Na expectativa da prisão de Lula, movimentos sociais fazem vigília contra Moro
outubro 16, 2016 |
"Os rumores de uma suposta operação da Polícia Federal para prender o ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva, na madrugada desta segunda-feira, dia 17, pôs a militância do PT e lulista de vigília contra o juiz Sérgio Moro.
A movimentação pró-Lula teve início na noite deste domingo, 16, na porta do prédio onde mora o ex-presidente na Avenida Francisco Prestes Maia, em São Bernardo do Campo, São Paulo.
A suposta prisão do petista também mexeu com os bastidores da política em Curitiba, no Paraná, para onde são enviados todos os presos da Lava Jato. A militância de todos os movimentos sociais já teria um “plano de emergência” para cercar a PF.
A luz amarela acendeu no decorrer na semana com Lula tornando-se réu pela terceira vez. O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, abrir ação penal contra o ex-presidente, um sobrinho da primeira mulher dele, Taiguara dos Santos, o empresário Marcelo Odebrecht e mais oito pessoas, todas acusadas de crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção.
No dia 20 de setembro o juiz federal Sergio Moro aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com a decisão, Lula virou réu na Operação Lava Jato. Ele já era réu em outra ação na Justiça do DF. Também viraram réus a mulher de Lula, Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula,Paulo Okamotto, além do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Fábio Hori Yonamine, Paulo Roberto Valente Gordilho eRoberto Moreira Ferreira.
Para Moro, há indícios de que Lula teria sido beneficiado pelas vantagens pagas pela empreiteira OAS e que sabia que a origem do dinheiro era o esquema de corrupção que desviou recursos da Petrobras. “Luiz Inácio Lula da Silva seria beneficiário direto das vantagens concedidas pelo Grupo OAS e, segundo a denúncia, teria conhecimento de sua origem no esquema criminoso que vitimou a Petrobras”, disse o juiz em seu despacho.
Coincidentemente, com prisão ou não de Lula, essa movimentação ou fofoca ocorrem na véspera da segunda votação da PEC 241 na Câmara — aquela do fim do mundo –, que congela por 20 anos investimentos em saúde e educação. Também acontece na boca de urna do segundo turno.
Pelo sim pelo não, o jornalista Breno Altman informou hoje que Lula não sairá do país em pedirá asilo para fugir da prisão. Abaixo, leia a íntegra:
AVISO AOS NAVEGANTES
Lula não sairá do país. Não pedirá asilo nem se abrigará em qualquer embaixada. Isso é decisão por ele tomada e comunicada a seus companheiros.
O ex-presidente está plenamente convencido de que se exilar enfraqueceria sua defesa, debilitaria o PT e seria um mau exemplo ao povo brasileiro.
Lula irá enfrentar a perseguição da qual é vítima pelas ruas e instituições do país, contando sempre com a solidariedade internacional.
Não se renderá nem fugirá. Se vier a ser preso, será do calabouço que continuará lutando contra o arbítrio e o golpismo.
Encarcerado, mais do que se exilando, colocará a nu com mais rudeza e sem disfarces o Estado policial que está sendo forjado no interior de nossa combalidos democracia.
Essa é a clara posição que transmite a todos os que com ele conversam a respeito da escalada liderada pelos setores mais reacionários da PF, do MPF e do Poder Judiciário."
*Breno Altman
Pensem nisso enquanto eu vos digo até amanhã.
*Breno Altman
Pensem nisso enquanto eu vos digo até amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário