domingo, 27 de fevereiro de 2022

A PARTIDA DO PANDEIRISTA

Chega a noite lentamente é sábado de carnaval.
Aqui penso, é hora de recolher as encilhas porque daqui a pouco a chaleira vai chiar para um chimarrão cuiudo que espero.
Lá fora escuto algazarras....é o carnaval nas ruas...mas alguém nao tocará mais o seu pandeiro que agora ficou mudo no silêncio da saudade...o bloco Alambique ficou triste...aquela alegria dos carnavais já não sinto em mim. 
A luz do dia foi embora chegou a noite..com estrelas lindas e brilhantes para agradecer o dia .
Sinto em mim uma sensação que paralisa meus músculos.
Meu corpo sente o meu silêncio.Procuro me livrar desse instante não quero silenciar o meu eu...paralisar meu corpo que briga com esse momento.
Sinto um grito de despedida vendo o pandeiro que não mais irá batucar no carnaval ao longe, mas está bem perto de mim, que não quer desgarrar-se.
Vem um silêncio que me toma por inteiro.
O chimarrão com a bomba prateada entende esse silêncio e o momento.
Sorvo um trago abagualado dessa bebida que nossos índios nos presentearam com sua cultura.
A seiva verde desce na minha garganta gritando: " não vai...não vai..."
Os sinos de uma capela numa curva de estrada de chão no meio do nada também chora o silêncio do pandeiro.
Silêncio...nesse sábado de carnaval...o pandeirista não tocará mais !

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.







  


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

A INVASÃO RUSSA NA UCRÂNIA

Já não bastassem os problemas de toda ordem  nesse mundo que vivemos, agora uma invasão Russa em solo da Ucrânia.
Tudo que não se quer é uma guerra, ainda mais num tempo de pandemia.
Infelizmente parece que os senhores da guerra, os grandes líderes mundiais esqueceram as guerras passadas e, o que todos sabemos. Podemos dizer que não aprendemos  nada com o passado de guerras, a 1a. e 2a. guerra mundial e os conflitos mundo a fora por disputas ideológicas, e por econômicos.
A ganância do homem, os senhores da guerra, muitos não pensam nas consequências e quem mais sofre é o cidadão civil dessas  regiões beligerantes.
A Rússia de Putin invadiu a Ucrânia, nesss madrugada, e isso para o mundo não é nada bom. Pois, não se sabe o que vai acontecer com o passar das horas.
Uma coisa é fato...destruição e mortes de todos os lados.
A ONU não conseguiu através do diálogo que não houvesse esse conflito.
A OTAN por outro lado está numa sinuca de bico, pois, se entrar no conflito, não saberemos as conseqüências desse conflito. O melhor caminho é o diálogo mas falta sensibilidade nesse intento... nessa crise no Leste Europeu.
O que o mundo não deseja  é uma deflagração de uma guerra mais ampla e as consequências não sabemos.
 Uma guerra com armas nucleares seria catastrófica pois, só a Rússia possuí armas ...bombas capazes de destruir o mundo 16 vezes.  
Diante desse quadro que ora está posto o que se pede é acima de tudo que os líderes mundiais tenham responsabilidade porque só quem perde é o mundo em âmbito geral.
A guerra é um flagelo que ninguém quer. O mundo não quer.
Um cessar fogo é o que queremos urgente.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.                  

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

O CLIMA NÃO É MAIS O MESMO

Se pensarmos que o clima é o mesmo de antes ..por exemplo uns 20 anos atrás, estará cometendo um grave erro de avaliação.
Já foi o tempo em que as estações do ano não são as mesmas,não são definidas,em sua duração e suas características climáticas.
Há fatores sim que concorreram para isso no decorrer do tempo.
O principal na minha avaliação simplória, é o não cuidado com o meio ambiente em todas as variáveis que possamos colocar e vericar..
No jornal Diário de Santa Maria, 21/02/22, a seguinte notícia, na sua página 2:
FUMAÇA DE GRANDES QUEIMADAS NA ARGENTINA INVADE O BRASIL:
"Bombeiros do Rio Grande do Sul estão há dois dias em Santo Tomé, na Argentina, na fronteira com São Borja, para ajudar no combate a incêndios de grandes proporções em campos e florestas. 
Seriam mais de 600 mil hectares queimados. A fumaça é tão intensa que avançou ontem pela Metade Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e parte do Mato Grosso e São Paulo, como mostra a imagem   de satélite. 
Já em Rosário do Sul, ontem havia equipes de plantão combatendo focos que estavam sob controle. A chuva fraca ajudou. Na semana passada, mais de 1 mil hectares  pegaram fogo".
Quem lê uma notícia dessas pode achar comum. Mas é algo sério, a seca é muito grande no Sul do País, a falta hiidrica se faz sentir. Campo seco...temperaturas altas e qualquer descuido no campo..."uma queimada sem controle...um toco de cigarro jogado a esmo em terreno seco, e o calor pode e muitas vezes é o estopim para um desastre ambiental.
A consciência ambiental é fundamental para zelarmos nossa mãe-natureza.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

CAVOCANDO NO LIXO

Sei que meu coração é mole ...sou um bobão de carteirinha, um incorrigivel sonhador. Não gosto de ver muita coisa que vejo..sentir muita  coisa que sinto.
Às vezes penso: Por que certas coisas...realidades tem que ser assim ou assado?
Outras vezes reflito tanta coisa e digo o que está posto é o que é.
Será?
Esses tempos de caminhada há uma certeza claravidente em nossas realidades.
Ocorreram modificações em tudo...que nos cerca... relações humanas..realidade de cada um ...a nossa natureza...nosso meio ambiente cada dia mais agredido como se chutassemos algo qualquer. 
Ficamos mais e muito mais empobrecidos de valores que dantes eram pilares que faziam nossas convivências.
Com certeza em tudo não há nada absoluto, se era certo ou errado. É a realidade muitas vezes que decreta.
Digo...falo...sobre valores de  humanismo, afinal na cadeia da evolução dos seres vivos, somos seres humanos ... maus ou bons ...carregando nessa caminhada evolutiva nossos sonhos...desejos... decepções... tristezas..alegrias...nossos egoismos...nossas taras de todo jeito...e tantas outras variáveis que podemos acrescentar.
Não sou..nem tenho essa pretensão de extratificar em nosso espectro social o que acontece ou para onde vamos, como seres, que apontam ou dizem que somos seres racionais...para mim há controvérsias e a realidade nos mostra. 
Vinha com meus pensamentos conectados e desconectados tentando resolver uma equação dentro de mim... problemas de toda ordem que muitas vezes nos pegam de surpresa e ficamos nus..e agora?
De repente vejo um movimento dentro de um contêiner de lixo e  do lado de fora, uma senhora comandando a situação... orientando...e ao lado dela duas crianças aparentando entre 5 uma, uns 7 a outra, e dentro da caçamba saindo uma criança uma menina que devia ter uns 11 anos.
Estava retirando do contêiner de lixo... resíduos...lixo...e procurando restos de comida.
Eu fiquei parado...um pouco distante,vendo essa cena muito triste que embrulhou meu estômago.
Uma realidade viva e que parece que nós nos  acostumamos com essas cenas em nossa sociedade.
Vi naquele quadro social na minha cara...algo triste...que revolta e da mesma forma a gente não ter a capacidade de mudar isso.
Fiquei pensando..." Essas crianças brincam ...estão na escola...elas sonham...elas se alimentam...tem uma cama.....?
Correu em mim uma emoção forte que me deixa mal...impotente...sem forças para reagir e tentar pintar esse quadro feio da realidade que enxergo, e querendo mudar  com outras cores...de esperança...uma vida melhor  para tantos e tantas crianças e adultos que estão passando por tudo isso.Mas não tenho esse poder mas confesso queria tanto ter !
Às vezes achamos..pensamos que os nossos problemas são maiores... nossas dificuldades... também, penso que as realidades são diferentes.
Esse capitalismo ultra liberal que vivenciamos em nossas realidades, nos deixaram mais pobres...as dificuldades aflorada a cada dia de nossas realidades.
E esses irmãos desalentados...sem esperança filhos..país e mães a procura de um contêiner de lixo ?
Confesso que me abate essa sensação quase inerte de reação para tentar mudar essa coisa feia que é o quadro de nossa realidade .
Ver crianças nas ruas... junto com os seus, nessas condições da miséria que campeia cada dia mais, é doloroso tudo isso.
O que é fato é que estamos mais pobres...em todos os sentidos.
É a realidade nua e crua !

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

domingo, 20 de fevereiro de 2022

UM ENCONTRO DE UM BAIANO E UM GAÚCHO

Temos nossas preferências, sim,  cada um de nós, é óbvio.
Falando de exercitar o corpo...gosto de pegar minha bicicleta para movimentar a carcaça do idoso, e dar umas voltas  por essa cidade que digo, para quem pratica esse esporte, nossa cidade deixa muito a desejar.
A que tem é insegura, insuficiente e mau cuidada e nosso trânsito é muito inseguro pelo desrespeito ao ciclista por parte dos condutores de veículos em nossas ruas e avenidas.
Tambem gosto de ler...e muito,  para exercitar o côco da cabeça.
Outra prática é caminhar ... é muito bom, faz bem  sempre.
Mas o que quero falar é de um encontro num dia desses de fevereiro/22 em frente ao Hiper Mercado Big.
Um rapaz, de nome Eliton, baiano, vendia guloseimas segundo ele,  para ganhar uns trocos. Ele se dirigiu a mim, pedindo descupas por interromper minha caminhada e eu disse tudo bem, me ofereceu uns chocolates, disse a ele que na volta passaria ali novamente 
Na volta estava o rapaz, com sua simpatia, muito educado .
Comprei uns chocolates dele e começou um papo bem natural e agradável.
Ele me falou que era da Bahia e morava em Vitória da Conquista.
Me disse que a Bahia era maravilhosa, povo nordestino muito hospitaleiro, alegre.
Eu a ele disse que era gaúcho, de São Gabriel  mas morava há um bom tempo em Santa Maria.
O papo rolava e ele me perguntou se eu conhecia a Bahia, o nordeste .
Disse que não mas é uma região brasileira que ainda irei conhecer se os astros deixarem.
Que conhecia pela literatura de Jorge Amado, Euclides da Cunha, desde os tempos de colégio.
Perguntei a ele : Que achas aqui do Rio Grande do Sul? Santa Maria?
Ele ficou um pouco receoso para responder, eu disse a ele pode falar amigo.
Meio sem jeito, me disse que sentiu racismo no Rio Grande do Sul . Ele  me pediu desculpas.
Falei que não tinha nada que pedir.
E disse a ele que infelizmente o Rio Grande do Sul, é um estado do Sul brasileiro  racista sim.
Pedi a ele desculpas por ele sentir na pele essa realidade.
Disse que infelizmente o racismo é algo nojento, inconcebível. Somos todos irmãos, na caminhada.
Foi muito gostoso esse encontro, um Baiano e um Gaúcho, dois brasileiros, falando de nossas coisas, de nossas realidades de Brasil.
Nos despedimos com um abraço e ele reforçou o convite, " vá no Nordeste, o povo lá é bom .
Obrigado Eliton! Bons negócios.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

LEMBRANÇAS DE UM GURI MAGRICELO

Essas últimas 24h, não foram boas é um misto de decepção e incertezas.
Mas de repente vejo um guri magrinho...muito magro...na sua infância...soltando uma pipa colorida.
O vento era forte mas o guri magricelo tinha medo de sair..ou brincar com seus amiguinhos, quanto havia vento forte tinha  medo que o vento levasse ele..
Bate um quadro de vida nas retinas de um homem triste que procura a cada instante ir em busca de suas raízes que lá atrás formou.
Aparece o guri montado num cavalo de taquara se sentindo um mocinho atrás dos índios cara-palidas num tiroteio.
Esse guri muito tímido era gago...nos seus primeiros anos de vida...mas gostava de brincar...com seus amigos...na sua imaginação ele queria ser um super-homem.
A imaginação percorre seu íntimo...na mente de um turbilhão de sensações.
Ah que vontade de correr nos campos do Chapadão...jogar o futebol na Lag! Fazer aquelas travessuras que fazíamos!
Tomar banhos de chuva ..se maravilhar jogando  barquinhos na água da chuva que lambuzava a rua.
Estou inquieto pensando tanta coisa que mexe comigo.
E chego a sentir saudade de mim.
Nessas divagações que a minha memória me trás em uma noite em que corre um vento gelado e me sinto frio ..estou com frio.
Talvez nesse momento o que mais se quer é um abraço que se precisa....mas o abraço não tenho....mas de repente como  numa faísca de um relâmpago aquele magricelo guri vem me abraçar nas portas da  madrugada que logo ali vai chegar.
A praça Fernando Abot, da minha cidade trás lembranças ao guri que  vive em mim ...hoje cansado...decepcionado...os balanços...o carrossel...o escorregador...eu brincava...sorria...cantava ...tudo era uma festa no meu coração.
Na frente da praça a igreja matriz majestosa...linda ...onde muitas veze ia rezar ...me confessar...por pecados cometidos... Nunca deixamos de sermos pecadores...pois  não somos santos...somos humanos com nossas imperfeições.
Erros e acertos...perdas e danos...na trajetória..conviveram com o guri e que hoje idoso ainda tem falhas...erros.
Esse guri magricelo...tinha seus sonhos...e como!
As lembranças fervem em mim ...como um filme numa panela de pressão que transborda  as cenas que passam na minha mente.
De repente como um raio o guri magricelo sai de mim .. e vai ao cine Harmonia junto com os amigos ver um filme de Tarzan e trocar gibis na frente do cinema.
Recordo....lembro ... é uma sensação estranha...talvez porque a noite gelada me dá uma sensação de medo.
Vejo uma batucada ...muita alegria na praça... é a banda do colégio XV de Novembro e Ginásio São Gabriel que desfilam num 7 de setembro apinhado de gente.
Um contigente de soldados desfilam garbosos na praça festiva...as carrocinhas de pipoca...o homem do algodão doce colorido...um burburinho de alegria ...e o guri magricelo com a boca melada..lambuzada saboreando um algodão doce ..com uma garrafa de Grapete.
Ah...esse guri magricelo vem a todo momento procurando por mim ...não sei o que ele quer..o que pretende ...eu me reviro no sofá para me esconder dele...não quero que ele me veja assim como estou.
Só quero dizer que sinto saudades dele ...da alegria dele...dos sonhos dele ... 

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua 

NOVA TRAGÉDIA EM PETRÓPOLIS NO RIO DE JANEIRO

A natureza grita todos os dias em nossos ouvidos e olhos mas parecem que estamos inertes e não vemos essa realidade que a natureza nos mostra a cada dia.
A cidade de Petrópolis, mais precisamente no Morro da Oficina, na serra, virou escombros, um cenário de guerra, a velocidade das águas tomando a cidade, suas ruas, falta de energia, falta de água, ônibus, carros abandonados, um cenário de horror.
Até o momento 35 mortos e outros desaparecidos com esse temporal devastador.
E o que se faz afinal ?
Esse estado de coisas é a natureza que dá o seu recado dos maus tratos recebidos pelo homem.
Vale lembrar que em novembro de 2011 morreram em torno de 811 mortos e milhares de desabrigados.
Já falamos em outros comentários passados que nosso meio ambiente paulatinamente vem sendo destruído sem nenhum cuidado, aos olhos das autoridades.
Temos a sensação real que o desmatamento criminoso, lembrem por exemplo, o que acontece, na nossa floresta Amazônica, sob os olhos dos governantes que não coibem essa destruição.
Falta sim, uma mentalidade de prevenção de nosso meio ambiente, tanto dos nossos governantes e suas políticas ambientais, assim como o cidadão comum que tem sim, que ter esse olhar prevencionista.
Essas catástrofes não ocorrem por acaso, é sim a natureza, o meio ambiente que está sendo devastado no mundo por interesses escusos.
Nada vai mudar se não houver uma drástica mudança de comportamento em relação aos cuidados com o meio ambiente.
Se percorrermos o mapa geográfico vamos constatar que esses fenômenos ocorrem no mundo todo.
Terremotos, tsunamis, o clima não é o mesmo...temperaturas extremas nunca sentidas, seca, falta de água. Isso é o alerta que devemos ter em mente.
É o recado da natureza que esfrega na nossa cara!
Infelizmente com mortes e destruição.

Não vamos afrouxar  o garrão, a luta continua.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

ESTÃO "ARMANDO" CONTRA O PT

O desespero está incrustado nas hostes bolsonarista, há uma nítida intenção de voltar o assunto da "fakeada" no caso da famosa facada em Jair Bolsonaro, e um dos motivos para isso é o que as pesquisas indicam hoje em vários institutos que fazem pesquisa eleitoral uma vantagem do PT.
Nessas pesquisas há uma possibilidade muito grande de o possível candidato do PT, Luis Inácio Lula da Silva ganhar a corrida presidencial em primeiro turno.
Há um alvoroço muito grande com um o vídeo que nunca foi exibido, e postado  por Magno Malta,de Jair Bolsonaro, falando da facada sofrida.
É muito estranho e bota estranho nisso, de tentar voltar com esse assunto.
O desespero por estar atrás nas pesquisas de opinião sobre a eleição é  com certeza é uma maneira, uma tentativa desesperada de tentar colocar novamente esse assunto para ganhos políticos.
Todos sabem o que a milícia digital de Jair Bolsonaro é capaz de espalhar todo tipo de fale news.
É hora de estarmos atentos a esse embuste, a tentativa através de manobras espúrias tentar levantar  suspeitas para o lado do PT( Partido dos Trabalhadores).


Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

sábado, 5 de fevereiro de 2022

A CARNE

"A carne mais barata  do mercado é a carne negra
Tá ligado que não é fácil, né mano? Se liga aí
A carne mais barata do mercado é a carne negra. A carne mais barata do mercado é a carne negra. A carne mais barata do mercado é a carne negra Só-so cego não vê
Que vai de graça pro presídio. E para debaixo do  plástico E vai  de graça pro subemprego. E pros hospitais  psiquiátricos. A carne mais barata do mercado é a carne negra dizem por aí.
A carne  mais barata do mercado é a carne negra.
Que fez e faz história segurando esse país no braço, meu irmão. O cabra que não se sente revoltado  porque o revólver já está engatilhado. E o vingador eleito, mas muito bem intencionado.
E esse país vai deixando todo mundo preto, e o cabelo esticado, mas mesmo assim ainda guarda o direito
De algum antepassado da cor brigar, sutilmente, por respeito brigar bravamente por respeito brigar por justiça e por respeito (pode acreditar)
De algum antepassado da cor brigar , brigar, brigar,brigar, brigar. Se liga aí.
A carne mais barata do mercado é a carne negra. Na cara dura , só cego que não vê. A carne mais barata do mercado é a carne negra
A carne mais barata do mercado é a carne negra. Na cara dura, só cego que não vê. A carne mais barata do mercado é a carne negra. Tá ligado que não é fácil, né, né mano
Negra,negra, carne negra. É mano, pode acreditar, a carne negra
A coluna de hoje poderia ser apenas a canção, mais nada. Os versos de A carne, música música composta por Seu Jorge, Ulisses Capelleti e Marcelo Fontes do Nascimento, e imortalizada na voz de Elza Soares, são a realidade de negros e negras neste país.
A chance de uma pessoa negra ser assassinada no Brasil é 2,6 vezes superior  a da não negra, segundo o Atlas da Violência 2021.
A violência por vezes, vem com requintes de crueldade, como a morte do jovem congolês  Moise Kabamgabe (foto), espancado depois de cobrar pelo pagamento do seu trabalho. Ele veio pro  Brasil  fugido da guerra e da fome. Encontrou escravidão, racismo e xenofobia. Sim: escravidão, pois morreu ao cobrar o pagamento do serviço. Mouse Kabamgabe foi espancado e amarrado como os senhores dos engenhos mandavam fazer com seus escravizados.
Diante de tamanha violência, só consigo pensar na canção-denuncia citada acima. " Está difícil respirar" neste país governado pelas milícias - não por acaso, a morte se deu na Barra da Tijuca,no Rio de Janeiro.

NEILA BALDI
Professora universitária
Jornal,  Diário de Santa Maria,RS
04/02/2022

Não vamos afrouxar  o garrão, a luta continua.



ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...