sexta-feira, 20 de novembro de 2020

CONSCIÊNCIA NEGRA

Poderíamos hoje, celebrar o dia 20 de novembro, dia da consciência negra, mas cada dia que passa em nossas vidas, tudo parece algo a sonhar.
Infelizmente não noite de ontem, em Porto Alegre, um ato animal, um ato criminoso, um crime bárbaro,um ato de intolerância, um ato racista intolerável, o assassinato de um cidadão negro, por seguranças do CARREFOUR, na cidade de Porto Alegre,RS.
O cidadão foi espancado pelos seguranças covardemente, conforme  mostram imagens fortes, inadmissível um crime desse tamanho.
O racismo enraizado em muitos seres humanos, a brutalidade,o ódio, a falta de amor ao próximo, a intolerância, tira mais uma vida em nossa sociedade.
Até quando esses atos animalescos brutais, teremos que conviver nessa sociedade que vivemos, que já venho falando que estamos doentes, apodrecidos.?
Esse crime infelizmente é o retrato desse nosso Brasil, da cultura de extermínio de negros, índios, sem terras,  idosos, nossos irmãos de ruas, mulheres(feminicidios),homossexuais, de todos os matizes e tipos.
Nada disso justifica,nada disso devemos aceitar, é inadmissível o assassinato de um ser humano .
Quando se instala culturas de mortes, matar... matar...tudo isso tem que ser combatido com muita celeridade e punir rigorosamente.
Quando as leis são frouxas e infelizmente são aplicadas apenas a alguns segmentos de nossa sociedade, tudo fica mais difícil.
É imperioso, é urgente que tomamos medidas fortes, para erradicar esse monstro de intolerância que se instalou no âmago da nossa sociedade.
Sou gaúcho, sou cidadão, me sinto envergonhado por tudo isso, temos aqui no Rio Grande do Sul, infelizmente, uma marca de conservadorismo, um Estado que digo que é racista.
Aos familiares desse cidadão brasileiro, a minha mais profunda solidariedade, meus sentimentos.
Também quero colocar algo  , porque, quem filmou  esse ato criminoso não chamou a Brigada Militar, porque pessoas que estavam vendo essa agressão criminosa não tomaram atitudes, para evitar o pior?
Parece que temos o prazer de registrar através de câmeras de celular esses infortúnios quase que diários dentro do nosso dia --a dia.
A luta é árdua, nesse contexto que vivemos, precisamos sim de muito equilíbrio e políticas sérias e duras para que possamos minimizar, essas atrocidades de nosso cotidiano.
Ressalto,e ressaltarei sempre,  é inaceitável  essa morte, como tantas outras que ainda estão  impunes, MARIELLE, por exemplo,desse cidadão negro, não por ser um negro, e sim por ser um ser humano .
Ninguém....!!! Ninguém tem o direito de tirar a vida de qualquer ser humano.
Chega de violência..!! Chega de brutalidade!!
"20 de novembro dia da consciência negra".

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

Um comentário:

  1. Não sou racista,fico pensando o que muda é a cor da pele, somos todos iguais perante Deus, temos um coração,o sangue é vermelho.
    Isso é inadmissível!

    ResponderExcluir

ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...