segunda-feira, 30 de setembro de 2019

A MARAVILHA DOS IPÊS

Não tem como a gente não se encantar com a estação da primavera e o colorido das flores que aparecem aqui e ali nos nossos olhos.
E uma atmosfera diferente ...há uma energia que nos envolve e nos enche de combustível.
Eu adoro flores em geral..as árvores.. São os lápis de cor da natureza que nos cercam e nos fazem bem.
Hoje ao compromisso que tinha agendado sai para resolver.
No trajeto pela janela do ônibus vislumbrei os ipês amarelos..sua exuberância...sua majestade..as folhas amarelas umas caídas no chão da avenida parecendo um tapete embelezando o asfalto.
Os ipês que delicadeza são para os nossos olhos ! É o sinal vivo aos nossos olhos da obra do criador.
Sempre quando estou em  minhas caminhadas é fato que o meu olhar fica aceso tentando vislumbrar tudo que se refere natureza.
Muitas vezes a gente nesse corre-corre maluco da vida não percebemos o quão é belo aquilo que a natureza nos oferece.
Hoje fiquei assim...meus olhos tiveram a oportunidade de se deliciar com os lindos ipês amarelos.. E pensar que estamos só na primeira semana da estação primavera.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

domingo, 29 de setembro de 2019

LULA NÃO ACEITARÁ REGIME SEMI-ABERTO

‘Lula não aceitará qualquer condição para sair da prisão’, diz Dilma.

Durante discurso em evento do Partido Comunista Espanhol, em Madri, a ex-presidente Dilma Rousseff criticou o pedido da Lava Jato para que o ex-presidente Lula vá para o regime semiaberto. "Querem que Lula saia com a tornozeleira eletrônica, pois querem se antecipar, e um inocente não aceita isso. Lula é inocente”, disse ela
BRASIL 247


Do Blog do Esmael -"Em agenda internacional intensa para divulgar a pauta “Lula Livre”, a ex-presidenta Dilma Rousseff revelou neste sábado (28), em Madri, durante ato público na Festa do Partido Comunista da Espanha que, “Lula não aceitará qualquer condição para sair da prisão”, apesar dos procuradores da Lava-Jato de Curitiba pedirem que o ex-presidente Lula possa progredir para o regime semiaberto.
“Querem que Lula saia com a tornozeleira eletrônica, pois querem se antecipar, e um inocente não aceita isso. Lula é inocente”, explanou.
Dilma fez um discurso de pouco mais de meia hora, em espanhol, e disse ao público que no Brasil de hoje onde o presidente Bolsonaro representa o avanço do neofascismo, seu governo cumpre uma agenda moralista que põe em risco as mulheres, os indígenas e os negros.
“Ele defende a tortura e o assassinato político, por isso deixa impune a morte da vereadora Marielle Franco, porque sabe perfeitamente que foram os paramilitares ao qual lhe são próximos que lhe a mataram. Defende o uso da polícia como arma para matar os cidadãos e deixa também impune aqueles que matam crianças de oito anos”.
Ela disse ainda que a soberania nacional é posta em questionamento devido às atitudes do governo Messias em todas as esferas.
Em um segundo momento, a ex-mandatária brasileira disse que “Lula é um preso político e representa a luta neoliberal e o antifascismo, por isso está preso”.

Não  vamos  afrouxar  o garrão, a luta continua.

sábado, 28 de setembro de 2019

SOMOS SIM, UM REPUBLIQUETA

" A entrega  da nossa soberania, fez  do  BRASIL  uma  republiqueta,  pois,   quem  chega  aqui  leva  o que  quer, até  mesmo  na mão  grande, disfarsada  de legalidade.
Esses  tempos  obscuros aonde  e  temos  vivendo  situações  surreais  nos dá  apenas  uma  sensação, "  não  temos como  ver  a  luz no  fim  do túnel.
Desde  o  começo  de  nosso  desmonte de  nossas  riquezas, para  além  mar, nosso  futuro  está  comprometido.
O  futuro  de um povo, dos  seus  filhos,  netos, nossa gente.
Após por  um  ato  criminoso de tirarem  uma  presidenta  honesta  de  sua cadeira,  nos  vimos,  sim, a mercê  de uma  conjuntura criminosa  que  delapida  nossas  riquezas  deixando o  BRASIL   cada vez mais  pequeno,  tanto  moralmente,  como  politicamente  no  cenário mundial.
Somos,  aqui  e ali, as  gargalhadas do  mundo civilizado, do  mundo  democrático.
É sabido  que não somos  uma democracia  na acepção da palavra, apenas  uma  casca dolorida, porque  o suco  dela,  foi  e  esta sendo  retirado,  perdendo  todos  nós,  dignidade,  sonhos, e  um olhar mais triste,  desse BRASIL  que maus brasileiros  entregaram ao  capital estrangeiro."

Não  vamos  afrouxar o  garrão,  a luta continua.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

E A KISS ..E A JUSTIÇA ?

Hoje passei na lona na praça aonde estão em  memória as 242 fotos dos jovens que no dia 27 de janeiro de 2013 foram assassinados na madrugada no interior da boate Kiss.
Até hoje não há justiça... Até hoje os familiares e amigos dos jovens aguardam que a justiça seja feita..ao menos para suavizar a dor que os familiares carregam em seus corações.
É um absurdo o quanto as autoridades fazem pouco caso com a vida humana.
Nossa justiça que chamo de injustiça é morosa e só trabalha para interesses outros e corporativos.
É inadmissível  passados seis e anos e meio e não ter ocorrido o julgamento desse crime que abalou nossa Santa Maria.
Seria muito bom que os homens da justiça tivessem a sensibilidade humana para acelerar essa mácula... que até hoje  esta impune.
Nossa justiça!!! Cadê você... Aonde se escondeu ?
A sociedade e as famílias pedem que se faça justiça dessa catástrofe que fez chorar os corações de familiares que perderam seus entes.
Mais respeito...mais agilidade para que a suavidade dos corações despedaçados.. Dos sonhos que ficaram no caminho sejam pela justiça humana ao menos reparados.
Pois, com certeza a justiça Divina virá.. Os responsáveis  não escaparão.
Justiça ..justiça..!

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

sábado, 21 de setembro de 2019

COLUNISTA DE DIREITA PEDE LULA LIVRE

Porta-voz da direita pede Lula Livre e Moro e Dallagnol sentados no banco dos réus

O colunista Demétrio Magnoli, tradicional porta-voz da direita na mídia nacional, foi mais um a cruzar o Rubicão e pedir Lula Livre, assim como Sergio Moro e Deltan Dallagnol investigados. "Batman, Robin e cia merecem sentar no banco dos réus sob a acusação de fraudar o sistema de Justiça. Lula livre, não por ele ou pelo PT, mas em defesa de um precioso bem público, de todos nós, ao qual tantos brasileiros pobres precisam ter acesso: o Estado de Direito", afirma.
BRASIL  247
247 – "inaldo Azevedo, outro tradicional porta-voz da direita, o colunista Demétrio Magnoli agora pede Lula Livre e também que Sergio Moro e Deltan Dallagnol sejam investigados pela farsa revelada pela Vaza Jato. "O conluio entre Estado-julgador e Estado-acusador violou as leis que regulam o funcionamento do sistema de Justiça. A corte suprema tem o dever de preservar o Estado de Direito, declarando a nulidade dos julgamentos e colocando o ex-presidente em liberdade", diz ele no artigo Lula Livre.
"​​Sergio Moro agiu como juiz de instrução italiano, uma espécie de coordenador dos procuradores —mas no Brasil, onde inexiste essa figura, não na Itália, onde um juiz diferente profere a sentença. Batman e Robin. Moro e Dallagnol, comparsas, esculpiram juntos cada passo do processo, nos tabuleiros judicial e midiático", afirma Magnoli. "Batman, Robin e cia merecem sentar no banco dos réus sob a acusação de fraudar o sistema de Justiça. Lula livre, não por ele ou pelo PT, mas em defesa de um precioso bem público, de todos nós, ao qual tantos brasileiros pobres precisam ter acesso: o Estado de Direito. Que o ex-presidente seja processado novamente, segundo os ritos legais, e julgado por magistrados sem partido."
Não  vamos  afrouxar o  garrão,  a  luta continua.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

NINA


Após  participar do velório e enterro de minha cunhada Nina Rosa retorno de São  Gabriel para Santa Maria.
Nunca sabemos o dia de amanhã e o que pode acontecer em segundos nesse caminho de nossas vidas.
Agora aqui nesse plano em determinado instante acaba o sopro da vida.
Somos sopros de vida. Que Deus na sua sabedoria nos deu.
A perda de Nina foi sentida por todos pois nunca queremos que os nossos partem para um novo estágio de plano.
Não temos ainda a conformidade . Não  nos conformamos  por mais que vivemos ou convivamos com situações de doença.
Há  dois anos e meio  perdi meu irmão  mais velho. ..num sábado de Carnaval.
Ele muito carnavalesco..gostava de samba..uma fuzarca e também da tradição  gaúcha..de nossa música regional  junto com a esposa Nina.
Nina parte num dia da semana farroupilha.
Parece que foi junto com o Valandro  comemorar em outro plano a semana farroupilha.
São talvez  casualidades que nos deixam pensativos.
Ele, Valandro era festeiro. .gostava da alegria ..junção com seus amigos.
Sua casa sempre tinha samba..gauchada e comilança  principalmente em fins de semana. .nunca se desprezava uma caipirinha ..e a cerveja.
Nesse dia da partida de Nina..que deixa o Rodrigo,Daiana, Valandro Júnior  e seus dois netos,  Camilinho e Artur  e a convivência dos amigos de longe e de perto.
Uma perda como disse no início é  sempre  traumática e nos faz refletirmos o que é  a vida afinal.
Sempre  digo  somos instantes...somos  centelhas de vida.
E ao mesmo tempo  apagamos  para um renascer em outro ciclo.
No momento que o ônibus caminha quilômetros na BR - 290 mil pensamentos me veem a cabeça.
As lembranças são fortes a cada fotografia ..a cada filme vivenciado com Nina e Valandro.
Parece  uma miragem tudo isso. ..ontem a presença ....hoje começamos as lembranças.
Esse caminhar da vida é  cheio de surpresas que temos  que estarmos preparados mas nessa hora sabemos que  não estamos.
Vejo pela janela do ônibus os campos gaúchos  verdes...com plantações...com o gado nas pastagens....os Ipês  amarelos. .roxos. .brancos que  aqui e ali dão mais cor ao colorido da terra gaúcha.
Sei, a vida tem os matizes mais lindos que o Criador pintou  para nos brindar.
Somos vida...instantes...centelhas. ..que possamos cada um de nós viver o nosso melhor  e  dar  o nosso  melhor.
Que Nina encontre a luz...quem sabem num baile Gaúcho com o seu companheiro Valandro que a espera para os entreveros nesse novo plano.



Vá com Deus Nina Rosa..Luz.!



Pensem nisso enquanto eu vos digo até amanhã.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

COMEÇA A SEMANA FARROUPILHA

Hoje 13 de setembro começa a semana farroupilha que é celebrada por toda gauchada do campo e da cidade e de todos os gaúchos e gaúchas espalhados por esse mundão.
É nessa semana que hoje começa até o dia 20 de setembro que o fogo da chama crioula é aceso em todos os lugares aonde tem um CTG...um PIQUETE..ou a denominação que queiramos dar.
O que importa é o resgate da história e o que aconteceu no caminho dessa saga.
Foi um conflito entre  o governo do Império e o Sul-Rio-grandenae republicano.
Durou 10 anos, 1835/1845.
As causas de um modo geral foram:
. altos impostos sobre a carne de charque e o gado
. baixos impostos sobre a carne de charque Uruguaia e Argentina
. autoritarismo do governo regencial
. descontentamento quanto a infraestrutura fornecida pelo governo.
Em muitas províncias do solo brasileiro o charque era utilizado na alimentação dos escravos.
O governo  central  era contra  os farrapos e com a intermediação dessa longa luta por Duque de Caxias houve uma negociação com os líderes da revolução farrapa: Davi Canabarro
e Caxias colocaram o fim dessa longa e sangrenta guerra civil.
Nesse contexto  essa semana farroupilha exalta os feitos de sua luta e tudo aquilo que trouxe de positivo para os habitantes do Sul.
É a semana dos fandangos..das bailantas..dos desfiles em cada localidade gaúcha aonde tem  um CTG.
Comemorar essa semana olhando para o retrovisor da história nos irmana cada vez mais e motivos para sabermos que sem determinação.. sem luta nem um povo honrará a história de seus antepassados.
Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra.
Vamos comemorar sim..
Ah! Eu sou gaúcho!

Não vamos afrouxar o garrão a luta continua.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

SOMOS OMISSOS COM NOSSA REALIDADE

Passe o tempo que passar e nesse ínterim não sei se verei novos tempos e os viverei.
Falo de politica a politica que se vive todo o santo dia.
Pois, todos os atos que cometemos é um ato politico e o não fazer por outros motivos passamos a ser omissos da nossa realidade pois deixamos outros a comandar nossas vidas.
Hoje quando fui ao hospital e na caminhada até lá vi os logradouros com muita movimentação.. Gente de todo o tipo...pedindo um troquinho..uma ajuda..vi no olhar das pessoas desesperançados humanos caminhando aqui e ali indo para aonde não sei.
Muitas pessoas desempregadas ...dormindo no chão.. Com a falta de esperança no amanhã.
Fiquei pensando o que vai acontecer mais.
Os direitos principais do cidadão foram usurpados. .roubados...e não fizemos nada.
Estamos estagnados..amortecidos..sem reação ao estado calamitoso em que nossas vidas  nos mostra..e o que vivemos.
O que estamos esperando ? Vamos  esperar o que ?
Na realidade me parece que as pessoas acreditam que não vai acontecer nada que possa modificar suas vidas.
O fato é que  vivemos já essas mudanças.. desemprego..perdas das conquistas sociais que com muita luta se conquistou.
Precisamos ao fim e ao cabo tomar posição pois sem posição um homem perda totalmente o seu valor.
Vida sem luta..é um vazio e a luta nos faz forte na caminhada.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

QUANDO DIZEMOS AS COISAS

Como é bom falarmos tudo quando nos vem a cabeça...parece que somos o dono de tudo..da verdade.
As palavras saem rindo de nossas bocas... As vezes tristes...as vezes por motivos outros.
Mas quando elas saem de nossas bocarras..pronto saíram ai cada um de nós já falou.
Aqui não posso entrar no mérito se é certo ou errado..não sou juiz..mas sei que  as vezes atuamos ou agimos como juízes...falamos... erramos..acertamos como qualquer outro ser .
Tudo isso faz parte. Faz parte do contexto. O pior de tudo é quando não reconhecemos isso ou aquilo.
Outro detalhe  ou fato é que em muitos casos recorremos as desculpas..as vezes relembrando de fatos de antanho para justificar aquilo que fazemos.
Tudo está correto..tudo está certo.
Um dia lá atrás ouvi dizer: boca fechada não entra mosca e não fala o que não deve.
Mas ainda bem que dentre os animais da criação do mundo o ser humano é o único que tem o poder e a capacidade de falar.
Vamos sim falar...dizer aquilo que achamos mas depois bem...depois é outro papo.

Não vamos afrouxar o garrão, a luta continua.

A VIDA

Sabemos que não somos nada..e muitas vezes achamos que estamos imune a tudo e a todos.
Nessa vida não levamos nada e eu sei disso.
Aqui nessas palavras é lógico que eu digo o obvio.
Não somos nada . apenas corpo..alma. E cada um com suas crenças nesse caminho enquanto caminhamos com vida.
Todos  nós atravessamos momentos com dias de tormentas, trovões.. Outros com sol ..um alento lá adiante.
Mas diante disso podemos refletir a vida ..a nossa vida.
E ela  muitas vezes vem recheadas de preconceitos de todo tipo.. nossos vícios que perduram e não saem de nós.
Já disse que não somos eternos e não vamos levar nada dentro de um caixão e sim o término de um ciclo.
A vida nos proporciona isso e a morte reflexões.
Temos que tirar dentro de nós o entulho que muitas vezes estão dentro da gente..de tudo aquilo que não soma em nossas vidas.. A vaidade.. o ódio... a inveja..a ingratidão incrustada dentro de cada coração .

Não vamos afrouxar o garrão...a luta continua .

sábado, 7 de setembro de 2019

UMA ELITE SUICIDA

Elite suicida é mais uma jabuticaba brasileira

Chama atenção como grande parte dos nossos capitalistas - industriais, comerciantes, grandes produtores rurais e donos de empresas prestadoras de serviços, além dos banqueiros - não consegue enxergar além de um palmo à frente do nariz.
BRASIL  247
"Que a burguesia nativa não tem um miserável projeto que seja de país é do conhecimento de todos e todas que possuem mais de dois neurônios.
Que o golpe do impeachment sem crime contra a presidenta Dilma revelou de forma cabal que a democracia é um valor supremo apenas para a classe trabalhadora, pois os privilegiados não hesitam em estuprá-la sempre que julgam conveniente, também é fato inquestionável..
Que o DNA escravocrata dos ricos expresso no ódio devotado aos negros e pobres, e na reprodução cotidiana da odiosa segregação entre casa grande e senzala, constitui-se em grave patologia social a impedir que o Brasil se firme como nação é outra evidência cristalina.
Contudo, chama atenção como grande parte dos nossos capitalistas - industriais, comerciantes, grandes produtores rurais e donos de empresas prestadoras de serviços, além dos banqueiros-,  não conseguem enxergar além de um palmo à frente do nariz.
Agindo como asnos, se deixam conduzir sem o menor senso crítico pela cantilena do oligopólio da mídia. Na condição de capitalistas, acabam cometendo verdadeiros suicídios, coisas que só a burrice e o preconceito mais xucro contra a esquerda podem explicar. Dentre muitos exemplos de tiro no pé protagonizados por eles, cito três:
- Os empresários em peso apoiaram a reforma trabalhista de Temer, convencidos de que aumentariam sua margem de lucro com a economia gerada ao deixar de pagar direitos trabalhistas, depois que 120 artigos da CLT foram pulverizados. Olharam para a árvore, mas esqueceram da floresta. Ao contrário do mundo cor de rosa prometido, a consequência foi o aumento vertiginoso do desemprego, da precarização do trabalho e do famigerado “bico”. Hoje já são 28 milhões de brasileiros nessa condição. Resultado: queda na renda e no consumo dos trabalhadores e, consequentemente, retração nos negócios dos empregadores.
- O agronegócio esteve na linha de frente da campanha do sujeito que ostenta a faixa presidencial de forma indigna, mesmo sendo públicas e notórias as seguidas demonstrações de despreparo, estupidez e grosseria exibidas por Bolsonaro ao longo da vida. Os empresários do campo tinham, portanto, a obrigação de saber que um presidente com essas características seria sinônimo de ameaça ao comércio dos produtos brasileiros no exterior. Mas o que era ameaça hoje já é realidade, decorridos apenas oito meses de governo. Sua boçalidade e falta de educação no trato com lideranças de outros países aliadas a uma política ambiental que queima e destrói florestas já trazem sérios prejuízos aos exportadores do Brasil.
-Dez entre dez empresários aplaudem a reforma da previdência já aprovada pela Câmara dos Deputados e que ora tramita no Senado. Como podem desconhecer que os benefícios recebidos pelos aposentados da previdência social sustentam um sem número de municípios do país, fazendo o comércio vender e empregar e acionando a roda da economia? Ignoram que a redução de aposentadorias e pensões, bem como o empobrecimento generalizado da legião de inaposentáveis, provocarão encolhimento da economia e impacto negativo direto em seus empreendimentos?
Moral da história: capitalista suicida, que defende projetos contrários aos seus próprios interesses, não é jabuticaba, mas só existe no Brasil."
Não  vamos  afrouxar  o  garrão,  a luta continua.

ONTEM....

Ontem caminhando pelas ruas altas e baixas da cidade... Meus passos quando pisava o solo, parecia que em mim algo me levava para algum lugar...