terça-feira, 11 de agosto de 2015

E O DONO DO JATINHO SUMIU : ESCAFEDEU-SE ?

Publicado em 11/08/2015

Janio: quem
é o dono do jatinho?

Essa PF do zé … Se o jatinho levasse um petista … – PHA 

Conversa Afiada reproduz coluna de Janio de Freitas, nesta terça-feira (11), na Fel-lha:

JATO SILENCIOSO



Um ano depois, ainda não se sabe quem é o dono da aeronave que caiu com Campos. Há acobertamento

É com jato, também, que se prova a permanência dos acobertamentos e da impunidade que o otimismo, ou a ingenuidade, supõe em extinção como obra da Lava Jato. Não por acaso, nos ingredientes da permanência assegurada consta a presença, neste caso afinal discreta, da própria Lava Jato.

Ao completar-se, na próxima quinta-feira, um ano da morte de Eduardo Campos, faz um ano que as famílias cujas casas foram atingidas pelo jato esperam as devidas atenções e, sobre todas, a mais necessária delas: a indenização para remediar as perdas do que não lhes chegou de graça.

A juíza do caso, Natália Monti, de Santos, disse à Folha que a “obscuridade” em torno do proprietário do jato “torna praticamente inviável a reparação”.

Estendeu-se no tempo, portanto, e passou ao processo levado à Justiça, a deliberada mixórdia em torno da propriedade do avião, quando do acidente. Entre as meias versões, a alegada compra do jato por uma borracharia que talvez só pudesse ter umaBICICLETA, e que afinal fez a compra mas não tinha o avião, e por aí afora.

Não há terceira hipótese: ou o jato não mudou de propriedade ou houve uma venda. Em qualquer caso, há um registro seu na Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac. Esse jato, que não era novo, decolou e pousou em aeroportos, logo, tinha a licença que legitimava o seu prefixo, inscrito na fuselagem. Como, para ter essa licença renovável a períodos determinados, é necessária a identificação da propriedade, parte do que é obscuro se iluminaria aí.

Se o jato foi vendido, alguém recebeu e alguém pagou na transação. A partir daí, seria só um rastreamento, simples e rápido, para chegar ao novo dono, fosse ou não o pagador. Isso, se a fiscalização da Anac não estivesse acompanhando, como deve, a regularidade do jato.

O nível de competência que a Polícia Federal alcançou não admite a hipótese de dificuldade, por menor que fosse, para identificar a propriedade do avião. A Anac, por mais insuficiente que seja, a ponto de estar há longo tempo sem deliberações por falta de dois diretores para o quorum decisório, tampouco teria problema para levantar o histórico do avião.

Ou a identificação foi deixada de lado por pressões injustificáveis, ou está feita e silenciada sob pressão. Há acobertamento.

Um candidato à Presidência da República dispondo de um avião que não pudesse ser identificado já seria um fato bastante brasileiro. Mas o que está em questão não é isso. É o direito legítimo de reparação devido a pessoas que dela têm necessidade, e veem a proteção ser dada, não ao seu direito, mas a quem dispõe de influência para negá-lo.

Um dos vazamentos feitos pela Lava Jato, lá atrás, ligou Eduardo Campos a uma das acusações. Desde então, os cruzados da operação nem inocentaram o ex-governador, nem trouxeram outro esclarecimento. Mas também aí o jato ficou de fora. 
Lamentável    sabermos que  vai  fazer   1 ano do  trágico acidente  que  derrubou
todos os  tripulantes  do jatinho  e  com  ele,  o  presidenciável Eduardo Campos 
mas  o  mais  incrível  é que  as autoridades  responsáveis  em  descobrir  o  dono
do avião   ainda, pasmem, não  sabe ainda  de quem  é o  fatídico  avião,  penso eu,
que  esse  avião  caiu  do  céu,  ou  uma  mágica fez  ele  escafeder-se  por ai.
Triste,  isso,  mas mais  triste,  e desumano,  são  os familiares das vítimas outras
que  até o  momento  não  tiveram  da justiça  a reparação  devida. Quando  isso
vai ocorrer? 
Como  diz  JÃNIO  DE FREITAS,  magistralmente, é porque  talvez não  tem alguém  do  PT  nessa  história  senão  já estaria esclarecido.
Mas  porque até agora  não  se sabe  quem  é  dono?
Por  essas  e outras  é que  todos  nós muitas  vezes, outros  quase sempre  perdem
a credibilidade nas instituições  que estão  ou  deveriam  estar aí,  para  defender 
todos nós cidadãos  mas não  é isso  que  ocorre nesse  caso.
Quem  é o dono do avião?   Outra, a meia tonelada de cocaína do famoso  helicóptero
quem era o  do  daquela  droga ? Silêncio   né?
Pensem  nisso  enquanto eu  vos digo até amanhã.


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