sexta-feira, 25 de agosto de 2023

PASSANDO PELA VILA BELGA

A Vila Belga, um conjunto de casas históricas que fazem parte da história da ferrovia aqui e também do Rio Grande do Sul está ali para todos nós sabermos o que foi nossa história. 
O que vemos hoje é um lugar ao  lado da Estação Ferroviária que também está ali parecendo um lugar fantasma, feio, abandonado, que mostra o quanto desdenhamos da história da cidade.
Digo sempre que o lugar seja ele qual for que não cuida de sua história, aos poucos vão sumindo de nossas lembranças sendo esquecidas ficando somente aqueles que conviveram com o labor ferroviário o que resta para contar.
É de lamentar o descaso, a falta de cuidado de um dos mais valiosos conjuntos arquitetônicos que temos ao lado também a Gare da Estação.
Quanta história temos aqui e  foi começada , e Santa Maria, viveu o auge do transporte ferroviário, sendo aqui um dos principais troncos ferroviários do Sul do Brasil.
E hoje há uma estação ferroviária que mais parece um cartão de terror aos que ali transitam.
Na Vila Belga há o prédio da Associação da Viação Férrea do Rio Grande do Sul que está agonizando a cada dia que passa, ruindo a sua história.
Com todo respeito as autoridades locais públicas é simplesmente vergonhoso ver uma história tão linda sendo ruída pelo tempo.
Não vamos deixar que esse belo e lindo patrimônio seja destruído pela falta de sensibilidade de nossos governos locais.
Hoje não escutamos mais o apito do trem, e o que temos ainda em pé, resticios da nossa  história, como sociedade, temos sim que lutarmos para sua restauração.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

REENCONTRO AO SOM DAS ÁGUAS DO MAR

Ela não tinha  esperança que a relação amorosa fosse reatada.
Sentia as marcas de sua dor em seu ser.
Mas o que mais a maltratava era a solidão de suas horas sem ele.
Já sentia sinais de que algo não ia bem, alguma coisa entre eles não estava mais fluindo. Talvez, fosse momentos de reflexão e muitas coisas na cabeça que a fazia pensar assim.
Num de repente, olhou o relógio e viu que dava tempo para uma viagem, queria uma praia e não pensou duas vezes. 
E numa pequena praia isolada em terras espanholas ela resolveu ficar um pouco só, refletir tudo o que estava acontecendo.
Na praia ela procurava colocar suas emoções em ordem,  harmonizar seu coração e tinha como companhia, o entardecer daquele lugar onde a natureza era um convite para pensar ....ao som das águas do mar batendo nas rochas, como socando seu adversário no ringue.


Era uma praia calma...mas os atrativos era o povo alegre, rodeado por uma esplêndida natureza que serenava seu coração que pulverizava várias emoções.
Não gostava de estar sozinha ..após um relacionamento de muita vida.


Mas suas pisadas na areia da praia quando fazia sua caminhada dava a ela, uma sensação estranha, ambígua, de paz, serenidade e medo.
Seus pensamentos longe, pensava como seria sua vida.
Mas na praia procurava um elexir para estancar aquilo que a deixava com medo.
Após a caminhada...olhou o relógio e viu que já eram 20:00h, sentiu de dar uma volta pela pequena praia e conhecer um pouco aquele lugar.
No caminho ouvia trepidantes sons daquelas músicas ritimadas que chegavam a ela através do vento que soprava dançando pra ela.
As árvores típicas da região dançavam ao som do vento como fazendo um convite a ela: " vamos dançar..vamos nos divertir..."
Passando em frente a um barzinho apinhado de gente ela foi levada pelo ritmo da música frenética que tocava seu corpo e as recordações do seu coração.
Para onde ela olhava, via o homem que não esquecia. Ela tinha sentimento por ele e a reciprocidade dele também.
Foi irressistivel não se deixar cair ao som da música que a envolveu totalmente, indo para pista dançar.
Após sair da pista, foi até o barzinho bebericar um Campari com bastante gelo, e descansar da dança que fez muito bem a ela.
Sentada num banquinho ela procurava respostas e saídas.
De repente ouve um buzinaço de um veículo e sua emoção saltou pela boca...e pensava..."é ele..eu sei .. é ele"!!! 
Ela sai correndo até a frente do bar com o coração na boca, pois sabia que só ele buzinava daquele jeito....era maluco!
Ele de bermuda branca, chapéu Panamá e usando sandálias, com uma camisa vermelha em contraste com sua pele morena e   com seus cabelos grisalhos longos voando ao vento.
Ele vê ela com um vestido longo branco, descalças correndo em sua direção e ele sem pensar faz o mesmo.
Um longo e carinhoso abraço...de alma e coração, enfim o reencontro do amor.
Diz o poeta que sempre há e haverá tempo para o amor. Isso está escrito!

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.




domingo, 20 de agosto de 2023

DECEPÇÕES EM NOSSOS CAMINHOS

É muito difícil falar algo, ou simplesmente interagir esse tema, esse assunto.
Acredito que cada um de nós tem em si, uma forma de encarar o mundo, encarar as realidades, tudo aquilo que atravessa nosso caminho.
Aqui falo de relações, convivências de toda ordem.
As vezes colocamos expectativas demasiadas, acreditamos demais,confiamos e  no fim,é um tombo muito grande. 
Talvez e posso acreditar nisso que muitas vezes é pelo nosso jeito de encararmos a vida, e não achamos que pode acontecer algo desse tipo. A realidade nua e crua prova pra gente que sim.
Um dia a gente descobre manobras, o mau caratismo, a má índole, e passamos a ser mais um "idiota" nessa caminhada que percorremos.
Sou ainda, do tempo que acredito no ser humano mas hoje confesso que algo mudou em mim, com certeza  mas jamais mudarei minhas raízes, aquilo que acredito.
A lealdade, o respeito, gratidão, humildade, são pra mim algo que jamais abri mão e abrirei em minha vida.
Hoje, me sinto machucado...doido...receoso...inseguro,sei, os tombos nos ensinam, e com isso, é  um aprendizado que devemos absorver.
Quando me olho no espelho, muitas vezes fico com raiva de mim..por não ter a capacidade de reconhecer cobras e hienas a minha volta, ou as que se aproximam de mim, " com todo o respeito a esses animais" que fazem parte da natureza e não são assim.
Já recebi sorrisos falsos... palavras revestidas de fel e isso  sim, devemos aprender e como!
Esses dias vendo via documentários em mídia, e observando os bichos in loco eu cheguei a uma conclusão: os animais dão muitos exemplos pra nós, um cachorro seja ele de que raça for, mostra pra gente o quanto são amigos, parceiros, generosos, leais, assim como um gato, uma gata...nesse caso dou exemplo da Marceline, a gatinha da minha Julinha. 
Eles sabem quando não estamos bem, temos algum problema, eles sentem, e estão sempre juntos da gente se conectando,oferecendo sem nada pedir, ou cobrar seu carinho. 
Muitas e tantas vezes, fico comovido com tanto carinho desses bichos...Marceline, a gatinha pretinha me faz um bem danado. 

Sei que as convivências humanas nessa selva que habitamos não são fáceis mas fazem partem desse teatro onde todos nós somos os atores, cada um com o seu papel.
Nunca esqueço que  um tempo atrás me disseram : " JC, és um sonhador, esse mundo que você acredita não existe".
Respondo que o dia que eu parar de sonhar eu digo que morri! 
Não há razão para viver!
É fato que o mundo, a vida é assim, todos nós, cada um trás consigo,suas expectativas de vida, seus anseios, sonhos, e também consigo suas experiências de vida, suas dores, frustrações marcas enfim, sua história.
Hoje temos que ter essa consciência que somos diferentes, cada um com aquilo que acredita. Pois, é assim que a humanidade caminha.
Mas isso nada mais é que os caminhos que trilhamos aqui.
Cada dia eu aprendo,mas nesses últimos tempos,eu aprendi! E continuarei aprendendo e sempre haverá tempo para esse intento.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua 





sexta-feira, 11 de agosto de 2023

BOLSONARO PRESO? POR QUE AINDA NAO ESTÁ?

Temos tantas leis nesse Brasil, umas muito boas outras  tantas que nem precisavam existir. 
São muitas leis que se fossem cumpridas e essas mesmas leis efetivadas, e cumpridas, com certeza teríamos um País melhor.
A percepção real que chegamos é que as nossas leis é para pobre e negro! Enquanto os verdadeiros corruptos e ladrões estão aí praticando seus crimes a revelia, fazendo o cidadão  correto, e trabalhador que cumpre as leis, seja um verdadeiro otário em nossa sociedade aos olhos da civilidade 
É tanta maracutaia, tanta trama, tantas atividades suspeitas, tanta ladroagem fazendo nós todos de uns verdadeiros idiotas. 
O ex- presidente Jair Messias Bolsonaro, tem arrolados, em sua extensa ficha de maus feitos durante o seu governo cheio de irregularidades, e crimes de toda ordem que a pergunta que não quer calar: Bolsonaro está preso? Por que não prenderam?
Por muito ou quase nada se coloca no xilindró muita gente nesse Brasil varonil! E "ELE" ainda não o foi, por que?
Nós não entendemos, imagine nossa sociedade em geral.
Enquanto isso vão acontecendo crimes e cada vez mais!
Só iremos crescer como sociedade quando a lei for implacável, dentro das normas  constitucionais para todos, mas há um seleto grupo entre eles, o ex - presidente Jair M. Bolsonaro, que estão livres na praça, pintando e bordando, rindo da cara do brasileiro.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.




quarta-feira, 9 de agosto de 2023

O DIA DOS PAIS !!!

Está chegando o dia dos pais, e para muitos parece corriqueiro sendo uma outra data comemorativa como tantas outras. Mas lá no fundo de nosso ser com certeza não é.
O que há a nossa volta é uma avalanche de propagandas disseminadas pela mídia de todo tipo, oferecendo produtos, presentes para presentear nossos pais.
E todo o ano nessa data é assim, como em outras tantas. Presentes...presentes.... é isso? Isso basta? Tem algo mais? A oferecermos? Shoppings, hipermercados, lojas em geral...uma correria para presentear nossos velhos...moços pais!
No meu tempo de piá, de guri, como falamos aqui no Rio Grande do Sul, eu queria estar junto com o meu pai, ouvir ele, a presença dele me bastava, saber que ele estava ali comigo.
E muitas vezes a gente não dá  essa importância devida, a gente valoriza quando não estão mais com a gente.
Meu pai não está mais comigo, perdi ele em 1984, tinha ele 54 anos; um câncer violento levou ele muito rápido.
Sinto muita falta do meu pai, e como sinto! Fica um vazio...uma não presença que machuca lá no fundo do coração.
Poxa, meu pai me ensinou muito, eu sempre prestava atenção nos conselhos dele. Muito do que eu sou hoje, foi devido a suas palavras de aconselhamento.
Meu pai era um homem amigo,calmo, de poucas palavras. Gostava de servir os outros, ajudar, dizia sempre que devíamos respeitar as pessoas, e ajudar, sermos justos, amigos sempre das pessoas,honestos, não pegar nada do que não era da gente, sermos enfim solidários sempre.
Se tem algo que levei pra minha vida foi esses básicos aconselhamentos dele. E eu com meus erros e acertos sempre me pautei por isso. Foi o melhor presente que recebi dele, e norteou a minha vida.
A gente escutava sempre o nosso pai, pois ali, naquele homem, tinha respeito, carinho e amor dele pra nós, do jeito dele.
Hoje não sei se mudou nas relações de pais e filhos, "acredito piamente que sim". Não temos respeito por eles muitas vezes, achamos que sabemos de tudo, o velho tá gagá, tá senil, só fala abobrinhas. Não os escutamos mais! Está ultrapassado! O respeito pela figura paterna, foi pras cucuias em grande parte por filhos.
Pois é, os tempos são outros, o mundo caminha pra frente como se diz. 
Às vezes quando o meu pai Getúlio, o GG, o Tota, como chamavam ele, chegava do quartel, ele era sargento de Cavalaria, no 9° Regimento João Propricio, em São Gabriel, eu era que tirava as botas dele, ele sentava na cadeira e eu magrinho e fazia aquele esforço, via nas feições dele, o sorriso largo dele pelo meu gesto, pois ele sabia que tudo aquilo que eu fazia era carinho e amor pra ele.
Mas o tempo passou fica a saudade, e lembranças que pipocam aqui e ali em meu coração, saudade eterna.
Nesse Dia dos Pais, que se avizinha nesse domingo, curte o seu pai, o seu velho, de carinho, amor, a sua presença pra ele, abrace e conversem muito! Veja no seu pai o quanto o tempo passou e ele está ali e você está com ele. 

A vida nos proporciona momentos que não devemos dispensar, e agradecermos a eles, aos nossos pais, é o reconhecimento de amor e vida que devemos ter a eles.
FELIZ DIA DOS PAIS..MEU PAI AMADO... GETÚLIO! E ATODOS OS PAIS NESSE DIA E SEMPRE!!

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...