terça-feira, 12 de setembro de 2023

UM LONGO CAMINHO APÓS AS CHEIAS,

Ainda temos muita chuva aqui no Rio Grande do Sul, para desespero e mais desesperança para outros tantos.
Não é facil, é sim, surreal tudo isso. Até instantes 
o curso da vida vinha caminhando, depois como uma flexa, o barulho ensurdecedor das águas avançando sobre as cidades e suas vidas.
 Num piscar de olhos um cenário de guerra que se abateu na vida das localidades atingidas.
Destruição e mortes mas,  se ressalta nesse quadro triste, a solidariedade de muitos aos seus semelhantes,nessas horas, aonde temos certeza, que somos ínfimos, somos instantes.
O povo solidário arregaçou as mãos da solidariedade e foi dar o seu quinhão, de uma solidariedade que não tem como a gente não se emocionar.
Santa Maria, teve reflexos desses ciclones, e não faltou aqui as mãos da ajuda, aos desabrigados. 
Daqui e de nossa região foram inúmeros caminhões e  gente também que foram ajudar em apoio de mão de obra para reconstrução principalmente das localidades do Vale do Taquari.
Mas a chuva não da trégua, chove...agora, forte, travões, raios riscam os céus com suas nuvens escuras carregadas de água a serem jogadas do céu.
Sabemos que há um mutirão de mãos em ajudas, os órgãos públicos em geral. a defesa civil, governo Municipal, Estadual e Federal para apoio  nesse início de ciclones que se  abatem sobre o solo gaúcho. 
Que o tempo com a ajuda dos céus, dê uma pausa para que milhares e milhares de desabrigados possam paulatinamente começarem o árduo caminho do recomeço, e seguirem em frente.
Temos sim, refletir muito sobre o que está enfim acontecido, principalmente nossas autoridades públicas e, sejam quais forem elas.
Acredito que esses desastres naturais ainda mais, no advento do fenômeno El Ninho, veio para ficar e continuarão a todos nós preocupar.
 Como tenho dito, " a natureza grita" e temos que refletirmos e pensarmos muito sobre isso.

 Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua 

 

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

É MUITA CHUVA..DESTRUIÇÃO..MORTES..O PLANETA PEDE SOCORRO !

Há tempos nosso clima dá mostras de mudanças vertiginosas,e isso poucos percebem ao passar do tempo.As quatro estações do ano não tem as suas características como dantes. O ciclo das águas, o clima em geral  já mudou muito. No verão esfria,no inverno esquenta.O aquecimento global é real,não é uma mera fantasia, é só verificarmos o noticiário no mundo, as catástrofes da natureza provocadas pelo clima.

 O determinante dessas irregularidades climáticas tem sim, haver com o tanto que não cuidamos de nosso planeta. Os cientistas já observam e informam as autoridades mundiais de toda ordem, esse quadro há um bom tempo. Há inúmeros encontros,congressos pelo mundo aonde as maiores potenciais mundiais participam e assumem compromissos para diminuir a devastação de florestas, a poluição de todos os tipos,etc.etc..mas tudo fica no papel.

Não há vontade política para isso ser efetivado realmente. As chuvas torrenciais que assolam cidades, como aqui no Rio Grande do Sul e em outros estados, é a prova cabal que a natureza está gritando por socorro. 
 O que vamos fazer ? O que estamos esperando ? Precisamos salvar o planeta.

 Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...