segunda-feira, 30 de novembro de 2020

MAIS UM VITORIOSO, O ANTIPETISMO/ TEREZA CRUVINEL

" No balanço de duas perdas , o PT precisa admitir que errou ao substimar a força do ódio ao PT, insidiosamente injetado  eleitorado em nome da corrupção", avalia a jornalista TEREZA CRUVINEL 
A direita tradicional, agora alcunhada de centro, hegemonizou o Brasil, pela força colossal conferida principalmente  a cinco partidos: MDB,PSDB,DEM,PP e PSD.
A mídia corporativa destaca também,com indisfarçada satisfação, a inegável derrota do PT, bem como o mau desempenho de toda a esquerda. Deixa, entretanto, de apontar mais um vitorioso, o ANTIPETISMO, que mostrou -se vivo e forte.
Não devíamos relegar a terceiro plano a derrota, esta sim, acachapante, da extrema direita e do bolsonarismo. Aí de nós se Bolsonaro estivesse hoje  colhendo  vitórias Brasil agora.
Começa agora a caminhada para 2022 e daqui a pouco  veremos  que os resultados  deste domingo não serão assim tão determinantes  para a eleição presidencial. Partidos e pretendentes turbinaram  suas potencialidades mas ainda falta muito caminho a andar.
Não dou como certo nem mesmo que Bolsonaro será candidato ou que será competitivo, tamanho terá sido o desastre de seu governo quando 2022 chegar, fora o já acumulado.
O olhar mais criterioso  diz que o PT fracassou  porque, ao invés de começar a recuperar-se, encolheu mais ainda-embora continue administrando seis milhões de brasileiros e tenha tido o mesmo total de votos de 2016. Faz sentido falar  que o partido estacionou, mas a hora não é de buscar eufemismos para a derrota.
No balanço de suas perdas, o PT precisa  admitir  que errou ao substimar a força  do ódio ao PT, insidiosamente  injetado no eleitorado  em nome do combate `a corrupção.
Afinal, em 2018, HADDAD obteve  um resultado admirável para quem era  desconhecido nacionalmente e fez duas semanas de campanha. Mas eram outros quinhentos. Para ele convergiu a resistência a Bolsonaro e a tudo que era previsível e que está acontecendo ao Brasil.
O ANTIPETISMO é como um fármaco de efeito retardado, daqueles que vai liberando  o princípio ativo inteiramente lentamente no organismo, para que o efeito perdure.
A injeção começou em 2014, com a Lava Jato e a cobertura  alinhada da imprensa, mas perdura até hoje. Da mesma forma  não desbotou  ainda a pecha de partido  corrupto que lhe foi pespegada pela Lava Jato- com todos os crimes  de seus procuradores, com toda a parcialidade de MORO, que acaba de revelar sua indecente  sociedade  com uma consultoria que administrará a falência da construtora  que ele ajudou a falir. Não é preciso ir longe. Qualquer  passeio fora da bolha progressista leva ao encontro da ojeriza ao PT. Das promessas de não votar mais no partido.
Na busca de causas para a derrota, fala-se em falta de renovação, fala-se  no lulocentrismo, na estreiteza de alianças e em outros  fatores  que teriam pesado. Pode ter havido  um pouco de tudo isso,  mas foi o ANTIPETISMO que drenou votos  ex-petistas em duas direções. Majoritariamente , para  os partidos da direita. Secundariamente, para outras vertentes de centro-esquerda, como o PDT e PSB, que avançaram sobre a mancha lulista no Nordeste, conquistando quatro capitais.
É o ANTIPETISMO que o tigre que o PT precisa enfrentar e derrotar, e não em tempos de eleições.
Para retocar a imagem e livrar-se da pecha , será preciso trabalhar  nas bases, como nos primeiros tempos, para compreender a alma contemporânea dos brasileiros, suas necessidades e demandas.
Será importante apresentar novas propostas  de políticas públicas, que atendam `as novas pautas.
Nas prefeituras que conquistou , entre elas as de quatro grandes cidades, o PT terá fazer administrações admiráveis, que lembrem ao eleitorado as inovações do velho " modo petista de governar". Mas com  outros modos, que os tempos são outros.
E urge, sobretudo, combater os discursos e narrativas  que alimentam o ANTIPETISMO. A Lava Jato começou em 2014 e até hoje o PT não conseguiu  a sua contra-narrativa, embora tenha os argumentos.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

MORRE DIEGO ARMANDO MARADONA

Morre MARADONA!! 
O futebol mundial perde um dos seus maiores artistas , o artista da bola, um menino pobre, que assombrou o mundo do futebol.
Sua arte foi reverenciada mundo afora.
Morre, aos 60 anos, já com a saúde abalada, com uma vida desregrada ao longo de sua carreira, segundo informações da Argentina, foi uma parada cárdio-respiratoria.
Mas desta vez, ele não teve chance.
MARADONA, era a alegria  no campo de futebol.
Seus dribles, sua velocidade, seus arranques em direção ao gol, sua raça, sua bela técnica jogando futebol.
Foi, gênio.. rebelde, controverso, foi tudo isso e um pouco mais.
MARADONA, foi a beleza de um drible, sua arte que encantou o mundo.
Foi um tango, com sua vivacidade, sua beleza , sua alma, MARADONA, foi sim, um gênio da bola que nos deixa.
Mas a fama, e toda sua vida, cheia de percalços, drogas, brigas, confusões, e dopings, o deixaram prisioneiro e dependente das drogas.
Um gênio da bola nos deixa!!
Obrigado , MARADONA!!

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.



terça-feira, 24 de novembro de 2020

A RODA DE SAMBA DA COVID-19 NO RIO DE JANEIRO

Abriu a porteira na prevenção da Covid-19, e isso é fácil constatar,nas ruas, enfim, em todo o lugar, a gente observa, os veículos de comunicação, constantemente mostram em seus noticiários.
No Rio de Janeiro teve até roda de samba, com milhares de pessoas aderindo,participando do evento.
Constata-se  um flagrante afrouxamento das normas sanitárias .
Esse quadro é negativo ser constatado, observado, penso que , se o cidadão não cuidar-se , não se proteger pessoalmente, o  alastramento do virus será uma consequência que poderá haver muitos infectados .
Os governos estaduais, municipais e Federal, tem a obrigação de serem firme nesse controle sanitário.
Sabemos que o tempo da política é um, muitas vezes não é o tempo da realidade , das medidas que tem que ser efetivadas. 
Ainda, vivemos uma eleição municipal que tem o seu capítulo final nesse domingo, eleição de segundo turno 
Depois, bem depois veremos o que teremos de saldo nesse contexto.entre política e o controle desse vírus letal.
Até lá, vamos então rezar .

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua 


sábado, 21 de novembro de 2020

O SILÊNCIO DO PRESIDENTE BOLSONARO

O presidente  brasileiro, durante todo o dia de ontem, não se pronunciou nenhuma uma vez, sobre o violento crime ocorrido no Carrefour, na zona norte da capital gaúcha, PORTO ALEGRE, sendo assassinado   covardemente  por seguranças brancos, o cidadão, negro, senhor, JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS, 40 anos, onde foi espancado e asfixiado, no dia 19/11/20, véspera do Dia da Consciência  Negra.
O que muitas autoridades fizeram, como o presidente do STF, o presidente do Senado e Congresso Nacional, David Alcolumbre, e outras que prestaram sua solidariedade, aos familiares a  esse crime bárbaro.
Já a noite, nesse dia 20/11, a infeliz postagem via twitter, do presidente JAIR BOLSONARO, postando que " Estamos longe de ser perfeitos.Temos, sim, os nossos problemas, esses muito mais complexos e que vão além de questões raciais. O grande mal do país continua sendo a corrupção moral, política e econômica.
Os que negam este fato ajudam perpetua-lo," escreveu o presidente .
O que se observou na postagem é que em nenhum momento, o presidente de refere ao assassinato de João Alberto e nenhuma mostra de solidariedade aos familiares .
Lamentável senhor presidente , por sua postura, uma postura indigna, que não coaduna, com comportamentos humanos, ainda mais do homem que hoje é o presidente.
Ainda ressalta, BOLSONARO, "Como  homem e como Presidente, sou daltônico: todos tem  a mesma cor. Não existe  uma cor de pele melhor  do que as outras. Existem homens bons, e homens maus", acrescentou o presidente.
Ainda ontem, o vice-presidente Hamilton Mourão chegou a dizer que não havia  racismo no caso, pois, no seu entender, não existe racismo no Brasil.
Isso posto lamenta-se a brutalidade da morte de João Alberto, e a surdez, e falta de sensibilidade também lamentável de Jair Bolsonaro, um papel, um comportamento inadmissível de um presidente .

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

CONSCIÊNCIA NEGRA

Poderíamos hoje, celebrar o dia 20 de novembro, dia da consciência negra, mas cada dia que passa em nossas vidas, tudo parece algo a sonhar.
Infelizmente não noite de ontem, em Porto Alegre, um ato animal, um ato criminoso, um crime bárbaro,um ato de intolerância, um ato racista intolerável, o assassinato de um cidadão negro, por seguranças do CARREFOUR, na cidade de Porto Alegre,RS.
O cidadão foi espancado pelos seguranças covardemente, conforme  mostram imagens fortes, inadmissível um crime desse tamanho.
O racismo enraizado em muitos seres humanos, a brutalidade,o ódio, a falta de amor ao próximo, a intolerância, tira mais uma vida em nossa sociedade.
Até quando esses atos animalescos brutais, teremos que conviver nessa sociedade que vivemos, que já venho falando que estamos doentes, apodrecidos.?
Esse crime infelizmente é o retrato desse nosso Brasil, da cultura de extermínio de negros, índios, sem terras,  idosos, nossos irmãos de ruas, mulheres(feminicidios),homossexuais, de todos os matizes e tipos.
Nada disso justifica,nada disso devemos aceitar, é inadmissível o assassinato de um ser humano .
Quando se instala culturas de mortes, matar... matar...tudo isso tem que ser combatido com muita celeridade e punir rigorosamente.
Quando as leis são frouxas e infelizmente são aplicadas apenas a alguns segmentos de nossa sociedade, tudo fica mais difícil.
É imperioso, é urgente que tomamos medidas fortes, para erradicar esse monstro de intolerância que se instalou no âmago da nossa sociedade.
Sou gaúcho, sou cidadão, me sinto envergonhado por tudo isso, temos aqui no Rio Grande do Sul, infelizmente, uma marca de conservadorismo, um Estado que digo que é racista.
Aos familiares desse cidadão brasileiro, a minha mais profunda solidariedade, meus sentimentos.
Também quero colocar algo  , porque, quem filmou  esse ato criminoso não chamou a Brigada Militar, porque pessoas que estavam vendo essa agressão criminosa não tomaram atitudes, para evitar o pior?
Parece que temos o prazer de registrar através de câmeras de celular esses infortúnios quase que diários dentro do nosso dia --a dia.
A luta é árdua, nesse contexto que vivemos, precisamos sim de muito equilíbrio e políticas sérias e duras para que possamos minimizar, essas atrocidades de nosso cotidiano.
Ressalto,e ressaltarei sempre,  é inaceitável  essa morte, como tantas outras que ainda estão  impunes, MARIELLE, por exemplo,desse cidadão negro, não por ser um negro, e sim por ser um ser humano .
Ninguém....!!! Ninguém tem o direito de tirar a vida de qualquer ser humano.
Chega de violência..!! Chega de brutalidade!!
"20 de novembro dia da consciência negra".

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A SEGUNDA ONDA ESTÁ CHEGANDO

Parece que estamos surdos, ou nos fazendo, ou estamos cegos, ou é o tempo da eleição que ainda está em curso no Brasil.
A segunda onda da Covid-19, está chegando às portas do Brasil, e não vi nenhuma autoridade se manifestar sobre isso.
O que fazer, planos, estratégias, atitudes, para enfrentarmos esse segundo round para com essa luta, esse vírus letal? 
E saber que muitas estruturas para o combate da Covid-19, já foram desmontadas, penso eu, irresponsavelmente.

Já são 166 mil mortes!
Parece que está tudo normal, nada está ocorrendo, e vamos de forma irresponsável abrir a porteira para esse vírus.
Será que essa onda, essa segunda onda que já estamos vivenciando, é outra "gripizinha"?
O que se pede para as autoridades  que governam um povo, são atitudes, não fugir, não negar a realidade dos fatos, não negar mortes diariamente e achar que nada está ocorrendo.
As notícias no mundo estão aí, os alertas dos cientistas, mas nada disso para alguns irresponsáveis, parece ser verdade, ou importam 
A situação é grave e requer atitudes de quem conduz esse País.
Depois que o caos se instalar não adianta nada, transferir para os outros as responsabilidades .
Ao povo, ao "CIDADÃO" se pede responsabilidade, com sua saúde, usando seus EPI, evitando sempre aglomerações, e higienização de mãos, isso seria sim, um ato básico individual de cada um .
Observamos que já estão ampliando mais os protocolos, para que outras atividades sejam liberadas,  nesse sentido, o que se pede sim, responsabilidade, sensatez, porque se trata, e ainda estamos em PANDEMIA.
A vida, não tem preço, mas a irresponsabilidade de uns, de tantos outros, sim .

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.


terça-feira, 10 de novembro de 2020

VAMOS DEIXAR DE SERMOS UM PAÍS DE MARICAS!

Senhor presidente Jair Messias Bolsonaro, até quando o senhor vai continuar com esse linguajar chulo, ofendendo o povo brasileiro?
O senhor chamou o povo brasileiro de " MARICAS", qual sua intenção? 
O que pretende com essa sujeira que sai de sua boca, todo santo  dia?
Não esqueça, senhor presidente, o senhor, ofendeu todos os brasileiros, crianças, jovens, senhores, senhoras, idosos, idosas.
O senhor é o presidente da República Federativa do Brasil, o senhor sabe disso?
O senhor não respeitou os mais de 163 mil mortos da covid-19, a memória deles.
O senhor desrespeitou a família brasileira.
Para o seu conhecimento, sua declaração é indecente, imoral, que jamais vi, esse cargo de presidente ser tão desrespeitado, nunca vi o povo ser tão mal tratado como suas atitudes de um despreparado para o cargo faz.
Respeite o povo brasileiro, muitos desses que o senhor chama de " MARICAS" lhe colocou na cadeira de presidente.
Mas o senhor não tem tamanho pra ser presidente.
Senhor presidente , eu , não sou "MARICAS", e com certeza o povo brasileiro não o é !

Não vamos afrouxar , o garrão, a luta continua.

domingo, 8 de novembro de 2020

O DISCURSO DA VITÓRIA DE JOE BIDEN E KAMALA HARRIS

Eu posso dizer que eu pude acompanhar com um olhar crítico a política mundial, com  o desencadeamento das eleições americanas,embora eu não seja um expert, e não tenho essa pretensão, apenas um cidadão que mora aqui no garrão do Sul do BRASIL, mas com certeza novos ares democráticos estão chegando a vários  lugares, e recantos do mundo, com a vitória de JOE BIDEN/KAMALA HARRIS.
Eu, tenho a pretensão de sugerir quem não teve a oportunidade de ver o discurso de BIDEN e KAMALA que o faça, caso haja algum interesse, e vejam nos dois discursos, a mensagem ao povo americano, e ao mundo.
Digo, a todos e todas, que o que me chamou a atenção, foi " unir o povo americano, restaurar, aglutinar e fortalecer a democracia americana, governar para todos, todos merecem oportunidades, e  melhorar suas vidas, todos os cidadãos americanos, imigrantes, são seres humanos, são iguais.
Ambos,  BIDEN/HARRIS fizeram discurso e mensagem de muita emoção, esperança, algo positivo para os EUA e para o mundo, que devem sim serem avaliados.
Muito provavelmente penso eu, teremos uma nova postura mundial, de diálogo, e novas perspectivas.
O mundo precisa desarmar espíritos, corações, para um convívio de paz.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.


sábado, 7 de novembro de 2020

DEMOCRATAS VENCEM ELEIÇÃO NOS EUA

Ainda contando votos, os Democratas , Joe Biden e Kamala Harris,chegaram ao número mágico de 270 delegados,  são eleitos , mas oficialmente não terminou a contagem  de votos, mas o que tem ainda de votos para serem contados, são insuficientes para algum milagre para DONALD TRUMP.
A vitória de JOE BIDEN, trás , é o que se espera, novos ventos democráticos, um maior diálogo a nível mundial.
Sabe-se que os EUA, vivem uma onda nova de  COVID-19, e muitos problemas sociais a resolver.
BIDEN, um homem, de diálogo, um político aglutinador, um homem totalmente diferente de DONALD TRUMP, trás esperança ao povo americano.
Mas obstante de tudo, TRUMP, entrou na justiça para contestar a vitória Democrata, pois ele, disse que a eleição foi roubada.
TRUMP, um homem orgulhoso, narcisista , muito provavelmente fará muito barulho, ruído, nos tribunais da maior potência mundial.
No fim , o povo dos EUA, foi em massa votar,colorindo ainda mais e valorizando a democracia.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

A ELEIÇÃO AMERICANA

A eleição nos Estados Unidos tem os olhares do mundo Republicano, Trump e Democrata, Bilen,disputam palmo a palmo uma eleição que terá o seu  final nos últimos minutos do segundo tempo,imprevisível .
A sociedade americana está dividida, mostra no momento  uma leve tendência a   Donald Trump ganhar a eleição   americana.
Seja o resultado que for o mundo terá os seus reflexos na política mundial.
Nos E.U.A, a contagem dos votos é lenta, e tem ainda a contagem dos votos via correio de eleitores que votaram antecipadamente .
De qualquer jeito o que ganhar , Democrata ou Republicano veremos como se comportará  o tabuleiro mundial da política.

Não vamos afrouxar o garrao, a luta  continua.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

O DIA DA SAUDADE

O dia da saudade, novembro, 02, ano 2020, dia de finados, num ano de PANDEMIA.
Hoje, muitos cemitérios estarão com muita gente, levando flores aos túmulos aonde estão os corpos dos entes queridos enterrados.
É um dia que os sentimentos estarão mais aflorados, a sensibilidade estará em cada coração 
Há notícias das autoridades municipais espalhadas por esse Brasil que as medidas de segurança e os protocolos serão rígidos.
É imperioso dizer que se espera realmente que as medidas de controle para evitar o agloramento das pessoas nos cemitérios.
Pois, muitos cidadãos, acham que não temos mais PANDEMIA e a realidade nos mostra um quadro diferente. Há sim PANDEMIA. Todo o cuidado é pouco .
Aqui em Santa Maria, os cemitérios não recebem adequadamente cuidados que deveriam ser realizados constantemente, pois tem haver com saúde pública.
Que os que forem visitar em cemitérios seus entes, e para verem também, como estão os túmulos, pois , se tem notícias que há aqui e ali depredações.
Referenciar, visitar os falecidos nossos é tradição .
Eu particularmente, acredito que todo dia, é dia de lembrarmos dos nossos, seja também um dia de reflexão .

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua .

domingo, 1 de novembro de 2020

VAMOS VOTAR ?

Daqui a 14 dias teremos eleições para prefeito e vereador nos municipios brasileiros.
E você vai votar ? Já pensou  no voto que você vai digitar na máquina de votação?
Teu voto será porque o cara é legal, o fulano pagou uma conta de luz pra você,  ou arrumou uns sacos de cimento pra arrumar a casa, ou quem sabe porque ele não cobrou uma consulta médica?
Além dessas questões , poderia enunciar mais , exemplificar  outras questões.
O voto é importante , ele ainda é obrigatório, como cidadão, temos que ter responsabilidade na hora do voto. 
Não podemos ser omissos  nesses dias de votação, o voto decide um futuro, decide rumos de uma coletividade, cidade, estado e País.
Por isso é importante essa responsabilidade cidadã que devemos ter.
Sermos responsáveis nesse período eleitoral, não é só na data de votação, é um processo diário, de participação, informação, engajamento na política.
Na vida, tudo é política e nossa participação deve ser consciente.
Quando deixamos de participar, quando nos omitimos, é a chance que os oportunistas , os falsos profetas , se aproveitam pela omissão dos cidadãos.
Não vote por impulso, analise, o contexto, Veja o que cada candidato que tenta sua reeleição fez de produtivo pra comunidade, ou o que os novos candidatos tem a apresentar, de propostas, e o que pensam em fazer.
 Não venda seu voto, não vote por amizade, por carinha bonita, ou favores.
Seja consciente, seja responsável.
Vamos votar. !

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...