sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

KISS, 10 ANOS !

O tempo passou... já são 10 anos que o incêndio fatídico da boate Kiss, aconteceu, ceifando a vida de 242 jovens...deixando outros tantos com sequelas graves, e ainda em tratamento.
Além disso, muitos sonhos, projetos de vida, foram consumidos pelo fogo e fumaça.
A madrugada de 27/02/13, não se pode esquecer nunca principalmente em memória aos 242 mortos que enlutaram familias, e tantos outros relacionamentos.

Mas o que choca em tudo isso nesse contexto desse luto que dura 10 anos, é que a justiça brasileira não solucionou esse caso, é um escândalo, um desrespeito aos entes mortos, e suas famílias, é um sofrimento eterno.
As homenagens desse 27/01/23, foi emocionante, a lembrança viva de todo esse horror que a madrugada do dia 27 de janeiro trouxe para a cidade de Santa Maria. Houve projeção de vídeos, palestras, missa ecumênica, no sentido de homenagem aos mortos e para nunca esquecermos, e para que nunca mais fatos dessa natureza ocorra.
É urgente, que a justiça brasileira, aqueles homens que compõem o nosso judiciário, encerrem esse julganento, que é muito hipócrita em dez anos e nada de uma solução final, para que ao menos traga aos familiares desses jovens mortos um pouco mais de serenidade e paz em seus corações.
Não obstante, cabe ressaltar, que a lista de réus para julgamento deveria sim constar outros nomes que ficaram de fora desse julgamento.
É também claro salientar, que devemos todos como sociedade estarmos conectados e irmanados para não deixarmos cair no esquecimento tudo o que aconteceu e que haja um julgamento finalem seguida, para não prescrever.
Santa Maria, nunca mais foi a mesma, ela chora a perda de 242  jovens que poderiam sim, estarem junto aos seus, só não estão por falhas daqueles que deveriam cuidar da segurança do ambiente da festa.
Meu respeito aos jovens falecidos tragicamente e aos seus familiares.

Não vamos afrouxar o garrão a luta continua.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

O CALOR QUE SUFOCA !

O calor queima tanto que a respiração fica ofegante. Nesses dias de um verão implacável, um sol inclemente que por onde chega, dilacera,queima, deixando rastros de uma terra judiada, seca, quase morta de falta das gotículas de água para hidratar a vida que brota da terra.
Às vezes me imagino na terra nordestina caminhando pela caatinga sentindo esse sol inclemente que por onde passa, deixa seu rastro de poeira, que penetra a pele do caminhante.
O céu azul, e limpo contrastando com os bichos que passam procurando seu alimento pra não morrerem de fome e sede.
Ao longe visualizo um homem, caminhando sob uma terra calcinada  com seus passos lentos, cansados dessa intempérie imposta pela natureza, tantas vezes castigada pelo homem. Ele pára, e só pede água, a água que nesse clima é o melhor remédio pra suavizar aquela vontade de dar umas goeladas para nutrir e tentar ao menos se recompor, pois a caminhada é longa, é farta de sacrifícios que o corpo terá que percorrer por léguas de solidão, tendo como companhia o sol abrasador do sertão.

Nessa imensidão de lonjuras os pensamentos caminham acelerados, parecendo que não vai dar tempo pra chegar ao ponto de chegada.
Por instantes, escuto cascos de matungos  pisoteando a terra ardente, como querendo fugir da inclemencia do clima ...quanto mais escuto sinto que não chegam até mim. 
Não eram cascos sulcando a terra dura, e sim, meus delírios misturados com essa imensidão de terra judiada mas valente !
Há tempo sim da chuva que logo virá pra beijar a terra com sede pra numa comunhão da natureza vir a benção em gotas da chuva esperada e aguardada. Enfim...!

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.
 

domingo, 8 de janeiro de 2023

CRIMINOSOS GOLPISTAS BOLSONARISTAS ATACAM OS PODERES DA REPÚBLICA

Um domingo, esse 9 de dezembro de 2023  que vai infelizmente ficar na história como um dia negro, triste para a democracia brasileira.
Vândalos, bandidos, golpistas, arruaceiros, baderneiros, violentos, e sem noção,  ainda inconformados com a a vitória legal, legítima e democrática de Lula tentam por vias criminosas levar tumulto ao país, e Brasília é o centro atingido para os bandidos cometerem seus atos anti-democraticos e golpistas.
As cenas desde cedo da tarde desse domingo,  mostradas pelos meios de comunicação é o retrato que esse país está sem lei, pois as autoridades de segurança que estão em lei exercendo suas funções para proteger o patrimônio público e o povo, ficam omissas, elegendo o quanto pior melhor.
A depredação que mostram as cenas mostradas pelas tvs e vídeos de outras mídias é assustadora.
 E que todos esses criminosos sejam indentificados e dentro da lei, sejam criminalizados e punidos.
O golpe nao vai prosperar, querem ganhar uma eleição? Que ganhem legalmente na lei e na democracia. 

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua. 

sábado, 7 de janeiro de 2023

EM VITÓRIA DA CONQUISTA, A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Nunca se viu tanto nesses últimos anos,  a escalada da violência na sociedade brasileira, podemos dizer que está fragmentada, dividida, podemos até dizer que o tecido social do país está doente.
A violência está solta, sem medida, e sem um controle das forças de segurança que em muitos casos não atuam com o devido modo legal para coibir esses atos de verdadeiros bandidos que atentam contra a sociedade e a democracia brasileira.
A vez agora é na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado da Bahia.
O fato em si, configura intolerância religiosa, acontecido no fim de semana passado, um ataque criminoso no terreiro  "Casa de Xangô".
Digo e já comentei nos meus blogs que o Brasil , nossa sociedade "apodreceu". Nossos valores enquanto sociedade civilizada mudaram, é o ódio, a truculência verbal e física, e a intolerância geral em muitos aspectos aonde possamos colocar o nosso olhar.
Não podemos tolerar  em tempos de hoje, esses casos que campeiam soltos, sem freios, assustando sobremaneira, a nossa sociedade.
O terreiro " Casa de Xangô" foi atacado, arrombado, depredado, muitos objetos, imagens de orixás simplesmente foram muitas destruídas, assim como outros utensílios da casa.
A autoria desse ato criminoso foi feita pelo cidadão, Renan Neres Lima, mais tarde confessado pelo próprio, do ato criminoso que ele praticou. Após, feito um termo circunstanciado de ocorrência, TCO, o cidadão foi liberado.
É importante ressaltar  que atos desse tipo e de tantos outros, sejam dentro da lei apurados e após  punir os infratores se for o caso, o que não podemos ter é impunidade parecendo uma terra de ninguém. Não se pode tolerar esse tipo de coisa.
A Bahia, a Terra de Todos os Santos,tem uma infinidade de terreiros de matriz africana, é cultural, assim como há em outros estados brasileiros, isso é inadimissivel.
Não vamos começar aqui no Brasil, essa odiosa intolerância  entre religiões e credos de toda ordem.
Que a paz volte e cada um viva com sua religião e credo religioso em paz 

Não vamos afrouxar o garrão,a luta continua.


ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...