domingo, 30 de maio de 2021

O GRITO DAS RUAS: FORA BOLSONARO!

O que se viu nesse sábado, de maio, 29, foi um grito engasgado pelo povo em muitas capitais brasileiras, contra esse desgoverno , esse genocídio que já chegou a 460 mil mortes, na PANDEMIA que vivemos, o povo não aguenta tanto desleixo, tanto abandono do governo contra o seu povo, um desemprego chegando a números  próximos a15%, muita gente sem um prato de comida, o fim das políticas sociais destruídos, trabalhistas, e previdenciárias.
O que o povo fez, escudado com inúmeros movimentos  sociais,foi gritar essa loucura diária, que se vive no meio dessa PANDEMIA letal.
O povo foi as ruas, com coragem usando máscaras e esperança no coração, havendo aglomerações, era notório ocorrer, em muitos lugares de manifestação ordeira, pacífica e cívica.
O ato surpreendeu os organizadores, em torno de 500 mil participantes,no evento.
Esse grito de rebeldia, de indignação, de insatisfação, " um grito para a vida" da sociedade organizada dos seus  movimentos sociais e adeptos, da uma amostra cabal que o povo  está acordando  e foi  para a rua, com todos os riscos da PANDEMIA, lutar contra a morte, a fome, buscando  seus legítimos direitos de cidadania.
Com certeza enfrentando o medo, do vírus, mas o povo não titubeou, foi para a luta e no confronto democrático, dar ao governo, o seu recado, o povo cansou.
Esse ato acontecido nesse sábado é um forte indício que o povo realmente acordou para brigar por seus direitos  de cidadania e pela vida.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

sábado, 29 de maio de 2021

A RESERVA HÍDRICA E SEU IMPACTO

Infelizmente quando não se investe em infraestrura seja em que setor for, um dia a conta chega.
O setor elétrico brasileiro defende basicamente da água, da quantidade de água em suas hidrelétricas.
Dependemos do clima, das nuvens de chuva que a cada ano cada vez mais os céus nos manda menos chuva .
O investimento em outras fontes energéticas no Brasil ainda é muito pouco, como  a Eólica, a Solar para exemplificar.
Ficarmos na dependência das chuvas é um risco demasiado pois o que deveria ser feito o governo não fez.
Com certeza pelas vozes dos técnicos do sistema elétrico brasileiro, se não chover em boa quantidade proximamente, com certeza haverá risco iminente de racionamento e a solução será acionar as usinas de carvão mais caras, e isso vai acarretar um aumento que vai doer no bolso do contribuinte.
Se for confirmado essas previsões passaremos por dificuldades pois tanto a população, as empresas, e a economia tão combalida e junto a PANDEMIA, o custo disso tudo irá para o tão combalido bolso do contribuinte.
É fato que a natureza cobra o seu preço quando não cuidamos dela. 
Penso e coloco que esse desmatamento na nossa floresta Amazônica, já é o reflexo dessa realidade que estamos atravessando, e que poderá sim sofrer mais agravamento.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

CHUVA ME TRÁS UMA NOTÍCIA BOA HOJE

Cai uma chuva forte na cidade de Santa Maria, RS,temos que agradecer a Deus, pois a chuva é vida.. é o caminho da vida...chuva brota vida.
Mas a chuva por me deixar feliz nesta chuvarada gostosa,  eu quero pedir uma notícia boa, estou nervoso, apreensivo, esses tempos de PANDEMIA nos deixam cada vez mais preocupados, afinal a gente não está só nesse mundo.
As vezes recebemos notícias maravilhosas que nos deixam alegres, felizes,  e também em outros momentos não queremos notícias ruins que nos abalam...nos deixam tristes, na incerteza.
Chove forte...desde cedo molhando a cidade e o campo trazendo o ouro que a água simboliza nessas escassez de chuva de que tanto a gente precisa, a terra precisa.
Quando chove...e a chuva acaricia  a terra, eu vejo como um beijo que a natureza nos mostra.
Nesses tempos tão tristes e incertos do nosso amanhã,sofremos  e queremos notícias boas, como eu quero.
Confesso que estou apreenssivo, sofremos sim, porque tudo faz parte de nossas vidas. O chorar, o sorrir .
Quero que a chuva me traga uma boa notícia é o que peço.
Eu tenho fé!


Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.





domingo, 23 de maio de 2021

O BAILAR DAS ÁRVORES

As árvores bailam, saracoteiam , retoçando junto aos acordes do vento que sopra forte, no seu galope faceiro.
Sendo espiadas pelas  nuvens escuras que escondem o azul do céu, e que pronunciam mais frio e uma chuva talvez.
São os gritos do inverno que vem chegando trazendo em suas malas um frio mais intenso, nesse período em que o junho se se aproxima, aqui pelas terras de São Pedro do Rio Grande do Sul.
Lá fora observo e reaparecem  os ponchos, os palas, os sobretudos, as tocas e luvas  para domar um pouco esse frio inquieto e caborteiro.
As pessoas caminham, umas lentas, outras apressadas, cada uma em seu caminhar próprio.
Outros não  tem um agasalho, algo para comer , para nutrir o corpo, fortalecer as defesas do organismo.
O prato do dia encontram nas caçambas de lixo espalhadas por ruas, avenidas, as sobras  dos que tem.
São os deserdados do pampa, da cidade e do campo, são os que mascateam algo para comer.
São nossos irmãos alijados da sociedade hipócrita, desempregados,jogados ao léo a procura ao menos de um dia para sobreviverem nos lixos que são vasculhados por suas mãos ávidas de fome para o corpo.
Não possuem um agasalho para si e os seus.
O que tem é um barraco que chamam de casa, um pontilhão, uma marquise de um prédio, um emaranhado de madeiras com papelão improvisando uma morada, para distrair o vento que assopra  sua música gelada como um açoite de um serrote que parece que penetra nossa carne, e mutila.
Que tristeza! Como é triste o ser humano viver assim, como fugindo da fome, fugindo, da intempérie do tempo! Sem nada, apenas a procura do resto e de solidariedade.
Aqui observo, e vem uma sensação de tristeza doída que dói como espinhos cravando a pele.
O rádio, companheiro,notícia  em suas manchetes:
"Israel ataca a Palestina", escombros e mortes na Faixa de Gaza", crianças, famílias destroçadas  pela boca de fogo das armas da insensatez humana .
Na Europa, em sua costa marítima guardas costeiros aguardam refugiados fugindo de suas misérias, pelo mar, para escapar da fome e morte, para serem presos.
Vivemos numa PANDEMIA cada novo dia  somos surpreendidos  por novas variantes do vírus letal que ceifa vidas. Agora é a variante indiana que já chegou ao Brasil na costa do Estado do Maranhão, Brasil.
Tanta miséria! Tantas mortes!
Tantos sonhos  que foram levados para as tumbas da morte.
Aqui no País, que vivo, temos um cenário  triste, quase 500 mil mortes, e os negacionistas  da vida, diziam  que tudo era mentira, tudo era falácia dos cientistas, da mídia.
Sim, a falácia são famílias  que perderam seus pedaços que nem puderam dar o último adeus!
Embalados em sacos plásticos como uma mera mercadoria e colocados em caixões  para serem recebidos pelas covas abertas , pois   não tem mais serventia...eu vi dizerem " todos vamos morrer um dia e daí"?
Junto tudo a isso  massacres em favelas, com o intuito de matar,dizimar, como estão ali para fazer uma limpeza étnica é o que nos vem a cabeça 
Enquanto os verdadeiros responsáveis, não são, um, não são dois, são tantos e tantos gospem mentiras  em CPI sobre esse caos da PANDEMIA  e outros se encontram em discursos vazios, tentando justificar suas omissões, responsabilidades, mostrando essa ""bagaça"" para dar uma satisfação daquilo que não tem perdão, os erros e falta de amor ao povo por seus governantes.
O homem e sua dualidade , o bem e o mal, o poder pelo poder, em prol da vida humana .
Saio da janela, porque esse filme  que meus olhos  vêem dói, meus pensamentos estão aqui como folhas de um relatório que se faz todo o dia martelando meus neurônios.
Até quando Deus viveremos esse circo de horrores?
O palhaço não sorri mais, não faz mais piruetas, ele chora e essa dor que a todos nós vivemos.
O picadeiro virou sangue de inocentes, incertezas, medo, sem uma luz no horizonte .
Não tem pipoca, nem balões, e bala, algodão doce e sorriso de vida de nossas crianças com as palhaçadas do palhaço.
O palhaço de nariz vermelho somos nós agora !

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

 

segunda-feira, 17 de maio de 2021

SANTA MARIA ESTÁ DE ANIVERSÁRIO, 163 ANOS !

Lembro que quando sai de Uruguaiana em meados de 1970, para ir para Porto Alegre, para fazer vestibular de medicina, prometendo voltar, pois essa era a vontade do meu pai Getúlio e minha mãe Cely.
Quando eu me despedia dos meus pais, a vontade era de chorar, porque eu mentia naquele momento, eles apenas diziam, " você tem tudo aqui filho, não te falta  nada".
Mas eu chorei muito , minhas lágrimas escondidas por um óculos escuro  quando o ônibus zarpava para a capital gaúcha.
Muitos pensamentos amontoados na minha cabeça, incertezas, inseguranças me acompanhavam naquela viagem rumo a Porto Alegre.
A única certeza que eu tinha era que eu não iria voltar, eu queria caminhar sozinho ...trilhar meu caminho buscar um lugar ao sol como muitos dizem e desejam.
Porto Alegre foi um aprendizado de vida..foi pra mim a certeza que eu estava certo 
Tive experiências fortes de vida, eu aprendi, me forjei e me preparei pra enfrentar os caminhos que a estrada da vida poderiam me trazer.
Passei apertos, dificuldades como muitos passam nessas circunstâncias.
Trabalhei na Cepal, (cooperativa de estudantes de Porto Alegre), fiz um curso a noite, e me formei Técnico Segurança do Trabalho, depois de formado, pedi demissão da Cepal, fiquei um tempo procurando emprego, e na Zampronha, uma grande empresa metalúrgica, e lá me aquerenciei por um tempo, aprendi muito, tive belas experiências.
Lá conheci, pessoas maravilhosas, Teresa Levandoskui, Roberto Etcheverria, e Clodomiro Medeiros Fagundes que tempos depois, fui ser padrinho do filho dele.
Jamais posso esquecer de dona Zélia que muito me ajudou e a ela eu agradeci sempre por tudo.
Tempo bom..e hoje como lá na Cepal, e Zampronha,agradeço as oportunidades de trabalho.
Sei que dei o meu melhor.
Um tempo depois apareceu uma oportunidade de um concurso para a RFFSA, eu passei, consegui uma vaga.
Quatro vagas, Porto Alegre, Rio Grande, Cruz Alta, e Santa Maria.
Eu optei por Santa Maria.
Já nessa época,meus pais já  estavam de volta para São Gabriel.
Santa Maria, optei por ter universidade, e perto dos meus velhos.
Hoje vivo em Santa Maria, aquerenciado aqui, nesse dia17 de maio de 2021, a cidade comemora seus 163 anos.
Devo muito a Porto Alegre, cidade que adoro, e meu coração deixou um pedaço lá 
Santa Maria, tem outro pedaço desse coração meu.
Uma cidade boa de se viver, um centro de educação por suas universidades, um centro militar, um pólo ferroviário importante na sua história, um centro de tradições da cultura gaúcha muito forte,um comércio muito forte, uma cidade cultura.
Fica no centro do Rio Grande do Sul, tem uma bela história para contar,e hoje nos seus 163 anos de seu aniversário, ela está mais bonita, repaginada.
Me sinto um gabrielense adotado por essa cidade pela qual muitas escaramuças vivi, e alegrias, partilhei e compartilhei.
Também, não posso esquecer daquele sinistro incêndio da boate Kiss, que vitimou 242 jovens na madrugada horrenda de 13/01/2013.
A cidade ficou triste, e ainda sente os reflexos desse infortúnio.
Poxa, 163 anos! A terra da Imembuy, de suas histórias, uma trajetória linda.
Parabéns, cidade  ferroviária, da Vila Belga, da Presidente Vargas, da Locomotiva, de seus morros verdes que embelezam a cidade.
Minha voz canta ..." Parabéns a você nesta data querida ..muitas felicidades , muitos anos de vida"!
Obrigado Santa Maria da Boca do Monte por estar aqui hoje e lhe render essa homenagem.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

 

sábado, 15 de maio de 2021

A BONDADE NEGRA DE UMA VAGABUNDA / Urariano Mota

Eu me perguntava: será que ela sabia o destino daquele "lanche para mais tarde"?
Hoje, penso que sim, porque conheço o que os patrões dão o nome de "rádio corredor". Ou seja, a comunicação subterrânea,oculta, que os empregados e excluídos tem a margem do controle dos chamados superiores.
14 de maio  de 2021

Para o dia de ontem, 13 de maio, lembro de uma pessoa grande que fiz personagem. Sobre ela, compreendo o que os fascistas chamam de vagabundo, palavra definida nós dicionários como um ser infame, canalha, desonesto, ordinário, inferior. Um insulto atirado, enfim, por bandidos contra a decência, que age por justiça. Em resumo, eu quero apenas dizer Severina, do romance " A mais longa duração da juventude" em uma página:
Penso na cozinheira  da pensão, dona Severina, uma senhora  negra, analfabeta, que lia como ninguém as necessidades dos fodidos. Mais e melhor que a Irene de Manuel Bandeira,"Irene boa,Irene preta,Irene sempre de bom humor", maior foi Severina, porque a sua bondade era ativa. Ela não era aquela bondade da criada perfeita, sempre a serviço dos patrões, que por isso entrará no céu, apesar de negra. Não, sob risco, na conspiração sem palavras  e sem bandeira, muda, quanto devemos a ela ? Severina lia em nossos olhos a angústia, e um sorriso se insinuava em seu rosto, quando nos olhava  com olhos graúdos como se nós dissesse: " Eu te compreendo, futuro, se para a humanidade houver algum, eu te compreendo futuro camarada" . Está lembrança vem na escrita . A gente tem que escrever  para não ser um filho da puta , ou um ingrato, pior que os gatos domésticos. Por quê ? Eu pagava somente a minha vaga e alimentação. Almoçava lá embaixo, mas lá em cima, Luiz do Carmo estava trancado sem comer. Então eu comia  até a metade do meu prato. E ao me levantar  da mesa com os meus 50% deixados, eu falava para me justificar  do modo exótico de comer:
- Levo para o meu lanche, mais tarde.
Severina doce, Severina bondosa, Severina indispensável, sorria com os olhos  para minha desculpa, eu podia ver. A partir do terceiro dia do almoço pela  metade, ela punha mais feijão e mais pedaços  de carne em meu prato, " por engano". Na hora da refeição, a velha dona fiscalizava a quantidade de comida posta para os inquilinos. Severina  atrasava o momento de pôr a minha refeição até que a dona saísse, e quando mais não era possível, escondia o excesso de de carne sob camadas de feijão e arroz. Eu, percebendo  a cumplicidade, comia rápido os meus pedaços, de tal modo que na volta da megera dona o meu prato estivesse equilibrado. Se pudesse fazer mais, Severina nos levaria para a sua casa, nos cobriria com a sua saia para esconder aqueles terroristas sem futuro, a não ser a morte. Que chegaria para todos, é certo, mas não tão cedo. Para mim, agora, a sua cara negra e redonda cresce. Com os olhos graúdos um sorriso bom . Nela poderíamos ter a unidade com o povo tão sonhada, e não  víamos, porque buscavamos o popular  idealizado, macho, de armas engatilhadas como o exército vietcongue. Mas o popular estava no sorriso de Severina. Ela apenas queria ser nossa irmã naquela hora repleta de angústia. Ela apenas nos cobria como uma negra fugida abrigava os seus negros perseguidos. Enquanto nós, os perseguidos delirantes, procurávamos o popular sublevado. O engraçado é  que tão criminoso me sentia pelo furto de comida  sob a vigilância da senhoria, que eu fazia de conta que o almoço vinha a mais por acaso, embora repetido, e Severina fingia que errava a mão,sempre no mesmo prato.
Na verdade, eu era o seu negro preferido, o filho especial da negra Severina, que para os outros era madrasta. Estrela Vésper riscava no céu até nós,e a sua luz era negra, num deserto branco de ossos.
Eu me perguntava : será que ela sabia o destino daquele "lanche para de mais tarde" ? Hoje, penso que sim, porque conheço o que os patrões dão o nome de " rádio corredor". Ou seja,a comunicação subterrânea, oculta, que os empregados  e excluídos têm a  margem do controle dos chamados superiores 
Os conhecidos como subalternos vêem, leem e conhecem a vida, mas  como são tidos  como cegos, surdos e estúpidos , podem melhor observar o que passa despercebidos aos senhores.

Um abraço e  beijo tardios, Severina.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.


segunda-feira, 10 de maio de 2021

QUE BRASIL É ESTE ?

 

QUE BRASIL É ESTE ?

Parece que vivemos num hospício, uma pandemia de insensatez, falta de principios básicos de convivência na sociedade, policias que não respeitam ordens judiciais da corte maior do país, o STF, um governo desgovernado que não governa, chacinas sendo efetivadas a todo momento, comunidade de Jacarezinho e tantas , o que faz é não respeitar os outros poderes institucionais, ministros desse governo sem nenhum preparo para cargos que ocupam, nunca se viu tantos militares em cargos no governo, um bate boca chulo diário do chefe do executivo Federal, atacando cada dia um segmento da sociedade, um governo inoperante, brigas, desrespeito com outras nações, um cargo presidencial a todo momento sendo literalmente apequenado por um homem pequeno sem lastro para o cargo que ocupa.
Um governo que desrespeita as normas básicas sanitárias no enfrentamento da covid-19, um presidente que em suas lives zomba sarcasticamente das pessoas que contraíram essa doença desse virus letal, que sai irresponsavelmente pelas avenidas de Brasília com sua turba de seguidores também irresponsáveis sem máscara fazendo uma procissão de motociclistas  com uma enorme aglomeração,seguindo o mito deles.
Fazendo desse acontecimento um circo de horrores, propiciando na cara de todos, a luz do dia, um enorme tapa na cara do cidadão de bem, que se cuida contra a covid-19, que debochadamente e cinicamente o presidente chamou de maricas, covardes.
Esse evento  macabro insensato que com certeza trará logo adiante outros casos de contaminação da população, isso parece-me sem sombras de dúvidas um afrontamento deliberado, conscientemente,como dar um recado aos órgãos institucionais: " eu sou o presidente dessa porra e nada vai me acontecer".
Penso que isso se chama crime de responsabilidade, mais um de tantos e tantos outros cometidos pela irresponsabilidade de um presidente.
Será que essa gente vive num outro hospício? Não,vivem no Brasil, pois o hospício infelizmente é aqui e pasmem temos que conviver com desatinos de amalucados, a insensatez, a prudência, o respeito com certeza não fez parte desse desfile tétrico.
Uma tremenda falta de respeito aos mais de 415 mil mortos, e aos familiares enlutados, e tantos outros em estados de saúde precários.
Diante desse hospício que vivemos, aqui nesse país, não tem vacina, sem emprego, 14 milhões de desempregados, não se tem horizontes, o medo, a incerteza do amanhã é diária.
Num pais, que o crime organizado, milícias tomam conta de partes de territórios de cidade como o Rio de Janeiro e outras, o que acontecerá amanhã?
Parece que o que mais grande parte da população se interessa é quem vai ganhar o BBB da Globo.
Se o interesse da população fosse voltado para os interesses reais do país, esse Brasil teria sim um caminho de esperança, uma centelha de dias melhores no porvir.
Até quando viveremos dentro desse hospício diário ? Quantos ainda precisarão morrer para esse pais sair desse hospício de mortes, incertezas?
Acredito que todos nós queremos o nosso  pais de volta, tirarmos ele, desse hospício letal que vivemos.


Não vamos afrouxar   o  garrão  a  luta  continua.


domingo, 9 de maio de 2021

O DIA DA NOSSA RAINHA MÃE

Um dia especial hoje? Hoje é dia da Rainha Mãe, de nossas Mães presentes, de nossas Mães ausentes, mas todos os dias é o dia dela.
Hoje gostaria de estar com minha Mãe Cely, de acarinhar ela, e nunca deixar de dizer "minha Mãe... obrigado por tudo!"
Mas a realidade faz parte de nossas vidas, e o amor por ela, por nossas Mães, estão dentro de nosso coração, na saudade e no tudo aquilo que vivemos 
Dia das Mães, não é um dia qualquer, é um dia em que o amor está presente, é espalhado como pétalas de rosas no mundo.
Só uma Mãe tem a capacidade de aglutinar, doar, compartilhar,partilhar, esse sentimento de amor.
Mãe é proteção,carinho, é suavizar, acalentar é antes de tudo amor.
Amor de Mãe não tem igual porque só ela carrega a semente da vida, só ela gera no ventre a vida.
Mãe..das horas de aflições...da espera...da lágrima escondida...daquele sorriso que nos acalma...como um bico molhado no mel.
Ah!Mãe!! Esse  dia nos rendemos todos nós para agradecer por tudo ..a vida..os ensinamentos...as broncas .os beliscões que as vezes não entendiamos ....aquela voz mais firme...mas com doçura de amor...os castigos quando as travessuras aconteciam..mas sabíamos que a senhora não queria no seu íntimo dar os castigos. Mas uma Mãe sabe o porquê de muitas coisas.
Mãe ...tem olhar de amor...sorriso de sensibilidade...gestos de compreensão das horas ...dos. momentos.
Mãe...nosso apego..porto seguro sempre.
Mãe tem a tenacidade de uma guerreira...como uma nuvem branca carregada de amor que nos embala..nos aquieta.
"Tantas vezes em nossas conversas" quanto aprendizado ...quantos olhares de compreensão,de desaprovação e acima de tudo, de muita sabedoria.
Mãe... é símbolo eterno de amor, eu não consigo expressar outro sentimento...para definir o ser Mãe.Nenhum dicionário poderá definir a palavra Mãe...pois Mãe é vento... tempestade... é um rochedo ... é um mar... é uma floresta... é um campo.. é a estrela do nosso universo . é o sol que nos aquece .. é a lua que enfeita nossa noite.. é vida... estampada nas mais lindas cores de flores.. é um arco-íris de amor.
Mãe é poesia que devemos todos dias poetizar, pois, é um ser da vida...da vida... que nos deu.
MÃE....FELIZ DIA!!!! DIA DE AMOR...HOJE É TEU DIA!!! 
UM GRANDE BEIJO PARA  NOSSAS MAMÃES...QUE DEUS ABENÇOE  NOSSAS MÃES!!

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

sábado, 8 de maio de 2021

POR QUE OS RICOS E A CLASSE MÉDIA ODEIAM TANTO O PRESIDENTE LULA?

É uma coisa que está na cara . É evidente e fácil de perceber.

5 de maio de 2021

CLÁUDIO FURTADO
Espiritualista, escritor e engenheiro. Autor dos livros " "Divagaismo" e " O Despertar - Existência Integral",este último com dois amigos, com os quais também fundou a Phoenix Produtora.

Os ricos e a classe média odeiam o presidente Lula. Está é uma afirmação que é verdadeira e evidente para todos.
Mas a questão não é esta. A questão é:
Qual o motivo que faz com que essas pessoas odeiem tanto o presidente Lula?
Isso é bem fácil de explicar.
O cara é um nordestino pernambucano de Caetés. Nasceu em uma família pobre. Passou  por todas as dificuldades que passam os cidadãos submetidos a pobreza. Lula conheceu a face horrenda e cruel da fome como tantos outros em nosso país e no mundo.
Foi para o estado de São Paulo ainda jovem, como tantos outros originários do nordeste brasileiro.
Trabalhou como metalúrgico  no ABC Paulista. Posteriormente transformou-se  no maior líder sindical destes trabalhadores. Em 1975 foi eleito presidente de seu sindicato em São Bernardo do Campo. Em 1978 foi reeleito para o cargo de presidente.
Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e se tornou o seu primeiro presidente em 1980. Em 1990 foi reeleito.
Foi eleito Deputado Federal em 1986 e Presidente da República do Brasil em 2002. Foi reeleito em 2006. Tendo assim exercido dois mandatos presidenciais.
Muitos diriam: " Lula venceu na vida!"; esta é a forma costumeira de se falar sobre alguém que obteve destaque de alguma forma na sociedade  em que vive.
Caso Lula tivesse se tornado uma daquelas pessoas , que ao alcançar o sucesso,tivesse adotado discursos alinhados com a meritocracia e então lanca-se livros dizendo coisas do tipo: " Venci na vida! Sou Foda!"; esses livros  que estão na moda, que são lançados para sustentar a ideologia neoliberal e que criam  falsos heróis. Heróis míticos, os quais depois de todo o sofrimento que passaram , " venceram na vida". Caso Lula tivesse alcançado esse tipo de discurso ideológico, hoje ele estaria repleto de medalhas,filmes em Hollywood e amplamente aclamado  pela mídia hegemônica.
Essa romantização do sofrimento só serve aos interesses da Classe Opressora Dominante. Iludem o povo com estórias que vemos em livros e filmes. Usam casos que são meras exceções. Os colocam como regra e assim vendem aío público vc incauto  estes exemplos de falsa autossuperacão. Buscam assim mostrar que depende somente do esforço pessoal para o sujeito " vencer na vida" e que se você não você não  conseguiu " ser alguém" é porque não se esforçou o bastante. Ou seja,a culpa do seu  fracasso é sempre sua e somente sua. Não mostram  assim a realidade dos fatos  para o povo. Para que uma pessoa tenha uma boa formação e um emprego  digno  é necessário que haja  toda uma estrutura que permita  a ela trilhar  o seu caminho de forma adequada. É necessário que se tenha  qualidade na educação e no atendimento  do sistema de saúde, salário digno,direitos trabalhistas e previdenciários que amparem o trabalhador, transportes que possibilitem um rápido e seguro deslocamento  pelas cidades  e por aí vai. Toda está estrutura necessária ao desenvolvimento da sociedade é cerceada ao povo propositalmente, pois o objetivo é concentrar cada vez mais renda e riqueza  nas mãos dos 0,1% mais ricos , o que consequentemente promove o aumento da desigualdade social.
Mas não! Lula não adotou este discurso dos mais ricos . Lula sempre lutou para combater a desigualdade social. Lula não entrou  nesse engodo que é o discurso neoliberal. Pelo contrário, reconhecendo todas as dificuldades  que passou em sua vida, buscou sempre trabalhar para que ninguém tivesse que passar por estas terríveis amarguras.
Lula sempre esteve ao lado do povo. Seu incansável trabalho tirou 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza. Foi assim que a ONU tirou o Brasil do Mapa da Fome. E além disso seu incansável trabalho  e dedicação permitiu que a classe trabalhadora pudesse se profissionalizar com cursos técnicos e com formação universitária. Promovendo assim uma imensa inclusão social, como nunca antes foi vista na história deste país.
Isso tudo causou um grande incômodo na Classe Rica e desta forma eles atiçaram seus cães de guarda,a Classe Média, para combater esse "absurdo" que estava sendo feito pelo PT.
" Onde já se viu que é normal toda essa gente pobre no aeroporto indo para Disney". Esses  são exemplos de discursos que ouvimos na mídia, os quais  denunciam como a Classe Rica e a Classe Média tem seu ódio de classe tão amplo e profundo.
Podem acreditar, esse combate que o Lula travou para reduzir a pobreza no país do incomodou muita gente . Mas muita gente mesmo! Principalmente  essa gente que sonha em ser rica, mas que está mais perto de se tornar  um sem teto do que se tornar  um grande investidor de Wall Street. Foram esses que apoiaram  o golpe de 2016 e levaram  o nazifascismo ao poder.
São esses os  cães ferozes que os ricos atiçam contra os trabalhadores quando precisam. Essa é a Classe Média brasileira.
Como havia dito, é muito fácil entender todo esse ódio que eles tem de Lula.
Lula representa para  os  trabalhadores Brasileiros a redução das desigualdades através da distribuição de renda e riqueza, coisa que a falácia da meritocracia não pode suportar.
Lula representa  o povo vivendo  com dignidade , tendo direito a saúde, escola, trabalho  e diversão de qualidade, o que não é admitido por essa gente  que tem tanto ódio de classe.
Lula representa um Brasil soberano. E um Brasil soberano não interessa para os apátridas da Classe Dominante, pois eles enriquecem mantendo o país como colônia estadunidense.
Viram como é fácil  entender o motivo de todo este ódio dirigido ao presidente Lula pelos ricos  e pela  Classe Média? É uma coisa que está na cara. É evidente e fácil de perceber.
Ainda bem que Lula está sempre ao nosso lado.Ao lado dos trabalhadores brasileiros.
Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua 



domingo, 2 de maio de 2021

CHEGOU MAIO !!

Poxa chegou o quinto mês do ano, dia importante para o trabalhador brasileiro, embora não se tenha nada para comemorar, muito desemprego, muito desalento, incertezas, juntando isso uma PANDEMIA que cada vez teima em ficar junto a nós, a espreita, rondando nossas atitudes inconsequentes pois não estamos cuidando de nós e colocando outros em risco de saúde, mais de 400 mil óbitos que é um genocídio maléficamente conduzido por todos aqueles que comandam esse país.
Eu, não sei se comemoro, diante de tanta tristeza a nossa volta, "o velho JC", conseguiu atravessar a passagem de mais um tempo, no calendário dos homens.
É verdade que quando olho pro lado, pra trás, e pra frente, vejo que Deus me abençou.
Sim tive perdas nesse trajeto, nessa caminhada até aqui, tive ganhos também. Dissabores,alegrias uma mistura de tudo. Faz parte.
Mas de tudo com certeza agradecer.. agradecer... agradecer..a Deus por estar aqui com saúde...muita tesão pela vida!
Sabe gurias e guris...passa de relance um filme compacto na minha memória.
Meus tempos de piá na minha São Gabriel, no Rio de Janeiro, Bagé.
Os fuzarqueios com meus amigos, no futebol, as brincadeiras tantas, a caçada das formigas tanajura que comiamos na rua mesmo em Nilópolis, os carrinhos de rolimã, minha carretinha de madeira, minha cachorrinha Totó, a Patrulha, poxa tanta emoção..as esferas que a gente  rolava nas calçadas me sentindo um "motora"conduzindo um carro, os jogos de nosso campeonato no campo do Chapadão, os campeonatos de botão de mesa, meu time era o Catania,da Itália. Minhas férias de verão e inverno no tio Peri, que nunca esqueci, muitas travessuras de guri junto aos amigos, minhas primeiras aparições nas noites de São Gabriel, nas boates do Clube Recreativo Guarani, Caixeiral Gabrielense, o Tênis, os carnavais, enfim, a memória desse filme é um longa metragem que revisito algumas vezes.
Ah... não posso deixar de registrar o nome de minha primeira professora no colégio municipal " Grupo Escolar Mário Campos", professora Sônia Valverde, em Nilópolis ,RJ. Aonde estará, aonde anda  minha querida professora Sônia Valverde?.
Minha namoradinha de infância a Maria da Glória, uma loirinha de cabelos longos, usava um óculos preto maior que sua carinha, isso em Nilópolis,RJ.
A Lizete, uma moreninha de cabelos curtinhos, em São Gabriel, na pracinha.
Namoricos de infância que minha lembrança trás.. nesse filme..da minha memória.
Olho para trás e posso dizer obrigado...aos Deuses do mundo, aos meus guias, aos anjos do bem, do amor .
Quero salientar que não sou perfeito, sou um homem que vive intensamente meus momentos...me entrego inteiro corpo e alma, erro e acerto.
Minha bússola é o meu coração, não sou prático,não sigo regras, a emoção me conduz sempre, a minha intuição.
Já errei...muito.. erros que fui levado a circunstâncias de momentos.Me arrependi ? Sim.
Nesse mundão de Deus não somos nada, apenas aprendizes da vida...do caminho. 
São tantos raios de lembranças que me vêem e tantas outras para registrar e contar.
Para isso talvez um livro para contar...registrar as peripécias do Júlio César,JC.
O calendário do homem me fez chegar até aqui, meus cabelos brancos estão comigo, que já registraram tantas coisas e viveram tantas coisas também.
Me perguntaram como é estar de aniversário o que se sente.
Respondi que estar com saúde, estar vivo comungando a vida , é um presente que Deus nos dá, e só ele dá e tira. Eu tenho sim que agradecer.
Quero dizer, que gostaria muito que meu pai, Getúlio, minha mãe,Cely, meu mano, Valandro estivessem aqui comigo, o Cláudio, o Marco Antônio, a Daiana, mas são desejos que pulam e sapateiam no meu coração.
Mas estão na minha saudade, dentro do meu coração.
Hoje, é 1° de Maio, e estar aqui tenho que agradecer sempre.
Estar aqui e poder escrever essas palavras nesse blog para todos que me seguem é mais um querer e dizer "obrigado Deus" e também compartilhar esse momento, com todos, mas compartilhar com o coração.
Essa PANDEMIA nos afasta momentaneamente  mas nunca afastará os sentimentos do coração.
O dia está lindo na Santa Maria da Boca do Monte, céu azul sem um nuvem e um sol gostoso parece até um veranico de Maio chegando.
Agradeço..a todas e todos a amizade...o carinho..os que estão longe me mandando energias boas..e os próximos.
Vamos então..continuar o caminho..olho para trás e agradeço..agora pra frente meus pés, minhas pernas me conduzirão e vou com Deus como meu guia.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

 

ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...