vermos a realidade posta que nós povo vivemos, principalmente  os mais vulneráveis, os mais necessitados, a dura realidade que o povo vive 
Tudo está difícil, nesse país que até pouco tempo tinha o respeito de outros países, hoje somos uma republiqueta que envergonha a todos nós perante o mundo civilizado.
Por último esse destemperado presidente descarrega suas contrariedades, seu ódio, o seu mal, ao povo do nordeste brasileiro que muito fez...contribui e faz para o Brasil ser mais justo e melhor.
Achincalhar, o povo nordestino  de forma vil, grotesca, insana, e preconceituosa como sempre faz em muitas ocasiões e momentos, " cabeças chatas, pobres, sujos, analfabetos"  e tantos e tantos outros adjetivos pejorativos para desmerecer o povo nordestino. Só porque o nordeste deu uma demonstração na eleição presidencial de primeiro turno, de puro civismo, cidadania, dando uma chuva estrondosa de votos ao ex-presidente Lula.
O presidente deveria limpar sua boca para falar do povo brasileiro, do povo nordestino e pedir desculpas ao nordeste.
Um presidente que não respeita seu povo não pode receber desse povo RESPEITO!
Quero deixar aqui e hipotecar  o meu repúdio a agressão que Jair  Bolsonaro fez ao nordestino.
Com certeza esse povo valoroso dará o troco a esse troglodita presidente no dia 30 de outubro  
"AO POVO NORDESTINO MINHA SOLIDARIEDADE E RESPEITO TOTAL "

Não vamos afrouxar o garrão a luta continua.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

OS LIVROS COMO ARMA DE COMBATE A IGNORÂNCIA E AO ÓDIO

Somente com manifestações culturais e livros acessíveis é possível realizar uma grande luta contra a ignorância.
MARILZA DE MELO FOUCHER, Economista e jornalista. Colabora  com o Brasil 247, é colaboradora e blogueira do Mediapart em Paris

27de setembro de 2022

A campanha para a Presidência do Brasil em 2022 vai se encerrando com uma boa carga de otimismo entre os que anseiam pela mudança, apesar das ameaças que pesam sobre a frágil democracia brasileira.
Destaca-se,  nesse  momento eleitoral, a grande mobilização cultural em prol do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como Lula. O Brasil com sua dimensão continental  foi tomado por um ativismo cultural, tanto presencial como virtual, ostentando um nível de criatividade sem igual. A meu ver, esta campanha foi tão importante e mobilizadora quanto a primeira campanha que levou Lula a Presidência, em 2002. Constata-se, atualmente, que todos os integrantes do campo de ação educacional e cultural, entraram na campanha pro-Lula. Seja na música, no teatro, no cinema, na literatura , nunca se viu tanto engajamento e vontade de contribuir para reforçar um posicionamento. Os humoristas nos surpreenderam e fizeram rir milhões de brasileiros. O deboche inteligente do humor demonstrou o quanto ele foi útil para ridicularizar o ódio, os comportamentos irracionais que tanto mal vem causando a sociedade brasileira.
A corrente de solidariedade ao Lula, manifesta por meios culturais trouxe a política para habitar o quotidiano dos brasileiros de modo positivo, resgatando seu sentido nobre. A política tão desacreditada nesses últimos tempos floresceu de várias formas e os representantes dos diversos setores culturais demonstraram que somos capazes de vencer a barbárie, os professores se transformaram em verdadeiros agentes eleitorais de Lula.
Nesse contexto de criatividade cultural e política os livros voltaram a cena nacional, as estantes da sabedoria festejam a dança de edições nas mãos dos leitores e leitoras. A tendência já aparerecia desde 2021. Segundo informações coletadas no Google foram vendidos 55 milhões de livros no Brasil, um crescimento de quase 30% em comparação com o ano anterior.
Os livros estão sendo utilizados como armas de paz para vencer a ignorância dos detentores do poder central, que preferem armar o povo e cultivar a ignorância para melhor o manipular. 
Muitos livros foram publicados e voltam a ser a principal fonte cultural de nossa sociedade, como uma espécie de modelo social do bem comum. As redes sociais foram invadidas por livros, a brincadeira de postar 13 livros, de preferência de capas vermelhas continua circulando, sendo um dos grandes sucessos nessa reta final de campanha.
Diante do estado de expectativa em que vive o Brasil, a leitura de livros e artigos têm tudo um efeito positivo para reduzir nosso estado de estresse e ansiedade. Sabemos o quanto a leitura de um romance, por exemplo, pode simplesmente nos transportar para outra dimensão e pode também nos distrair. Além disso, para minha geração que passou dos 70 anos, a leitura  ajuda a combater o envelhecimento cerebral, a melhorar a memória, a empatia, a imaginação. Também permite fazer uma pausa para a gente pensar na continuidade de nossa vida 
Nunca a leitura foi tão estimulada nesta campanha. O Lula que foi preso injustamente, detido quase dois anos na prisão, sempre fala o quanto a leitura lhe ajudou a enfrentar esta injustiça com dignidade, o quanto ela ajudou no seu desenvolvimento pessoal e ampliação de seu saber.
Nesse sentido, percebe-se que a leitura tem um impacto positivo nas mentes e corações.
As políticas públicas dos governos Lula e Dilma para a edição e distribuição de livros, a organização das bibliotecas eram discutidas, construídas e avaliadas por todo o segmento da denominada cadeia produtiva do livro, bem como por amplos setores da sociedade, em um período de convivência democrática baseada na diversidade. Existia um clamor por da sociedade civil expresso sob a forma de quero mais, exigindo uma implementação imediata de medidas educativas e culturais. No passado, o embate com o poder legislativo era forte. Muitos parlamentares da oposição pensavam que investir na cultura era luxo. Mesmo assim, houve uma efervescência da cultura nacional.
Hoje o poder executivo sobe o comando supremo da ignorância retira incentivos a cultura e busca limitar o acesso a livros, dando preferência a armas. As editoras brasileiras estão sem estímulo fiscal, muitas já fecharam suas portas. Infelizmente , não existem mais mecenas para fazer doações, pois o vírus da ignorância se espalhou pelo Brasil.
É importante seguir o exemplo do grande escritor espanhol Federico Garcia Lorca que logo depois de ter um reconhecimento no seu ofício de escrita ofereceu aos moradores uma biblioteca no lugarejo em que nasceu,Fuente Vaqueros. Na inauguração, fez um discurso belíssimo que reli recentemente, pregando o combate a ignorância.
Somente com manifestações culturais e livros acessíveis é possível realizar uma grande luta contra a ignorância. E Lorca acrescenta em seu discurso de inauguração: " A ignorância é terrível e já sabemos que onde há ignorância é muito fácil confundir o mal com o bem e a verdade  com a mentira". Hoje o Brasil é o exemplo mais flagrante!
Eu termino com a frase de um ex-ministro francês Leonel Jospim: " A cultura é a alma da democracia". E será pelos segmentos distintos da cultura brasileira  que a ignorância terá sua derrota, elegendo Lula como Presidente do Brasil.

Esse artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Não vamos afrouxar o garrão a luta continua .



sexta-feira, 9 de setembro de 2022

UM PAÍS COM SUAS CASTAS E PRIVILÉGIOS

O Brasil está a alguns dias do primeiro turno de uma eleição presidencial,para governador, senador, deputados Federal e Estadual. Não vejo nenhuma discussão séria em relação aos problemas que o Brasil enfrenta,em seu tecido social,sua economia,desemprego,emprego, e tantos e outros problemas. Há sim, uma lama que derrama,fluindo sobre todos nós e o principal não se debate.Os debates para presidente principalmente não empolgam o cidadão seja ele de que escala social seja. Há uma baixaria chula,nas discussões,mentiras,e outras cositas más, que deixa o eleitor cada vez mais de cabelo em pé. O eleitor,aquele que vai decidir em quem votar está confuso, amendrontado,inseguro,o futuro é uma roleta russa. O BRASIL é um país hoje, de castas,uma casta privilegiada em muitos setores da vida brasileira, que não quer perder suas regalias,pois muitos se locupletam nas hostes de governos,para manter "o seu" intocável. No outro lado uma classe que passa fome,sem eira e nem beira, esquecida de há muito,sendo iludida nas mentiras pelo poder posto de hoje. É um momento de muita reflexão que devemos ter e a capacidade ao menos de pensar,repensar que país é esse,que futuro virá com o nosso voto. Somos um país onde uma casta abastada não quer "perder o osso suculento de seus privilégios". É essa encruzilhada que cada um de nós deveremos enfrentar, porque dessa etapa, desse tranpor pra frente,dependerá aquilo que almejamos. Se queremos que algo mude não podemos ficar inertes vendo simplesmente a banda passar,temos que estar dentro do processo, buscando na luta diária,preparados para podermos jogar o jogo,mas na real não coadjuvantes e sim protagonistas. Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

ESPERANÇAR.!!!!

O tempo passa rápido,voa célere e o dia chega. Acredito que todos nós cidadãos e cidadãs temos uma responsabilidade cívica com o destino desse país e também com nossas vidas nesse Brasil.

O momento requerer responsabilidade de cada um de nós. Uma eleição não é uma brincadeira ela decide destinos de toda a espécie, interfere em nossas vidas, nosso futuro, nossas gerações.
Não cabe penso eu,  e verbalizo que sejamos conscientes no nosso voto, não vamos para a urna eletrônica sem saber a importância do seu voto, o que ele vai representar depois de estar cristalizado na urna.
Não podemos ser omissos, é um compromisso que cabe a cada um de nós termos essa consciência.
Ficarmos falando e isso se vê a  todo momento que a política não é importante e que não resolve nada, é um grave erro de avaliação e percepção da realidade, pois tudo é política, desde uma ida a um supermercado e fazermos uma compra, a política deve estar em nossa realidade, fugir dela faz com que outros tomem decisões por  você.
Ninguém cai  numa câmara de vereadores, numa assembléia legislativa, numa câmara federal, ninguém é prefeito, governador ou presidente por acidente, pois esses senhores estarão nesses locais porque recebem o nosso voto. Se votarmos por pirraça, ou protestos, anular voto, ou simplesmente deixarmos de votar é a chance que tem muitos  postulantes a cargos políticos e destes uma enxurrada de despreparados, entrarem na política.
Eleição é coisa séria não é para amadores.
Pensem com carinho...sejamos conscientes nesse momento tão difícil na vida do cidadão brasileiro.
Não sejamos inconsequentes!
Não jogue seu voto no lixo da história..reflita e pense bem.
Vote com amor ao seu país, ao seu povo..ao futuro de tantos.
Não vote com ódio. Vote na esperança de um tempo melhor. Temos que carregar a esperança no nosso  coração.
Faça de seu voto acontecer para mudarmos esse país que agoniza na tristeza de seu povo..do nosso povo. Brasileiros que hoje voltaram ao mapa da fome, e perambulam por nossas cidades como fantasmas famintos de fome...sem esperança..desalentados. Sem sonhos no porvir. 
Precisamos dar a volta por cima nos irmanar numa corrente de amor,  esse amor que não podemos perder dentro de nós.Uma corrente de fé...de passos firmes para enfrentarmos essa violência..no nosso cotidiano...afastar intrigas, o ódio que se esparrama, a violência que mata nas quebradas, nas ruas por esse país a fora.
Não queremos intolerância, racismo, misogenia, todo tipo de violência devemos dizer "basta"!.
E para tudo isso o nosso papel deve ser de protagonista e lutarmos pela democracia para não perdermos ela.
O fascismo ronda como um lobo mau..faminto...a espreita para roubar nossos sonhos e a nossa esperança. Não vamos dar mole.Fascismo não!! Democracia sim!
Temos que conjugar em nosso coração e gritar o verbo  "ESPERANÇAR". Não vamos perder a esperança.
A esperança deve estar sim em cada coração que quer dias melhores para o povo. Esse país não pode continuar como uma republiqueta que tanto nos humilha a cada dia a nós brasileiros do bem...o povo quer dias de alegrias..pois sei que o sol vai afastar essa sombra fúnebre que entristece o Brasil.
Vamos sim ESPERANÇAR E FAZER BATER COMO UM TAMBOR NOSSOS CORAÇÕES PARA UM NOVO TEMPO !!!

Não vamos afrouxar o garrão,a luta continua 

" O SENHOR NÃO DEVE NADA A JUSTIÇA": RECONHECIMENTO DA GLOBO É IMPORTANTE MOMENTO POLÍTICO DA TV, DIZ EDUARDO MOREIRA

Apresentador William Bonner abriu a sabatina com Lula reconhecendo que o ex-presidente é inocente e que foi vítima de um julgamento fraudado.
26 de agosto de 2022

247 - O economista Eduardo Moreira reagiu pelo Tuitter na noite de quinta-feira (25) a entrevista do ex-presidente Lula(PT) ao Jornal Nacional , da TV Globo.
Ele destacou a fala do apresentador William Bonner, que abriu a sabatina: " o senhor não deve nada a Justiça". Foi o reconhecimento de que Lula é inocente e foi vítima de um julgamento fraudado na Lava Jato.
" A abertura da entrevista, com Bonner olhando Lula e dizendo em alto e bom tom  ' o senhor não deve nada a Justiça', depois de mais de uma década de uma campanha sem trégua e sem escrúpulos da Globo para acabar  com sua reputação, é um dos mais importantes momentos  políticos  da TV", afirmou Moreira.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua .

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

ALEXANDRE DE MORAES TEM MAIS INFORMAÇÕES E AGUARDA O MOMENTO PARA SOLTA-LAS

'Fontes afirnam que os elementos que [Moraes] tem em mãos são robustos', informa Mario Vitor Santos

24 de agosto de 2022
Mario Vitor Santos, jornalista

Gente do meio jurídico considera
que Alexandre de Moraes disparou a operação de busca e apreensão contra empresários suspeitos de pertencerem a uma articulação golpista não por autoritarismo, abuso de poder ou
demonstração de machismo, mas por ter recolhido extensos elementos que indicariam de ações planejadas pelos bolsonaristas contra o processo eleitoral. Por isso, foi decretada a quebra de sigilo bancário dos investigados e o bloquear de suas contas 
Segundo essa versão, os elementos reunidos, conectados com a investigação de atos contra a democracia, configuram uma situação grave, envolvendo operativos, empresários e uma rede de relações que chega a altos escalões da República.
Quem conhece Moraes afirma que o ministro do Supremo tinha total ciência de que a operação de busca e apreensão de dispositivos que guardam detalhes do rastilho golpista geraria reações e ameaças de represálias por envolver empresários abonados.
Por isso, a circulação da informação de que a troca de mensagens golpistas envolve o próprio procurador-geral da República Augusto Atrás, amigo e colaborador de Meyer Nigri, um dos investigados, foi guardada para um segundo momento.
Sabia-se que, quando o procurador-geral, sabedor dos elementos em jogo, e também, claro, de sua própria posição na linha de fogo, tentaria, por autodefesa, pressionar a operação, a Polícia Federal e o próprio Moraes.
Logo depois da operação contra a preparação golpista, a Augusto Atrás fez vir a público uma nota com críticas a operação, mandando o recado a Moraes.
Este devolveu o chumbo. A inclusão de Aras foi um aviso para que ele pare de tentar interferir. Sinalizou que Moraes tem mais em suas mãos.
Quem conhece o juiz do Supremo, que é hoje uma das figura mais poderosas da República, afirma que ele sabia de antemão o conteúdo dos dispositivos apreendidos.
Sabia quais aparelhos deveriam ou não ser apreendidos. E mais: essas fontes afirmam que os elementos  que tem em mãos são robustos', pois não faz parte de seu modo de agir correr risco de  expor-se a nulidades sem ter uma reserva de segurança, pronta para vir  a público no momento  que julgar adequado.

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Não vamos afrouxar o garrão a luta continua.

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

MINISTROS MILITARES E OFICIAIS DAS FORÇAS ARMADAS RECEBERAM SALÁRIOS DE ATÉ R$ 1 MILHÃO NO AUGE DA PANDEMIA

Somente o general Braga Neto, candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro, recebeu R$ 926 mil entre março e junho de 2020, sendo R$ 120 mil a título de " férias"
11 de agosto de 2022

247 -  Os militares em altos cargos do governo Jair Bolsonaro(PL) receberam vencimentos turbinados, que em  alguns casos chegaram a R$ 1 milhão, no auge da PANDEMIA de Covid-19. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, nomes como o do general Walter Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo atual ocupante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro(PL), do ministro da Secretaria - Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, e do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque figuram na lista dos oficiais  que tiveram  seus vencimentos turbinados.
O deputado Elias Vaz (PSB- GO), disse que pedirá explicações ao Ministério da Defesa- sobre os "supersalarios" pagos aos militares e pensionistas. O Exército alega que os pagamentos são legais, enquanto a Marinha e Aeronáutica não se pronunciaram sobre os valores pagos.
A reportagem aponta que Braga Neto recebeu R$ 926 mil entre março e junho de 2020, quando a pandemia avançava pelo país, sendo R$ 120 mil a título de férias. O militar recebe R$ 31 mil na forma de salário bruto como general de reserva do Exército. O Almirante de esquadra reformado da Marinha Bento Albuquerque registrou vencimentos brutos de R$ 1 milhão nos meses de maio e junho do mesmo ano, ante um vencimento normal de R$ 35 mil.
O general reformado Luiz Eduardo Ramos, por sua vez, recebeu R$ 731,9 mil entre julho e setembro de 2020.
Sem o incremento, o salário normal de Albuquerque e de Ramos é da ordem de R$ 35 mil. Além deles outros  militares também tiveram seus salários engordados no período.
" O tenente- brigadeiro da reserva Junto Saito, ex-comandante da Aeronáutica, recebeu um montante bruto de R$ 1,4 milhão, em abril de 2020, enquanto o salário habitual é de R$ 35 mil.A Marinha contesta o valor divulgado pelo próprio governo e diz que o correto é R$ 717 mil", destaca o periódico.
Os altos valores pagos aos militares e pensionistas das Forças Armadas estão ligados ao primeiro  ano do mandato de Jair Bolsonaro: 2019. Na época, o governo mudou as regras para a aposentadoria permitindo, entre outros pontos, que o benefício pagos saltasse de quatro para oito vezes o valor do soldo. " O gasto com os salários aumentou de R$ 75 bilhões em 2019 para R$ 86 bilhões", ressalta a reportagem.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

LEI QUE INSTITUI PISO PARA ENFERMAGEM ENTRA EM VIGOR

Em mensagem, presidente justifica razões do veto ao reajuste anual.

5 de agosto de 2022

AGÊNCIA BRASIL/EBC - A lei que estabelece estabelece o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagrm, auxiliares de enfermagem e parreiras entrou em vigor hoje (5), com a publicação no Diário Oficial da União.
Sancionada ontem (4), pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a Lei 14.434 estipula que, em todo o país,  enfermeiros não poderão receber menos que R$ 4.750,00, independentemente de trabalharem na iniciativa privada privada ou no serviço público federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.
Para técnicos de enfermagem, o salário não pode ser inferior a 70% deste valor, ou seja, a R$ 3.325,00. Já os auxiliares e as parteiras não podem receber menos que a metade do piso pago aos enfermeiros, ou seja, abaixo de R$ 2.375,00.
Por força da Emenda Constitucional 124, promulgada em meados de julho, a União, os Estados , o Distrito Federal e os Municípios tem até o fim do atual exercício financeiro para ajustar as remunerações e os respectivos planos de carreira de seus profissionais.
A lei que institui os pisos nacionais também determina que as remunerações e salários atualmente pagos a quem já ganha acima desses pisos deverão ser mantidas, independentemente da jornada de trabalho para o qual o trabalhador foi admitido. E que também os acordos individuais ou coletivos devem respeitar esses valores mínimos.

VETO
Ao sancionar a lei, i Palácio do Planalto vetou um dos artigos do texto Inicial que o Congresso Nacional aprovou no mês passado.Em uma mensagem também publicada no Diário Oficial da União de hoje, impróprio presidente Jair Bolsonaro explica ter vetado o trecho que determinava que o valor do piso seria reajustado anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor(INPC) após consultar os ministérios da Econonia, Educação, do Trabalho e Previdência, Saúde e da Advocacia - Geral da União(AGU).
"A proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade ao prever que o piso salarial desses profissionais seria atualizado, anualmente, com base no INPC, pois promoveria a indexação do piso salarial a índice de reajuste automático, e geraria a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies de reajuste para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público o que violaria o disposto no inciso 13 do caput do art.37 da Constituição", justifica o presidente , apontando que a medida também afrontaria a autonomia dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios decidirem sobre a concessão de reajustes a seus servidores.
" Ao longo do tempo, [ a medida] implicaria no distanciamento dos valores fixados a título de piso salarial para profissionais do setor público e do setor privado,  o que estaria no sentido opostos desejado pela proposição, que pretende estabelecer patamar mínimo a ser observado por pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, haja vista que para os profissionais atuantes no setor privado não se evidencia a vedação expressa ao reajuste automático, como aos atuantes no setor público, por força constitucional", acrescenta o presidente, na mensagem endereçada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco(PSD- MG).

COFEN
Em nota, a presidente do Conselho Federal de Enfermagem( Cofen), Betânia Santos, comemorou a aprovação do piso." Essa conquista vai ficar registrada na história como o resultado de uma mobilização sem precedentes. A partir de agora" temos um dispositivo constitucional que nos permitirá lutar para erradicar os salários miseráveis e, assim, estabelecer condição digna de vida é de trabalho para profissionais que fazem o sistema de saúde funcionar.
Vamos manter a mobilização, para derrubar o veto ao dispositivo que garante o reajuste pelo INPC no Congresso", declarou Betânia, destacando que a categoria seguirá mobilizada pela conquista da redução da jornada de trabalho. " Praticamente todas as categorias da saúde possuem jornadas de trabalho inferiores a 44 horas semanais, menos a Enfermagem. Existem fartas evidências científicas mostrando que é necessário reduzir a jornada da categoria para 30 horas semanais, além de garantir um descanso digno para essas trabalhadoras e trabalhadores"

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

FRENTE DEMOCRÁTICA E ANTIFASCISTA É A RESPOSTA MAIS CONTUNDENTE ÀS AMEAÇAS BOLSONARISTAS

" Acabou a ilusão da chamada ' terceira via'. A chapa Lula/Alckmin é a principal beneficiária deste movimento cívico, em defesa da democracia", diz Jeferson Miola

4 de agosto de 2022

Por Jeferson Miola, para o 247

A estapafúrdia reunião que Bolsonaro promoveu com as missões diplomáticas estrangeiras [18/7] para atacar o sistema eleitoral do país precipitou movimentos políticos de relevantes frações do establishment e acelerou mudanças profundas do cenário eleitoral.
Aquele evento pode ser considerado o marco temporal dos sinais de mudança da conjuntura desses últimos dias. E teve como efeito principal a ampliação significativa do isolamento político do Bolsonaro e do governo militar.
Um isolamento que pode ser comprovado tanto no plano interno, da política doméstica, como no plano internacional - com destaque, neste caso, para o enquadramento explícito feito pelo governo dos EUA às cúpulas partidarizadas das Forças Armadas brasileiras.
É crescente e largamente difundida no interior do bloco das finanças e do grande capital a percepção da inconveniência que Guedes , Bolsonaro e os militares passaram a representar para seus negócios  e interesses.
A Carta em defesa do Estado de Direito [ acesso aqui para assinar] lançada pela Faculdade de Direito da USP soou o alarme dos riscos reais a democracia e catalisou a consciência cívica e democrática que se encontrava dispersa e desarticulada 
Além da Carta da USP, o anunciado manifesto em defesa da democracia  assinado por mais de uma centena de entidades representativas do patronato, trabalhadores, sociedade civil, indústria, comércio, setor financeiro, acadêmico, de direitos humanos, ambientalistas etc, deve ampliar ainda mais o isolamento  do Bolsonaro e dos militares.
Os ataques sistemáticos que Bolsonaro e os generais descerem contra a eleição, o TSE e o STF hoje já não mais intimidam como antes. Ao contrário, tais posturas tem como respostas contundente a formação de uma ampla frente democrática e antifascista de resistência.
Acabou a ilusão da chamada " terceira via'". A chapa Lula/Alckmin é a principal beneficiária deste movimento cívico e em defesa da democracia.
Há hoje uma consciência ampla acerca da importância da vitória do Lula em 2 de outubro, já no primeiro turno, como antídoto que pode esvaziar - ou deslegitimar inteiramente- o terrorismo programado pela extrema-direita.
As desistências de candidaturas periféricas do campo da direita com a sinalização de apoios a chapa Lula/Alckmin são evidências importantes  desta sensibilidade.
O PDT, único partido de estrato democrático- popular  ausente destas articulações, continua suicidamente mantendo a candidatura de um cada vez mais desvairado Ciro Gomes, cujas atitudes servem, unicamente, para reforçar a retórica de ódio antipetista muito funcional aos interesses fascistas.
É uma opção partidária que não honra a memória do grande líder Leonel Brizola. Se estivesse vivo, o fundador do PDT certamente estaria junto com Lula e com o conjunto da esquerda e do campo progressista neste momento histórico crucial do país.
A defesa da democracia e a luta unificada contra o fascismo é o imperativo desta encruzilhada  dramática em que o Brasil se encontra.
A eleição da chapa Lula/Alckmin no primeiro turno  é o conduto que canaliza está luta histórica da barbárie e da civilização contra o autoritarismo e o fascismo .

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

EXÉRCITO COMPRA SISTEMA DE ESPIONAGEM E NÃO ESCLARECE OS MOTIVOS

Ferramenta, cuja compra foi realizada sem licitação, é capaz de extrair dados de sistemas em nuvens e de registros públicos armazenados em redes sociais.

3 de agosto de 2022

247 - O Comando de Defesa Cibernética do Exército ( ComDCiber) adquiriu uma ferramenta que permite a espionagem de aparelhos celulares por meio da extração de dados  de sistemas em nuvens e de registros públicos armazenados em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a compra da ferramenta, feita com dispensa de licitação, foi autorizada pelo então comandante do Exército e atual ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.
A reportagem destaca que apesar da ferramenta ser utilizada pelas Polícias Civis e Federal, além do Instituto Nacional de Criminalística e Ministério Público como forma de acessar dados a partir de autorizações judiciais , " os documentos da contratação feita para a unidade do Exército não especificam quais aparelhos celulares passariam a ser acessados nem qual é o embasamento jurídico para esse tipo de acesso a dados privados". 
O ComDCiber é chefiado pelo general Heber Garcia Portella, que foi designado pelo Ministério da Defesa- ainda na gestão do general da reserva Walter Braga Netto - para integrar  a comissão de transparência das eleições junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Portella é um dos militares alinhados ao discurso bolsonarista que questiona a higidez do sistema eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas. Braga Netto será o vice na chapa pela reeleição de Jair Bolsonaro.
Ainda segundo a reportagem, a solução de espionagem escolhida pelo Exército foi a Cellebrite UFED, que tem a empresa TechBiz Forense Digital como a única fornecedora da ferramenta no Brasil. O contrato da empresa, orçado em R$ 528 mil , foi firmado em 28 de dezembro de 2021 e é válido até 27 de dezembro de 2024.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua 

sexta-feira, 29 de julho de 2022

A CASA COMEÇA A CAIR JAIR!!

Desde que Bolsonaro sentou na cadeira presidencial ele não governou, não fez nada. Não se preocupou em trabalhar apenas destilar por sua verborragia chula, ódio, e tensão entre os poderes e também para a sociedade que espera mais de um presidente. Desde o nascedouro desse governo que não existiu na realidade, preocupou-se apenas em preparar terreno para sua reeleição.
E daí?
E daí juntando sua incapacidade de governar e sendo inapto para o cargo faz de um Brasil até pouco tempo inserido e respeitado na senda política mundial, uma verdadeira republiqueta de picaretas nos levando a passar vergonha aos olhos mundo.
E a PEC eleitoreira ? Verdadeiro escalabro mostrando aos brasileiros que esses quase quatro anos de desgoverno devemos esquecer, um pesadelo que acabou na realidade com o Brasil e deixando uma parte considerável de brasileiros no mapa da fome e buscando nas ruas ossos para alimentar os seus. E daí?
Não bastasse por fim a vergonhosa reunião com alguns embaixadores de outros países para expor vergonhosamente mentiras acima de mentiras sobre o sistema eleitoral. Foi um tiro no pé e bem dado.
Penso que começa a cair a casa de Jair.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

segunda-feira, 11 de julho de 2022

DILMA: BOLSONARO CRIA AMBIENTE DE TERRORISMO PARA INTIMIDAR O POVO BRASILEIRO

Vítima do golpe de estado de 2016, ex-presidente condenou o assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda por um terrorista bolsonarista.

10 de julho de 2022

247 - A ex-presidente Dilma Rousseff, vítima do golpe de estado de 2016, implantado por setores neoliberais em aliança com fascistas para que o Brasil fosse saqueado, lamentou o assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, "que foi morto por um terrorista bolsonarista", quando comemorava seu aniversário de 50 anos.
" O assassinato do companheiro Marcelo Arruda é resultado do incitamento à intolerância e à violência por um governo que está armando seguidores e criando um ambiente do terrorismo político para intimidar o povo. Minha solidariedade à sua família, sobretudo a Pamela e seus filhos" , postou Dilma , em suas redes sociais.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua. 

quarta-feira, 6 de julho de 2022

PEC KAMICAZE - A MORFINA ELEITORAL DO GOVERNO

" Proposta é um simples paliativo para a grave situação econômica pela qual passa o Brasil", escreve José Luís Oreiro

5 de Julho de 2022

( Publicado no site A Terra é Redonda)

A pouco menos de 100 dias do primeiro turno das eleições presidenciais de 2022 a base de apoio do governo Bolsonaro no Senado Federal conseguiu aprovar, com o apoio praticamente unânime da bancada de oposição( com a exceção do senador José Serra) a PEC 1/ 2022, que cria uma série de políticas públicas para amortecer impacto da elevação dos preços dos combustíveis e da inflação sobre a população brasileira.
Entre essas políticas destacam-se um auxílio de R$ 1.000 para os caminhoneiros, o aumento do Auxílio Brasil de R$ 400,00 para R$ 600,00 com ampliação da base de beneficiários do programa em aproximadamente 1,6 milhão de pessoas - número equivalente ao de pessoas que estão atualmente na fila de espera do benefício por fazerem jus ao mesmo - e o aumento do valor do vale-gás para a população de baixa renda . o valor total das medidas está estimado em 41,2 bilhões para o ano de 2022. Deve-se destacar, contudo, que tais medidas têm prazo de vigência até o dia 31de dexembro, quando termina o mandar o presidencial de Jair Messias Bolsonaro.
Os economistas liberais, muitos dos quais apoiaram a eleição de Bolsonaro em 2018 por temarem que um eventual governo de Fernando Haddad traria de volta (sic) o "populismo fiscal", estão agora aterrorizados com a destruição de facto, ainda que não de jure, do teto de gastos implementado na gestão de Michel Temer por intermédio da EC 95.
A facilidade com a qual o Senado Federal suspendeu, ainda que temporariamente, o teto de gastos deixa muito claro que (i) colocar uma regra fiscal na Constituição Federsl Federal não é garantia de que a mesma será cumprida sob quaisquer circunstâncias e ( ii ) o teto de gastos é uma regra fiscal anacrônica que amarra as mãos dos foremuladores de política econômica, tirando o espaço de manobra necessário para se enfrentar " eventos inesperados" como a forte elevação dos preços internacionais da energia e dos alimentos decorrentes da invasão da Ucrânia pela Rússia no dia 24 de fevereiro de 2022.
Como qualquer economista que se tenha ao trabalho de ler ao menos uma vez a Teoria Geral do Emprego do Juro e da Moeda do economista britânico John Maynard Keynes sabe muito bem, o processo de tomada de decisão - tanto do setor público como o do setor privado - está sujeito à incerhrzs, ou seja, a ocorrência de " eventos inesperados", a qual demanda flexibilidade para adaptar-se às novas circunstâncias que não haviam sido originalmente previstas. Nesse contexto, uma regra fiscal rígida como o teto dos gastos é o equivalente a atar-se ao mastro de um navio na esperança de que ele não será afundado por uma tempestade não prevista.
A PEC 1/2022 foi rapidamente denominada de PEC KAMIKAZE por parte da imprensa e da oposição. Eu, francamente , não consigo concordar com o, por assim dizer, apelido. Como é bem sabido, os Kamikazes eram os pilotos da força aérea do Império do Japão, que numa tentativa desesperada de impedir o avanço da imensamente superior esquadra norte-americana em direção ao arquipélago japonês na Segunda Guerra Mundial, jogavam seus aviões carregados de bombas sobre os porta-aviões norte-americanos com o intuito de afunda--los . Está claro que se tratava de uma missão suicida cujo resultado foi inócuo: as perdas sofridas pela esquadra norte-americana puderam ser rapidamente substituídas pela enorme capacidade industrial dos Estados Unidos.
Não há dúvida de que a PEC 1/2022 é a tentativa desesperada do governo Bolsonaro de reverter a enorme rejeição do governo ( cerca de 55% do eleitorado se diz contrário ao atual governo) e assim ter chance de ( i ) levar a eleição para o segundo turno e ( ii ) conseguir reduzir a vantagem de Lula sobre Bolsonaro pars, no evento de derrota nas urnas, poder contestar o resultado das eleições, numa edição à moda brasileira do dia 6 de janeiro de 2020 nos EUA. O que não está claro , no entanto, é o caráter. " kamikaze" dessa PEC. Na sequência vamos analisar essa questão mais detalhadamente.
O que exatamente o governo tem a perder com essa PEC? Os economistas  liberais vão dizer que se trata de um atentado à (sic) ) responsabilidade fiscal. Sobre esse ponto quero tecer duas  considerações. Em primeiro lugar, quando comparado ao valor gasto em 2020 com diversas medidas de f dos efeitos econômicos da pandemia da Covid-19 ( cujo valor alcançou quase R$ 600 bilhões), a PEC 1/2022 é bastante modesta: trata-se de pouco menos de 7% do valor gasto naquele ano .
Em segundo lugar, a PEC 1/2022 não difere substancialmente das medidas que países como Espanha e França estão adotando para amortecer o impacto sobre a população mais pobre do aumento dos preços de energia e dos alimentos. Com efeito, no último dia 25, o primeiro ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez , anunciou um auxílio de € 200 mensais para os trabalhadores de baixa renda, por conta própria e para os desempregados, além de um aumento de 15% nas aposentadorias não contributivas e por invalidez. O valor desse pacote de medidas está estimado em € 9 bilhões o equivalente a R$ 52, 2 bilhões.
A inação do governo Bolsonaro certamente lhe custaria a derrota nas eleições de outubro já no primeiro turno. Dessa fotms, para o Palácio do Planalto trata-se de um claro jogo de gsngs-ganha.
Minha crítica a PEC 1/2022 é de que ela é um simples paliativo ou " morfina" para a grave situação econômica pela qual passa o Brasil. O Banco Central já declarou publicamente que, pelo segundo ano consecutivo a inflação irá fechar acima do teto do regime de metas de inflação, devendo ficar entre 8 e 9% em 2022. Embora a expectativa de crescimento do PIB tendo sido revista para 1,7% ao longo deste ano, trata-se de um crescimento pífio equivalente a 60,7% do ritmo de crescimento observado no período 1980-2014 e insuficiente para recuperar o PIB do ano de 2013! Por fim, mas não menos importante, deve-se destacar que entre março de 2021 até fevereiro de 2022, o número de famílias na pobreza - segundo dados do Cadastro Único- aunentou em 29%.
As medidas previstas da PEC 1/2022 podem atenuar, mas estão bem longe de serem capazes de resolver esses problemas , ou seja, é muito pouco e muito tarde tanto para resolver os graves problemas sócio econômicos do país, como para salvar o governo Bolsonaro da derrota certa nas urnas nas eleições de outubro de 2022.
( Publicado originalmente no site Jota.info.)


Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

sexta-feira, 1 de julho de 2022

A IMORALIDADE DA POLITICAGEM

Desde o início desse governo da ultra -direita já sentíamos que o povo e sempre ele sofreria sérias consequências através de suas políticas anti-povo e pró mercado, pois,não é necessário nenhum expert em política ou economia.
Nos bastidores da política, aliás,  da anti-politica em Brasília tudo foi feito agora, praticamente há 90 dias de uma eleição polarizada aonde um candidato Lula, seria eleito já no primeiro turno conforme o retrato hoje das pesquisas todas já feitas, para benefício de um candidato que procura a reeleição, Jair Bolsonaro .
Pasmem,e para isso o Congresso Nacional passou por cima de leis já existentes que proíbe através de leis, benefícios ao cidadão, num claro movimento de beneficiar Jair Bolsonaro.
O argumento colocado de "estado de emergência" para enviar uma PEC(kamikaze)  que muda leis, num claro movimento de mudança nas regras do jogo.
É fato dizer que todos esses benefícios, mudança no ICMS, vale-gás, auxílio a caminhoneiros, aumento do auxílio Brasil de R$ 200,00 para R$ 600,00, uma PEC eleitoral.
Vale colocar que esses benefícios vão até Dezembro/22. E depois disso caro cidadão,cara cidadã? Sim, depois disso a sociedade como sempre pagará uma conta muito alta. E as contas públicas irão para as cucuias é o que vai acontecer
Isso mostra nua e friamente que esse governo não fez o dever de casa, não trabalhou, fez apenas politicagem, escândalos, brincou de motociatas, escândalos sexuais, caso Caixa Econômica Federal...e tantos outros.
O que será amanhã  cigana me  diz alguma coisa! Pobre cigana, nem ela sabe. Vamos rezar!

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua .

domingo, 26 de junho de 2022

PAÍS SEM LEI, E A INDIGNAÇÃO DO POVO ?

Estamos vivendo tempos de muita incerteza em nossas vidas como cidadãos de um país chamado Brasil.
No campo institucional brasileiro vivemos esses tempos um verdadeiro cabaré ( nada contra Cabaré na acepção da palavra), um país sem lei, a lei serve para poderosos para o cidadão comum é outra lei. 
No campo político um verdadeiro show de baixo nível dos entes políticos cada um a seu modo querendo se locupletar a seu modo.
Na vida real de nós simples cidadãos cada vez apanhando mais e mais no nosso cotidiano.
Olhamos os preços de produtos de primeira necessidade, um litro de leite chegando a R$ 6,50, o azeite a R$ 14,00, a carne preços proibitivos, e tantos outros, arroz,feijão,o pão nosso de cada dia, o preço dos transportes públicos, o preço do diesel, gás de cozinha, a gasolina, enfim estamos num mar revolto de altas ondas e  com a água no pescoço, e daí?
Por muito pouco uma presidenta brasileira foi retirada do cargo, por um aumento de 20 centavos.
E hoje o que podemos dizer?
Perdemos a capacidade de nos indignarmos, nossa passividade como cidadãos assusta 
Estamos simplesmente vendo esse teatro macabro real em nossas vidas e nada acontece.
É por isso que os entes políticos fazem o que querem, esbulham o povo na cara dura porque sabem que o povo não reagem, aceita tudo.
É hora, o momento de reação, e o povo se indignar.
Povo sem saber para aonde vai perde o seu caminho e sua direção.

Não vamos afrouxar o garrão a luta continua 

quinta-feira, 26 de maio de 2022

A POLICIA BRASILEIRA MATA CADA VEZ MAIS

É estarrecedor o que vivemos nesse país, a cada dia, cenas de violência são jogadas na cara da ssociedade brasileira.
Estão matando seres humanos brasileiros todos os dias, nossa polícia mata, principalmente negros e pobres principalmente.
O que tem acontecido aqui no Brasil é um circo de horrores que assassina cada vez mais em cada região brasileira e pasmem pela nossa própria polícia.
A chacina na Vila Cruzeiro, terça-feira, no Rio de Janeiro onde correram 26 mortes e em Sergipe um homem sem passagem pela policia e com problemas mentais simplesmente foi morto por policiais da PRF,  jogando o cidadão dentro de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal e após jogando gás, dentro da viatura, uma  verdadeira Câmara de gás a luz do dia e muitos assistindo a cena criminosa.
O que se pode esperar nesse contexto de violência, tendo o próprio presidente da República empoderando atos dessa natureza pela polícia? O papel de qualquer polícia é dar segurança e proteger a população, mas essa assertiva parece que não está contemplada nos treinamentos dos policiais.
Até aonde iremos  parar com essa violência sem freio?

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

sexta-feira, 20 de maio de 2022

UM FRIO GOSTOSO NAS CARCAÇAS

Parece que o nosso inverno gaúcho está com pressa para se aprochegar em nosso rincão aqui no sul do país. Esses primeiros frios com certeza a gente estranha mas é maio, o inverno oficalmente chega com suas malas e cuia em 20 de junho mas é claro o tempo é que determina as estações.Digo, sempre há o verânico do mês cinco do ano. O inverno tem sua beleza característica, o campo fica como um imenso vestido de noiva.
Sabemos que há mudanças no clima mundial, seca no sul...chuvaradas no nordeste,frio em regiões quentes desse imenso BRASIL. E isso, esses devaneios do clima não só aqui no BRASIL,e no mundo tem muito haver com a ação insana humana. Voltando ao clima que nesse nosso outono está muito instável,ciclone extra-tropical, tempestades, furacões que amiudemente estão presentes no noticiário de nossa aldeia e global. Vamos ver o que esse inverno nos trará, se será seco,ou úmido, neves, temperaturas extremas de frio, isso falando basicamente da região sul embora outras regiões do país também sentem as mudanças climáticas. 
Ainda penso e pergunto,teremos o "verâozinho" de maio?

 Não vamos afrouxar o garrão a luta continua.

quinta-feira, 19 de maio de 2022

OS FILHOS DA TERRA

Publico hoje e amanhã
mas também o
trechos da carta
nossos ancestré
escrita em 1854 pelo
nossos irmãos.
chefe índio Seattle ao então
nossa sede, levi
presidente dos Estados
canoas e alimer
Unidos, Franklin Pierce, que
filhos
pretendia comprar uma
imensa faixa territorial de
sua tribo em troca de uma
A
reserva
.E magnificamente
linda e imortal a carta. Os
leitores desta coluna
merecem lê-la.
  "Como podereis vós comprar ou vender o céu, o calor, a terra? Se nós possuissemos a frescura da água e do ar, de que maneira V.Exa. poderia comprá-lá?
Cada pedaço desta terra é sagrado para o meu povo.
Cada espinho do pinheiro, cada rio murmurante, cada bruma nos bosques, casa clareira, cada zumbido de insetos é sagrado na lembrança e na vivência do meu povo. A seiva que corre nas árvores lembra meu povo".
" Nós somos uma parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos. As rochas escarpadas, o aroma das pradarias, i ímpeto dos nossos cavalos e o homem - todos são da mesma família.
Assim, o Grande Chege de Washington, mandando dizer que quer comprar nossa terra, está pedindo demais a nós índios".
" Manda o Grande Chefe dizer que reservará lugares onde poderemos viver, confortavelmente, entre nós. Ele será nosso pai e, nós, seus filhos. Prometemos pensar na vossa idéia de comprar nossa terra. Mas não será fácil, pois esta terra para nós é. sagrada. A água cintilante que corre nos riachos e rios não é só água, mas também o sangue de nossos ancestrais. Os rios são nossos irmãos. Eles saciam nossa sede, levam nossas canoas e alimentam nossos filhos".
" Se nós vendermos nossa terra vós deveis vos lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e também vossos. E vós deveis dar aos rios a ternura que mostrais para um irmão.
Sabemos que o homem branco não entende nossos costumes. Um pedaço de terra , para ele, é igual ao pedaço de terra vizinho, pois é um estranho que chega, às escuras, e se apossa da terra de quem tem necessidade. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, e uma vez conquistada, o homem branco vai mais longe. Seu apetite arrasara a terra e não deixará nela mais que um deserto".
" Não sei, os nossos costumes são diferentes dos vossos. A imagem de vossas cidades faz mal aos olhos do homem vermelho. Mas isso talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não entende".
" O Grande Chefe Branco de Washington", que pretendia comprar uma imensa faixa territorial de sua tribo, prometendo em troca uma " reserva". A carta me foi cedida pela gentileza do leitor Silvio Pedro Assmann.
" Não há mais lugar calmo nas cidades do homem branco, a barulheira parece estourar os ouvidos( em 1854, imaginem !). O índio prefere o doce associo assovio do vento, lançando-se como flecha sobre o espelho de um lago,  e o aroma do vento , molhado pela chuva do dia ou perfumado pelo pinheiro. O ar é precioso ao homem vermelho, pois todas as coisas participam do mesmo sopro. O animal, a árvore, o homem, eles dividem todos o mesmo sopro. O homem branco parece não lembrar do ar que respira. O vento, que deu a nosso avô o primeiro fôlego, recebeu" também, seu último suspiro. Pensaremos, portanto,na vossa oferta de comprar as nossas terras".
" Mas, se decidirmos aceita-lá, eu porei uma condição: o homem branco deverá tratar todos os animais selvagens como irmãos. Vi mais de mil bizontes apodrecendo nos campos, abandonados pelo homem branco, que os abateu de um trem que passava".
O que é o homem sem os animais?", prossegue, como se tomado por uma luz divina, o cacique norte-americano. " Se os animais desaparecerem , o homem.morrerá dentro de uma grande solidão. Ensinai também, a vossos gilhos" aquilo que ensinamos aos nossos: QUE A TERRA É NOSSA MÃE. Dizei a eles que a respeitem, pois TUDO QUE ACONTECER À TERRA ACONTECERÁ AOS FILHOS DA  TERRA. Se os homens cospem no chão, eles cospem sobre eles mesmos. Ao menos sabemos isto:a terra não é do homem; o homem pertence à terra. Todas as coisas são dependentes. Não foi o homem que teceu a teia de sua vida , ele não passa de um fio.desta teia. Tudo o que fizer para essa teia estará fazendo para si mesmo.
" Há uma coisa que sabemos - termina magistralmente magistralmente o chefe índio - e que o homem branco descobrirá, talvez um dia: é que o nosso Deus é o mesmo Deus. E sua Piedade piedade é igual, para o homem vermelho e para o homem branco. Está terra lhe é preciosa e danifica-lá é cumular de desprezo seu Criador.


Volta para mim e eu declaro que esta carta do cacique Seattle ao presidente Norte-americano de então é um dos mais valiosos documentos da humanidade, logo abaixo da Bíblia, do Talmul, do Corão e dos outros todos livros sagrados.
Está carta também é sagrada. Porque ela fala de fraternidade, de amor, de respeito aos homens, aos animais e a todas as coisas. Ela tem o condão das tábuas de Moisés. Eu estou encantado e iluminado por esta carta. Acho que ela tinha que cair sobre todas as mentes como a luz do Sol se derruba sobre a Terra todos os dias. Acho que os camponeses sem terra deveriam porta-la para sempre. E que os grandes proprietários de terra e os governos de todos os países deveriam buscar nelas ensinamentos para proceder à justiça social e  à bem-aventurança dos povos.
E os e omocistss tinham que adotar esta Carta como sua Constituição perene: sem  revisão, doutor Jobim! Que carta ! Como foi bom viver até aqui para poder lê-lá! Como será bom viver mais ainda para sempre poder rele-la!

PAULO SANT'ANA.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta  continha.

sábado, 14 de maio de 2022

BOULOS: MILITARES DO GOVERNO BOLSONARO PERDERAM A PRÓPRIA DIGNIDADE E DESONRARAM AS FORÇAS ARMADAS

Pré-candidato a deputado federal pelo PSOL-SP, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, disse que militares do governo Jair Bolsonaro (PL) "perderam a dignidade própria, são inimigos da verdade, da probidade e da responsabilidade". "Esses militares desonraram as Forças Armadas e arruínam a imagem positiva que elas construíram no período da redemocratização", disse Boulos, que citou como exemplo os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Sérgio de Oliveira (Defesa), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência da República) e o general Walter Braga Netto De acordo com o ativista, "ao se deixarem arrastar para a aventura, ao se tornarem serviçais dos privilégios e dos ganhos acima do teto constitucional, esses generais se tornaram soldados da ambição e da corrupção". "Não cumprem a lei e se tornaram inimigos da Constituição. Os inimigos da Constituição são inimigos do Brasil e do povo", continuou. "Um golpe deve ser enfrentado pela sociedade organizada e pelos organismos de segurança. 
Os golpistas devem ser presos, julgados e condenados pela Justiça, sem clemência e sem concessões".
 DO BRASIL 247

 Não vamos afrouxar o garrão a luta continua.

sexta-feira, 13 de maio de 2022

OS NOSSOS IRMÃOS INVISÍVEIS

Observo o povo na rua...gente de todo tipo...problemas em todas as faces que carregam. É um entrevero de gente na vida da cidade..cada um carregando seu fardo de vida.
Observo que há aqueles que muitas vezes ou quase sempre ignoramos...ao nosso lado...uns sentados nos bancos de praças...calçadas...outros dormindo em lages frias dos concretos...outros pedindo um quinhão..." uma ajuda senhor...to com fome...minhas crianças choram de fome..." Outros puxando seus carrinhos...coletando latinhas...papelão...enfim...sobras dos abastados.
Fico imaginando o  que está pensando aquele ser humano dentro de contêineres de lixo procurando comida...restos muitos com seus pequenos ao redor. Carros passam por ele...ignoram ...pessoas que o olhar não percebem esses seres.
São os invisíveis que a sociedade descartou e tem vergonha de enxergar. É nossa gente atirada nos braços da fome..do desrespeito...da humilhação...no desemprego...outros nas vielas dos crimes...nos assaltos da realidade que cercam todos nós.
São os invisíveis que para muitos não tem serventia! São sacos velhos que cheiram mal mas narinas dos que não querem enxergar a realidade nua e crua dessa guerra cruel que mata a esperança e a vida de nossa gente invisível.
Penso ...como somos egoitas! Engolindo nossa cegueira...nossa surdez para com a realidade criminosa jogada em nossa cara.
A miséria campeia solta em cada geografia dos lugares e a sociedade em geral fica cristalizada,  pois, tudo é o retrato, o filme dessa realidade perversa que vivemos. São humanos que muitos não tiveram oportunidades ...não foram oportunidades ferramentas para saírem de situações de calamidade humana. Homens...mulheres ...crianças morando em condições vergonhosas sub-humas em praças, em lugares de risco espalhadas na geografia da cidade.
É triste vermos nossa gente como gado faminto  esfregando a cada momento esse filme em nossa cara.
No rosto dessas pessoas vejo olhares tristes que o caminho de suas vidas sedimentou em suas carcaças humanas que a todo momento são expostas na nossa realidade..corpos marcados pela intempérie do tempo e mau cuidadas. Mas o que mais assombra e dói. é a indiferença da sociedade...mas o que mais assombra é uma esperança melhor que nunca vem para suas vidas.
Os invisíveis estão junto de nós...mas apartados...não percebemos, somente servem para estatísticas da miséria em gabinetes luxuosos mas para eles os invisíveis, nada!
Esse retrato da invisibilidade me deixa triste ...e penso como somos insensíveis ..como adoramos cuidar de nossos umbigos!  E os outros? Ah...os outros é da vida é o que ouço sempre.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

domingo, 1 de maio de 2022

NOSSAS JORNADAS

Caminhamos em nossas jornadas galopando no tempo. Cada um no seu galope...no seu trote...com todos os nossos atos como num teatro da vida.
Atravessar essa travessia que é  a verdadeira escola de nossas vidas requer perseverança e acreditar.
Nessa jornada todos temos acredito, nosso diário que escrevemos a cada dia, a cada minuto que nossos caminhos timbraram os sulcos da terra.
A jornada é árdua para tantos que trilham  lonjuras do tempo e já estão com as marcas dele  estampadas em suas carcaças.
Outros vão também começar suas jornadas afinal é o nosso desiderato nesse plano.
Cada esquina dessa jornada vejo como um set de um filme. E nele nossas emoções vividas, sonhos sonhados junto com alegrias e decepções. Pois a vida é um caminho e nele temos, que no trajeto, fazermos nossas escolhas, nossas opções.
Tanta coisa se viveu .. Ou deixamos de viver. Quantos amores aconteceram..e tantos outros acabaram partindo...amizades conquistas outras não  Sonhos, desejos, planos traçados e muitas desilusões e alegrias nesse caminhar.
Vejo em mim diante do espelho que a vida ensina, e nos mostra a cada respiro.
Há...abro gavetas em mim, tudo que faz parte dessa jornada, umas continuam abertas outras fechadas.
Vejo minhas mãos...meus braços..minhas pernas e pés, minha pele curtida por esse caminho e me enchergo fortalecido pra continuar tudo de novo.
Sou teimoso...a vida é a centelha que vira um fogo dentro de nós que grita: - Quero vida... Não vou desistir!
Em mim passa um longo filme pelas minhas retinas que estão acesas e a fita magnética passando cada ato como fosse um capítulo de nossa vida. Vejo rostos, acenos, bocas, sorrisos lágrimas, encontros, desencontros, abraços despedidas, choros, é o carnaval da vida desfilando em mim através de minhas retinas.
Nossas marcas e pegadas ficam sim, em uma lembrança longínqua seja aonde chegar ou venha de onde vier.
É bom visitarmos o nosso diário de vida,  pois ali, com os nossos rabiscos e digitais há a prova de nossa passagem.
A vida é como uma música...que devemos curtir...degustar...a cada momento.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.


sexta-feira, 29 de abril de 2022

O LIVRO CHEGOU NA PRAÇA DE SANTA MARIA

  Começa mais uma feira do livro aqui em Santa Maria,RS, é a edição 49.
O livro sempre esteve presente em minha vida desde guri. O meu maior incentivador foi meu saudoso  pai, Getúlio. Ele sempre me dizia: - Balu, tudo está nos livros, leia muito você aprenderá muito. Eu nunca esqueci essas palavras.
Sou um guloso devorador de livros,  eu leio muito. E agradeço até hoje ao meu pai por ter me dado essa orientação. Meu pai era um homem que lia muito.
Hoje quando começa a feira de livros na cidade é a oportunidade de todos nós  ir até a praça Saldanha Marinho prestigiar e levar seus filhos, leve os pequenos para começarem a manusear e terem os primeiros contatos com a leitura.
Somos um país aonde sua população tem pouco hábito da leitura, e nossa juventude por exemplo lê muito pouco.
É difícil ver um jovem dizer que está lendo tal livro. Muitos pensam que é perda de tempo.
Talvez essa mentalidade explique o vocabulário de nossos jovens e também adultos e também a dificuldade de interpretar textos, e elaborar algum texto.
É salutar evidenciar que o livro na média é caro. Uma das razões é por não se dar incentivo a leitura e também aos que estão nessa cadeia de leitura, por exemplo a indústria do livro e outras variáveis. Há mais incentivos a armas do que livros em nosso Brasil.
Nesse contexto é muito importante a atuação dos pais no incentivo a leitura. Todo livro trás um aprendizado. Esteja cada pai sendo um incentivador ao hábito de leitura de seu filho o resultado lá adiante será com certeza maravilhoso. 
Eu estarei na feira do livro, há muitos autores, lançando suas obras e nos oportunizando crescimento através da leitura.
Seja bem vinda feira do livro em Santa Maria.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.
 

ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...