O que vemos hoje é um lugar ao lado da Estação Ferroviária que também está ali parecendo um lugar fantasma, feio, abandonado, que mostra o quanto desdenhamos da história da cidade.
Digo sempre que o lugar seja ele qual for que não cuida de sua história, aos poucos vão sumindo de nossas lembranças sendo esquecidas ficando somente aqueles que conviveram com o labor ferroviário o que resta para contar.
É de lamentar o descaso, a falta de cuidado de um dos mais valiosos conjuntos arquitetônicos que temos ao lado também a Gare da Estação.
Quanta história temos aqui e foi começada , e Santa Maria, viveu o auge do transporte ferroviário, sendo aqui um dos principais troncos ferroviários do Sul do Brasil.
E hoje há uma estação ferroviária que mais parece um cartão de terror aos que ali transitam.
Na Vila Belga há o prédio da Associação da Viação Férrea do Rio Grande do Sul que está agonizando a cada dia que passa, ruindo a sua história.
Com todo respeito as autoridades locais públicas é simplesmente vergonhoso ver uma história tão linda sendo ruída pelo tempo.
Não vamos deixar que esse belo e lindo patrimônio seja destruído pela falta de sensibilidade de nossos governos locais.
Hoje não escutamos mais o apito do trem, e o que temos ainda em pé, resticios da nossa história, como sociedade, temos sim que lutarmos para sua restauração.
Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário