Janio: quem
é o dono do jatinho?
Essa PF do zé … Se o jatinho levasse um petista … – PHA
JATO SILENCIOSO
Um ano depois, ainda não se sabe quem é o dono da aeronave que caiu com Campos. Há acobertamento
É com jato, também, que se prova a permanência dos acobertamentos e da impunidade que o otimismo, ou a ingenuidade, supõe em extinção como obra da Lava Jato. Não por acaso, nos ingredientes da permanência assegurada consta a presença, neste caso afinal discreta, da própria Lava Jato.
Ao completar-se, na próxima quinta-feira, um ano da morte de Eduardo Campos, faz um ano que as famílias cujas casas foram atingidas pelo jato esperam as devidas atenções e, sobre todas, a mais necessária delas: a indenização para remediar as perdas do que não lhes chegou de graça.
A juíza do caso, Natália Monti, de Santos, disse à Folha que a “obscuridade” em torno do proprietário do jato “torna praticamente inviável a reparação”.
Estendeu-se no tempo, portanto, e passou ao processo levado à Justiça, a deliberada mixórdia em torno da propriedade do avião, quando do acidente. Entre as meias versões, a alegada compra do jato por uma borracharia que talvez só pudesse ter umaBICICLETA, e que afinal fez a compra mas não tinha o avião, e por aí afora.
Não há terceira hipótese: ou o jato não mudou de propriedade ou houve uma venda. Em qualquer caso, há um registro seu na Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac. Esse jato, que não era novo, decolou e pousou em aeroportos, logo, tinha a licença que legitimava o seu prefixo, inscrito na fuselagem. Como, para ter essa licença renovável a períodos determinados, é necessária a identificação da propriedade, parte do que é obscuro se iluminaria aí.
Se o jato foi vendido, alguém recebeu e alguém pagou na transação. A partir daí, seria só um rastreamento, simples e rápido, para chegar ao novo dono, fosse ou não o pagador. Isso, se a fiscalização da Anac não estivesse acompanhando, como deve, a regularidade do jato.
O nível de competência que a Polícia Federal alcançou não admite a hipótese de dificuldade, por menor que fosse, para identificar a propriedade do avião. A Anac, por mais insuficiente que seja, a ponto de estar há longo tempo sem deliberações por falta de dois diretores para o quorum decisório, tampouco teria problema para levantar o histórico do avião.
Ou a identificação foi deixada de lado por pressões injustificáveis, ou está feita e silenciada sob pressão. Há acobertamento.
Um candidato à Presidência da República dispondo de um avião que não pudesse ser identificado já seria um fato bastante brasileiro. Mas o que está em questão não é isso. É o direito legítimo de reparação devido a pessoas que dela têm necessidade, e veem a proteção ser dada, não ao seu direito, mas a quem dispõe de influência para negá-lo.
Um dos vazamentos feitos pela Lava Jato, lá atrás, ligou Eduardo Campos a uma das acusações. Desde então, os cruzados da operação nem inocentaram o ex-governador, nem trouxeram outro esclarecimento. Mas também aí o jato ficou de fora.
Lamentável sabermos que vai fazer 1 ano do trágico acidente que derrubou
todos os tripulantes do jatinho e com ele, o presidenciável Eduardo Campos
mas o mais incrível é que as autoridades responsáveis em descobrir o dono
do avião ainda, pasmem, não sabe ainda de quem é o fatídico avião, penso eu,
que esse avião caiu do céu, ou uma mágica fez ele escafeder-se por ai.
Triste, isso, mas mais triste, e desumano, são os familiares das vítimas outras
que até o momento não tiveram da justiça a reparação devida. Quando isso
vai ocorrer?
Como diz JÃNIO DE FREITAS, magistralmente, é porque talvez não tem alguém do PT nessa história senão já estaria esclarecido.
Mas porque até agora não se sabe quem é dono?
Por essas e outras é que todos nós muitas vezes, outros quase sempre perdem
a credibilidade nas instituições que estão ou deveriam estar aí, para defender
todos nós cidadãos mas não é isso que ocorre nesse caso.
Quem é o dono do avião? Outra, a meia tonelada de cocaína do famoso helicóptero
quem era o do daquela droga ? Silêncio né?
Pensem nisso enquanto eu vos digo até amanhã.
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