terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

COMO É DIFÍCIL FAZER POLÍTICAS PÚBLICAS

Se formos pensar na política como um todo e em tudo que ela engloba teremos muitas questões, muitas perguntas a fazer aos governos, administradores da coisa pública.
Governar por exemplo uma cidade não é simplesmente a sanha arrecadadora, cobrar impostos, e mais impostos no lombo do cidadão.
Governar uma cidade é governar para todos os seus habitantes.
É governar para quem mora no centro da cidade, num bairro, ou qualquer nome que queiramos dar a uma localidade de uma cidade.
Os recursos que o município arrecada um dos principais é o IPTU, assim como outros.
Os recursos são para investimento de infraestrutura na cidade, e no município todo, pagar suas obrigações constitucionsis, pagar a folha de seus servidores, e todo o complexo que é gerir uma cidade.
Também cabe ressaltar que vivemos numa República Federativa, cada município ,estado e governo federal tem sua participação no bolo tributário, tem seus direitos e obrigações.
O que quero ressaltar primordialmente é um questionamento que faço : "como é difícil nas escalas governamentais oferecer políticas públicas para o seu cidadão, pois é através dele que paga seus impostos o mesmo não recebe a contrapartida devida.
" Não há recurso, não tem sobras no orçamento, para fazer uma obra para beneficiar uma comunidade, não há como dar um aumento aos servidores ."
Por certo vocês já  viram esses e muitos outros motivos de respostas, discursos, que o cidadão  recebe. 
Por que isso ? Não  há em muitas realidades um planejamento real, um estudo , uma geografia da realidade do município por exemplo, para ver aonde aplicar os parcos recursos.
Mas se sabe que recursos tem, o que não  se tem é  usar com redponsabilidadr os mesmos. 
Geralmente são usados em outras "prioridades " para lá  acidente alguma obra marcar administrações para fins eleitorais. 
Um exemplo bem  atual, " minha  casa, minha vida" um programa social, de moradia para os mais necessitados  esse programa acabou, mas se não  acabou , está  parado por motivos outros.
Vivemos uma realidade que o trabalhador brasileiro,  perdeu muito de seus direitos sociais.
Perdeu  e não ganhou nada. 
Claro que ganhou alguns, desemprego, trabalho sem carteira assinada, direitos zero, aposentadoria difícil hoje de se aposentar, o pior de tudo é  o desalento,  a perda de esperança no amanhã. E daí? 
Vamos refletir tudo isso. 
 




Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...