domingo, 21 de novembro de 2021

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Há tanto tempo acredito que desde que o mundo é mundo o homem vive com seus preconceitos, de todo o tipo , acredito que o mais "sujo...nojento..etc..etc.." é o de racismo.
O mundo que vivemos, não tem cor... é triste...esse mundo não é amigo...ele não junta...ele separa, ele não sorri, ele chora...esse mundo tem ódio...tem inveja.. é em geral um mundo em que as pessoas olham pro seu umbigo.
E pensar que somos seres humanos..o ser humano tem razão...raciocina... não é mesmo..? Será isso mesmo ? Ou é uma utopia, ou achamos isso mesmo?
Dia da Consciência Negra, 20/11, em temperatura normal de temperatura e pressão, não deveria ser assim.
Afinal de contas somos seres humanos, um bicho com inteligência, que constrói, descobre  coisas maravilhosas, mas por outro lado tem o seu lado feio ..seu lado pequeno, mesquinho.
Esse mesmo homem que mata, desmata, é ganancioso, cheio de preconceitos que carrega.
Mas falando em Dia da Consciência Negra, para mim, mostra a verdadeira hipocrisia e o lado triste do bicho homem.
O racismo que é evidenciado e acompanha o homem... até hoje é uma marca horrível de um ser humano contra o outro.
Sim ... é triste nos tempos de hoje sabermos que essa chaga humana do racismo vive nas entranhas do bicho homem.
Sabe...eu nunca fui atendido por um médico negro, eu nunca tive um professor negro, eu nunca tive no exército um superior hierárquico negro, na RFFSA, nunca tive ou lembro de colegas negros em cargos de destaque, se tinha são casos minoritários.
Cietistas negros, donos de empresas...creches com direção de negros, faculdades ....em lojas, no comércio em geral e assim por diante, na televisão em suas grades de  programações de todo o tipo não vemos uma cara negra.
No futebol em casos de direção... técnicos.. é quase impossível vermos um negro em destaque.
E na política...em geral, na nossa política que negro tem destaque? Já viu a cara dos 513 deputados federais, 81 senadores. Em nossas câmaras municipais, em nossas assembléias legislativas, prefeitos, governadores e presidente, não espelham em todas essas observações a miscegenação de raças que é a face do Brasil.
Somos racistas, preconceituosos de todo o tipo isso é fato. A marca de nossa sociedade é sim racista, hipócrita, nojenta e acima de tudo desumana.
Nesse dia que se celebra o Dia da Consciência Negra, será que celebramos ? Ou é apenas uma data para preenchermos  em nosso calendário?
Tenho o orgulho de muitos seres humanos negros que passaram e convivem  em minha vida, e tenho o maior orgulho de tê-los em minhas relações.
São seres humanos iguais a mim... e eu os respeito como nunca, a pele,a sua cor, não deve nunca ser uma divisão dos homens, e sim respeito, harmonia na convivência humana.
Nesse dia, e não só nesse dia, devemos sim, refletir em nossas consciências esse tema que para mim, é algo muito importante, o que cada um faz, ou pensa sobre isso.
Devemos desarmar espíritos, vivermos na convivência humana com harmonia, somos seres humanos.
Que esse dia repito e não só nesse dia, que possamos todos nós termos essa reflexão em nossas vidas.
A vida negra importa!! Toda a vida importa!!
Que possamos ser em todos os sentidos verdadeiros seres humanos que esses preconceitos sejam alijados de dentro de nós, sim é um sonho, mas temos que virar essa situação.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...