quarta-feira, 9 de agosto de 2023

O DIA DOS PAIS !!!

Está chegando o dia dos pais, e para muitos parece corriqueiro sendo uma outra data comemorativa como tantas outras. Mas lá no fundo de nosso ser com certeza não é.
O que há a nossa volta é uma avalanche de propagandas disseminadas pela mídia de todo tipo, oferecendo produtos, presentes para presentear nossos pais.
E todo o ano nessa data é assim, como em outras tantas. Presentes...presentes.... é isso? Isso basta? Tem algo mais? A oferecermos? Shoppings, hipermercados, lojas em geral...uma correria para presentear nossos velhos...moços pais!
No meu tempo de piá, de guri, como falamos aqui no Rio Grande do Sul, eu queria estar junto com o meu pai, ouvir ele, a presença dele me bastava, saber que ele estava ali comigo.
E muitas vezes a gente não dá  essa importância devida, a gente valoriza quando não estão mais com a gente.
Meu pai não está mais comigo, perdi ele em 1984, tinha ele 54 anos; um câncer violento levou ele muito rápido.
Sinto muita falta do meu pai, e como sinto! Fica um vazio...uma não presença que machuca lá no fundo do coração.
Poxa, meu pai me ensinou muito, eu sempre prestava atenção nos conselhos dele. Muito do que eu sou hoje, foi devido a suas palavras de aconselhamento.
Meu pai era um homem amigo,calmo, de poucas palavras. Gostava de servir os outros, ajudar, dizia sempre que devíamos respeitar as pessoas, e ajudar, sermos justos, amigos sempre das pessoas,honestos, não pegar nada do que não era da gente, sermos enfim solidários sempre.
Se tem algo que levei pra minha vida foi esses básicos aconselhamentos dele. E eu com meus erros e acertos sempre me pautei por isso. Foi o melhor presente que recebi dele, e norteou a minha vida.
A gente escutava sempre o nosso pai, pois ali, naquele homem, tinha respeito, carinho e amor dele pra nós, do jeito dele.
Hoje não sei se mudou nas relações de pais e filhos, "acredito piamente que sim". Não temos respeito por eles muitas vezes, achamos que sabemos de tudo, o velho tá gagá, tá senil, só fala abobrinhas. Não os escutamos mais! Está ultrapassado! O respeito pela figura paterna, foi pras cucuias em grande parte por filhos.
Pois é, os tempos são outros, o mundo caminha pra frente como se diz. 
Às vezes quando o meu pai Getúlio, o GG, o Tota, como chamavam ele, chegava do quartel, ele era sargento de Cavalaria, no 9° Regimento João Propricio, em São Gabriel, eu era que tirava as botas dele, ele sentava na cadeira e eu magrinho e fazia aquele esforço, via nas feições dele, o sorriso largo dele pelo meu gesto, pois ele sabia que tudo aquilo que eu fazia era carinho e amor pra ele.
Mas o tempo passou fica a saudade, e lembranças que pipocam aqui e ali em meu coração, saudade eterna.
Nesse Dia dos Pais, que se avizinha nesse domingo, curte o seu pai, o seu velho, de carinho, amor, a sua presença pra ele, abrace e conversem muito! Veja no seu pai o quanto o tempo passou e ele está ali e você está com ele. 

A vida nos proporciona momentos que não devemos dispensar, e agradecermos a eles, aos nossos pais, é o reconhecimento de amor e vida que devemos ter a eles.
FELIZ DIA DOS PAIS..MEU PAI AMADO... GETÚLIO! E ATODOS OS PAIS NESSE DIA E SEMPRE!!

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...