E lendo os Sertões, de Euclides da Cunha, um livro, forte, denso que me colocou pela primeira vez, de frente com esse pedaço do Brasil, e foi amor a primeira vista.
O que as páginas do livro me mostraram foi o suficiente, nos escritos de Euclides da Cunha, ter essa empatia muito forte, pelo Nordeste.
A força do povo, o amor a sua terra, ao seu pedaço de terra, a sua fibra, a resiliência ao enfrentar, a seca, o escaldante sol da região, a fome. E com todo esses contrastes, o nordestino nunca perdeu e perde sua alegria e amor a sua terra.
Me fez ter esse olhar, não era um povo qualquer, e sim, um povo brigador, de grande capacidade de enfrentar suas dificuldades, junto aos seus familiares.
Um povo acolhedor, gente com todas dificuldades, com aquele sorriso, e sua grande capacidade de fazer amizades, e do querer bem. É um povo que ama sua terra, e tem orgulho de ser nordestino.
Quero dizer, aos que lêem esse escrito, que não consigo entender, esse olhar de desdém de muitos ou melhor dizendo, de alguns incapazes de conhecer a história do povo nordestino, de muita bravura. Digo que são uns analfabetos da história.
Há um preconceito muito claro com a região nordestina, e isso não é de agora.
Dias atrás, o governador do Estado de Santa Catarina em um discurso infeliz, falou do povo nordestino, se referindo a " AQUELA GENTE LÁ DE CIMA".
Eu vi esse discurso infeliz, de um político desrespeitoso e preconceituoso sobre a região e ao povo do nordeste e agora uma cantora falando que a comida do nordestino é uma lavagem.
Fico nesses dois exemplos, para repudiar esses dois comentários infelizes. Seria de bom alvitre esses dois, o governador, e a cantora se retratarem e pedirem desculpas a todos e todas, as pessoas do nordeste.
E pasmem , esses que arrotam,vomitam, falas preconceituosas, são os primeiros em oportunidades de suas férias, passeios,irem ao nordeste curtir as belezas e tudo de bom que a região oferecem.
Eu quero me solidarizar com todo o povo nordestino e hipotecar meu repúdio a essa afronta mau caráter.
Esse ódio, o preconceito a um lugar e a um povo maravilhoso não consigo entender.
O nordeste é uma das regiões que mais cresce no país, o agro, o turismo, a indústria, ajudando e muito a balança comercial brasileiramais até que muitas regiões brasileiras.
A cultura, o folclore, a culinária, a geografia, e tantas e tantas coisas belas tem o nordeste brasileiro.
Respeitem o nordeste, afinal, o nordeste faz parte desse país e merece de todos nós esse respeito.
Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.