O cancioneiro nordestino sempre foi maravilhoso e o é através dos tempos , ali nessa terra abençoada pelo sol, com a alegria desse povo bravo, que muitas vezes e quase sempre lutando pelas agruras do clima quente, da seca nordestina, nunca deixou de cantar sua terra, sua gente, nunca deixou de reverenciar, e lembrar de seus ídolos de suas cantorias.
A riqueza musical do nordeste não tem tamanho.
E quem, fica parado, quando uma sanfona lasca, um forró pé de serra? A poeira levanta, e a alegria contagia a todos.
Esse pequeno registro que faço de algumas músicas, e cantores, e é bom salientar, há muitos mas a intenção é apenas exaltar, o grande acervo musical dessa terra nordestina que cruzou fronteiras nacionais e o mundo.
Há no cancioneiro gaúcho, lindas e belas letras, cantadas pelos mais diversos expoentes cantadores gaúchos.
Há inúmeros rítimos da música gaúcha, e em todos, cabe a cada um sentir a sensibilidade que toca em nosso eu.
A música, seja ela de que tipo for, sempre haverá uma sensibilidade para nela se aquerenciar, sonhar, e se identificar.
Daqui a poucas horas , já serão 7 anos de impunidade vergonhosa, escandalosa, indesculpável daquilo que nossa justiça brasileira não o fez, responsabilizar os verdadeiros responsáveis por essa chacina, esse crime, essa dor, essa chaga, que machuca, dilacera os corações daqueles pais, familiares que choram até hoje, a perda de seus meninos e meninas, e que clama por justiça.
Na boate KISS, naquele 27/01/2013 pereceram, foram assassinados pela incapacidade de agentes públicos, que não fizeram uma fiscalização de observação de normas de funcionamento daquele local, 242 jovens morreram, foram encontrar a morte, numa noite que eles, os jovens iriam sim, fraternizar, brincar, se divertir mas na madrugada, no início da madruga, viram os braços da morte levá-los , sem chances de escapar daquele matadouro.
Outros tantos, que sobreviveram, ainda sofrem as consequências daquela noite, madrugada que possamos nunca esquecer o que aconteceu.
Santa Maria, jamais esquecerá, aquele horror que aconteceu.
Digo, que as noites de Santa Maria, jamais foram as mesmas, pois os traumas, e o medo de que possa acontecer de novo, está na cabeça de nossos jovens.
Tem um projeto, algo para se construir, um monumento, em memória do que em 2013 aconteceu mas antes disso, penso, é a justiça que se deve ser feita, o mais rápido possível, e rigor nas casas de show, da cidade para que outras KISS não aconteça nunca mais.