segunda-feira, 26 de outubro de 2020

MULHERES GRÁVIDAS EM PRISÕES

Escrevi sobre nosso sistema carcerário em alguns tópicos anteriores e muitos estabelecimentos parecem as masmorras medievais.
Quando se fala aqui e ali que o preso deve ser socializado em tese é o caminho .
Mas aqui no Brasil temos muito que investir e mudar esse quadro .
Há pouco mais de dois anos, houve um movimento a nível de Brasil para mudar esse quadro, envolvendo os órgãos de justiça entre os estados brasileiros.
Mas nada aconteceu  foi apenas midia.
O assunto que eu quero focar é a situação das mulheres detentas grávidas, ou em fase de amamentação que estão presas em muitos, milhares de  casos em condições precárias, ainda mais em tempos de pandemia, estando assim essas mulheres, em situação de risco, próprio e de seus filhos.
Nossas cadeias são medievais  e nada é feito para dar a essas mulheres, cidadãs, uma condição digna para cumprirem suas penas .
Alienado a isso, as mulheres grávidas e que amamentam tem os seus direitos assegurados em leis, o problema que leis aqui, não são cumpridas.
Para agravar esse quadro no meio dessa panndemia, muitas dessas mulheres estão presas ilegalmente , fazendo jus, conforme a lei, de cumprirem pena em seus lares, para dar melhores condições de criarem, seus bebês e amamentação adequada, mas a lei não se cumpre.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...